Escape dos transtornos da inadimplência

Empreendedores costumam estar sempre muito focados em vender, mas nem sempre sabem lidar quando o dinheiro da venda não vem quando devia

11/Jan/2019
Omie Store

Uma das coisas que mais preocupa um empreendedor é vender, tanto produtos quanto serviços. O principal objetivo e foco mantem-se: conquistar mais clientes e vender mais. Existe outra questão que costuma surgir além do desafio de vender que geralmente são um grande problema, as vendas a prazo. Será que vou receber pelo que vendi?

Muitos empresários desprezam a relação entre as vendas realizadas e o recebimento e acabam sentindo na pele a falta de efetividade para alcançar seus objetivos, já que os seus resultados não aparecem. Os processos de vendas e de cobrança, através do departamento financeiro, devem andar juntos e precisam estar alinhados desde o início da operação da empresa.

Os reflexos disso não acontecer podem ser observados nos indicadores do Serasa, que mostram o quanto este cenário é prejudicial à economia brasileira. Os números mostram que cerca de 45% das empresas dos setores comercial e industrial passaram por pelo menos um caso de inadimplência entre os meses de janeiro e setembro de 2018. Ou seja, quase metade das empresas tinham ao menos um compromisso vencido e não pago.  

Imagine agora se o seu cliente atrasar o pagamento ou até mesmo não pagar, seu planejamento financeiro pode ficar comprometido, prejudicando o seu fluxo de caixa e muitas ações programadas que deverão aguardar essa reposição e a estabilidade financeira. É assim que a sua empresa pode entrar naquela estatística. Parece trágico, mas é uma realidade que temos que encarar.

Nada é garantido, mas adotar estratégias de cobrança aumentam consideravelmente as taxas de conversão e a probabilidade de recebimento, evitando ao máximo os transtornos causados pela inadimplência.

Para manter a saúde financeira do seu negócio em dia, adotar um sistema de gestão para gerenciar sua empresa é imprescindível. Com uma ferramenta assim, vários indicadores podem ser melhorados, te ajudando a identificar qualquer pagamento atrasado em suas contas a receber, por exemplo.

Legal, mas agora que identifiquei um atraso, o que devo fazer?

Atuar o mais rápido possível e efetuar a cobrança do seu cliente.

A primeira ação que nos vem à cabeça é pegar o telefone e sair ligando com os nervos à flor da pele. Muita calma nessa hora, pense bem antes de fazer isso! Se para conquistar a venda para esse cliente já foi tão difícil, imagina agora para sensibilizá-lo a efetivar o pagamento atrasado e ainda manter um bom relacionamento. Imagine que muitas vezes o cliente não está agindo de má fé e apenas esqueceu de pagar, ou teve problemas internos na equipe financeira da empresa que fez com que esse pagamento não fosse aprovado, e por aí vai. Temos que ter esse jogo de cintura nessa hora.

Para conseguir alcançar resultados efetivos nessas ações é necessário estruturar sua linha do tempo para realizar essas cobranças e utilizar uma ferramenta que automatize este processo. Deixar claro para o seu cliente como funciona seu processo ajuda na conversão da efetivação do recebimento, olhe este exemplo:

timeline do vencimento

Quando seu cliente enxerga esse fluxo de ações, certamente ele já sabe o destino final caso não pague.

Para isso, temos uma solução integrada ao sistema Omie, a Régua de Cobrança. Este aplicativo está disponível na Omie.Store e pode te ajudar a agir de forma proativa, enviando tanto agradecimentos dos pagamentos realizados, lembretes de vencimento, cobranças e até inadimplências de forma automatizada, por e-mail ou WhatsApp, diretamente para o seu cliente.

Na ferramenta você também define o fluxo das ações de cobrança e acompanha através de relatórios o comportamento de inadimplência, gerando o menos possível de estresse na relação com seu cliente e mantendo a sua empresa saudável, além do cumprimento do seu planejamento financeiro.

Acompanhe neste vídeo o que essa parceria Omie proporciona para a sua empresa:

Gabriel Siqueira

Gerente da loja de aplicativos e produtos financeiros na Omiexperience. Graduado em engenharia da computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica- ITA com MBA pela INSEAD é responsável pela expansão da Omie Appstore e produtos financeiros oferecidos na plataforma.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas