Estoque: um departamento estratégico na gerencia da crise

Gerenciar um estoque é um processo muito mais complexo do que pode parecer.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Em momentos de dificuldade econômica, como o que estamos vivendo atualmente, manter um controle preciso sobre a gestão de uma empresa é determinante para o sucesso e até para a sobrevivência de muitas companhias. Além de reduzir desperdícios e fazer cortes onde for possível, é preciso manter um olhar especial para o estoque, que dependendo do ramo de atuação da empresa, é um departamento extremamente estratégico.

Gerenciar um estoque é um processo muito mais complexo do que pode parecer. O controle dos produtos deve ser feito cuidadosa e diariamente a fim de prevenir perdas. Saber o que você tem, quando esse produto chegou, qual a sua previsão de saída, se ele é perecível, se possui algum dano, qual seu tempo de validade, tudo isso é importante e deve ser analisado todos os dias, com muita atenção.

É claro que a solução não é olhar produto por produto, diariamente. É preciso informatizar esse processo. Com um bom software ERP, como Omie, por exemplo, é possível ter um controle rigoroso sobre o estoque instantaneamente. Além de um relatório diário, a ferramenta disponibiliza ainda um balanço mensal, uma espécie de inventário. Esse tipo de informação impacta diretamente a gestão do negócio.

Se houver uma grande quantidade de determinada mercadoria que está visivelmente “encalhada”, por exemplo, o gestor pode organizar uma promoção. Com preços atrativos, a possibilidade de “desovar” o que está empacado é grande. O mesmo pode acontecer com produtos que estão com validade próxima do vencimento. É uma maneira de evitar que seu dinheiro vá simplesmente para o lixo.

A falta de informação pode trazer ainda outro problema não menos grave, como a falta de um produto com alto giro. Imagine dizer “não” a uma grande quantidade de clientes em busca de determinada mercadoria simplesmente porque você não gerenciou bem o seu estoque? Esse controle impacta diretamente o departamento de compras, que pode tomar decisões equivocadas se não tiver um processo bem gerenciado.

Outro ponto fundamental no gerenciamento de estoque é o espaço. Além de empacar dinheiro, a estocagem de mercadorias demanda certo espaço. Nesse sentido, ter um estoque inteligente, onde as mercadorias são repostas com precisão reduz consideravelmente o espaço destinado a essa finalidade. Isso sem contar na redução da mão de obra, que onde não há controle, precisa fazer tudo de modo quase que intuitivo, demandando muito mais pessoas.

Por todas essas razões, usar um software de gerenciamento de estoque faz com que controles manuais sejam substituídos por controles informatizados, o que reduz o risco de erros e retrabalhos, além de permitir que os gestores tomem decisões com base em relatórios de dados precisos. A gestão informatizada favorece a tomada de decisão, agiliza processos e contribui de maneira considerável para o aumento da produtividade e lucratividade. Em tempos de crise, simplesmente não dá para ignorar.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado