Evitando Estoque Negativo

Mais controle para sua Gestão de Estoque

01/Ago/2017
Evolução Omie

Saldo negativo talvez seja um dos temas mais polêmicos quando falamos de gestão de estoque. Por definição, isso não existe (ou não deveria existir...). Afinal, você não pode vender ou consumir algo que não existe.

Entretanto, em função do fluxo operacional de cada tipo de negócio, em função da falta de um processo bem definido ou até mesmo da falta de tempo, algumas empresas não registram as entradas no estoque conforme de fato vão ocorrendo, seja recebendo as notas de compra, concluindo ordens de produção ou qualquer outro tipo de entrada, deixando para fazer isso no final do mês, ou até mesmo no mês subsequente.

Até aí tudo bem, afinal a "ordem dos fatores não altera o resultado", certo? Errado! Ao adotar essa prática (e pelos mesmos motivos citados acima) é muito comum esquecer de registrar alguma entrada, registrar em uma data errada ou fazer qualquer outra lambança. Dessa forma, a análise cronológica do estoque fica bastante prejudicada, e potencialmente errada.

E esse é um dos pontos mais relevantes nesse contexto: as entradas e saídas do estoque precisam fazer sentido cronologicamente, ou seja, de acordo com a linha do tempo. Por exemplo, se existe saldo de estoque apenas no dia 10, não pode existir uma saída no dia 08. Além de dificultar a análise e a gestão do estoque, isso traz um grande risco para o fechamento fiscal e contábil da empresa. Demonstrar nas obrigações fiscais (como SPED, Sintegra etc) um saldo negativo de estoque é sinônimo de encrenca e dor de cabeça junto ao Governo.

Para colaborar nesse aspecto e fortalecer ainda mais a integração Empresa x Contador, agora o Omie te ajuda a impedir que o saldo de estoque dos produtos fique negativo!

Basta habilitar esse recurso no "Painel do Contador >> 4. Integração Fiscal e SPED"

Habilitando essa opção, ao tentar registrar qualquer saída do estoque, ou cancelar qualquer entrada no estoque o Omie vai fazer uma validação, assegurando que o saldo do produto não vai ficar negativo, impedindo a conclusão da operação, se for o caso. Com isso você tem a tranquilidade que as entradas e saídas no estoque farão sentido (inclusive e principalmente do ponto de vista cronológico), proporcionando uma boa gestão de estoque e por consequência entregas fiscais seguras, e com a integridade necessária.

E para quem está com a pulga atrás da orelha, se perguntando: “mas Rafa, e se eu precisar fazer um lançamento de estoque retroativo?”. A resposta é: "sem problemas, esse lançamento apenas será aceito se isso não for negativar o estoque em nenhum momento." Fácil assim! :-)

#gestão

#controle

#compliance

Rafael Olmos

Com mais de 18 anos de experiência em sistemas de gestão, Rafael Olmos é Diretor de Operações da Omiexperience, responsável pelo desenvolvimento do Omie e também pela equipe de Atendimento e Suporte. Acredita que sempre existe um jeito mais simples e rápido de fazer alguma coisa complicada, e não existe nada tão bom que não possa ser melhorado. Hack everything!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas