Escritório contábil online vs físico

Entenda o que é um escritório contábil online e saiba como aumentar sua produtividade integrando com o escritório físico
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A era da transformação digital tem impactado diretamente diversas formas de trabalho, modificando processos e até mesmo as percepções sobre determinados pontos. Antigos modos de fazer negócio e obter serviços hoje se atualizam através dos meios digitais, como  no caso do escritório contábil online.

A contabilidade é essencial para o desenvolvimento satisfatório da saúde financeira de qualquer negócio. Entre janeiro e abril de 2022, foram criados 808 mil negócios no país. Por isso, os serviços contábeis são indispensáveis e estão em constante adaptação às novas realidades que surgem.

Um dos grandes desafios é entender as novas modalidades de contabilidade, como a contabilidade digital e online, escritório contábil online e ferramentas de gestão contábil. Essas e outras novidades serão assunto deste conteúdo.

Descubra como surgiram e o que são, para aplicá-las com eficiência em seu negócio, a fim de aumentar a produtividade. Boa leitura!

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

Escritório contábil online, o que é?

Um escritório de contabilidade online nada mais é que a prestação dos serviços contábeis com o auxílio das ferramentas digitais e tecnológicas. Atualmente, existem várias plataformas que auxiliam o contador a organizar dados, analisar os resultados e montar relatórios de forma mais acessível e rápida.

De forma simples, um escritório de contabilidade online realiza os mesmos serviços oferecidos pelo modelo tradicional, porém de forma digital, com o apoio da tecnologia e internet. Os serviços prestados incluem escrituração contábil, relatórios de análise de resultados, folhas de pagamento, emissão de guias, etc.

A diferença é que todos esses documentos citados ficam armazenados e organizados através da plataforma utilizada pelo escritório contábil. Dessa forma, o contato entre o contador e o cliente também é realizado no mundo digital, de maneira segura e ágil.

O escritório de contabilidade físico, por outro lado, é aquele modelo de prestação de serviços presencial. Nessa modalidade, o cliente se desloca quando necessita de reunião ou demanda, trazendo mais pessoalidade e personalização ao atendimento.

Além disso, também é uma opção atraente para quem não se sente muito próximo com a tecnologia ou para o cliente que busca um serviço contábil especialista em uma área específica.

Por que integrar o escritório físico com o online?

Existem diversas vantagens em integrar o escritório físico com o online, mas a principal delas é a maior produtividade e eficiência nos processos. Isso acontece porque, ao fazer essa integração, ocorre a otimização de diversos fatores, entre eles:

  • Centralização digital de dados e documentos em um só;
  • Automatização de processos;
  • Diminuição de arquivos físicos;
  • Mais praticidade e agilidade, entre outros benefícios.

Essa integração pode ser feita de forma planejada e gradual, considerando todas as especificidades de cada escritório. Preparar os profissionais para adequar-se às plataformas e oferecer o suporte para os clientes é essencial nesse processo.

Além disso, também pode ser necessário repensar o portfólio, agregando mais opções de serviços oferecidos para os clientes.

Para auxiliar o processo de transição entre o escritório físico e online, é muito importante contar com sistemas que facilitem a sua rotina e tragam mais segurança e assertividade. Nesse cenário, os sistemas em nuvem são uma ótima alternativa para a automatização dos processos e trâmites contábeis.

Uma ótima opção é o Sistema Omie de contabilidade digital fácil e segura que tornará a integração mais eficiente e simples. A Omie oferece uma gestão contábil online completa, com dados em tempo real e máxima eficiência, o que ajuda no pleno crescimento de qualquer negócio.

Contabilidade digital e online: conheça as diferenças

A principal diferença entre a contabilidade digital e online está no foco final das soluções oferecidas. Enquanto a contabilidade online foca na resolução das obrigações legais por meios virtuais, a contabilidade digital tem o compromisso de contribuir para a melhora da eficiência e os resultados obtidos pelos clientes, o que consequentemente também resolve as obrigações legais.

Portanto, a contabilidade online prioriza a entrega de todas as obrigações fiscais e contábeis do cliente, contando com o auxílio dos dados automatizados e agilidade nos processos. Com o uso dos meios virtuais para comunicação e envio de informações importantes, também é possível reduzir os custos e a burocracia.

A contabilidade digital, por sua vez, foca na entrega de mais eficiência para a rotina do cliente e mais produtividade geral, sem esquecer as obrigações legais envolvidas. Desta forma, o contador funciona como um aliado e consultor de negócio, uma vez que é peça chave para a efetividade e assertividade da empresa.

Fica fácil perceber que os dois tipos de contabilidade funcionam de forma complementar e ambas são indispensáveis para aprimorar o trabalho e agregar mais valor para os serviços oferecidos pelo contador. Explorar os benefícios da tecnologia e sistemas em nuvem oferece mais agilidade, praticidade e diversas outras vantagens para o escritório contábil.

Como colocar a Contabilidade Digital em prática?

Neste artigo você pode perceber as inúmeras vantagens de fazer a transição entre o escritório contábil físico e online. Dentre elas, a mais interessante é a possibilidade de oferecer um serviço diferenciado e totalmente personalizado.

Com a contabilidade digital, você passa a fazer parte integrada do negócio do seu cliente, funcionando como um aliado e consultor em decisões importantes. Assim, você deixa de ser uma peça meramente operacional e funcional e passa a ter um papel ativo e decisivo.

Para dar esse passo decisivo na sua carreira, conheça o primeiro software contábil 100% web e autônomo do Brasil, o OneFlow. A ferramenta apresenta módulos totalmente integrados que irão promover mudanças positivas para os seus clientes.

Além disso, aprimore a sua expertise em serviços contábeis com o Curso de Contabilidade Digital da Omie. Nele, você irá descobrir todos os passos necessários para colocar os seus conhecimentos em práticas e destravar o crescimento de qualquer negócio.

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
importancia de relatórios contábeis
Descubra como o relatório contábil pode impulsionar seu escritório e auxiliar em decisões estratégicas. Saiba agora!
faca um relatório contábil de qualidade
Para conhecer a saúde financeira de uma empresa, é imprescindível entender como fazer um relatório contábil bem detalhado. Saiba mais
Ter um modelo de proposta comercial para escritório de contabilidade é essencial para apresentar os serviços oferecidos. Mas você sabe