Estratégias de vendas: Como aplicar no dia a dia da empresa

Ter estratégias de vendas bem estruturadas é fundamental para alavancar a sua empresa. Saiba como!

04/Jun/2021
Empreendedorismo

Se você é empreendedor ou trabalha em alguma empresa, provavelmente já ouviu falar no termo estratégias de vendas. A princípio, você pode achar que ele é usado apenas para pessoas diretamente ligadas a vendas, porém, é preciso entender que se o objetivo é aumentar a lucratividade do negócio, qualquer pessoa pode e deve entender mais sobre o assunto.


Por isso, se você quer alcançar ótimos resultados em sua empresa, é preciso ter um direcionamento que te faça entender quais serão os passos que devem ser tomados para atingir as suas metas. 

Quer saber algumas dicas de estratégia de vendas? Confira o artigo completo abaixo!

O que é estratégia de vendas?

A estratégia de marketing para vendas é algo utilizado para construção de marca, geração de vendas e aumento de receitas. Sendo basicamente um conjunto de processos que envolve a pesquisa e qualificação de clientes e até mesmo o gerenciamento e controle de vendas.


Para iniciar essa estratégia de vendas, é preciso fazer uma junção de todos os processos que vão envolver essa etapa. Ou seja, tudo que você vai realizar para fechar os negócios e fazer com que seus clientes comprem seus produtos. 


Não se esqueça que uma boa estratégia de vendas contém ações e tendências de consumo do seu público-alvo, além de indicadores para otimizações que são o número de clientes, ticket médio de cada um, geração de leads, entre outras informações importantes.


Nos próximos tópicos, vamos te apresentar mais sobre o processo e como montar uma estratégia de vendas eficiente e eficaz para alavancar o faturamento da sua empresa! 

Como começar uma estratégia de vendas?

O primeiro passo é definir bem a sua persona, ao escolher qual nicho você vai atuar, fica muito mais fácil de dominar e entender mais sobre quem e para quem você irá vender os seus serviços ou produtos e consequentemente ter maior controle de vendas.


Após isso, é preciso estudar bem os seus concorrentes e fazer uma pesquisa de benchmarking para entender como eles vendem, o que os torna diferente dos demais e quais são as principais dores dos seus consumidores, assim, você irá conseguir resolvê-las e transformá-las em potenciais clientes. 


Após isso, ter objetivos e metas definidos, seja através de algo palpável como a compra de um material, ou algo como estar entre as 5 melhores empresas para comprar no Brasil, definir esses pontos faz com que você tenha propósitos. Além disso, outros pontos são necessários, como:


  • Definir como será a geração de leads do comercial;
  • Como será a precificação do seu produto ou serviço;
  • Criação de um funil de vendas que esteja sempre alinhado com a estratégia;
  • Definição de um processo bem definido e focado no cliente;
  • Defina, por fim, quais serão os indicadores de desempenho em vendas.


Automatize todas as suas tarefas

Esse é um passo que deve ser feito em qualquer empresa que está se propondo a crescer, seja ela pequena, média ou grande. Isso porque, algumas tarefas são extremamente importantes, mas repetitivas e demandam muito tempo para serem finalizadas, principalmente se você ainda usa o método de planilha de vendas, feita manualmente. 


Uma ótima opção para otimizar o tempo e melhorar a produtividade da sua empresa é automatizar essas tarefas com um CRM para vendas. Dessa forma, você consegue nutrir os leads com envios de e-mails, fazer agendamentos de atividades e ainda gerar relatórios completos, tudo em um só lugar.


Por isso, dentro de um CRM, você consegue aumentar e acelerar seus resultados comerciais, sendo assim, um recurso da tecnologia extremamente necessário para melhorar as suas estratégias de vendas.  

Marketing e vendas: as duas áreas devem trabalhar juntas

Não se esqueça que as suas áreas devem trabalhar sempre em união! Principalmente o time de marketing, seja ele de conteúdo, digital ou qualquer outra ramificação, e o time de vendas. 


São vários os casos de empresas que acabam perdendo fechamento de negócios incríveis porque as equipes de vendas e marketing não trabalham juntas. Por isso, fazer essa união é a melhor saída para conseguir conquistar os mesmos resultados e objetivos. 


Por fim, após passar por todos os processos, é ideal seguir o funil de vendas e fidelizar os seus clientes e admiradores da sua empresa que não apenas comprar seus serviços ou produtos, mas fazem a divulgação e o famoso “marketing boca a boca”, que ainda é muito relevante. 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas