Experiências incríveis para todas as empresas

Os aplicativos estão mudando o mundo dos eventos corporativos e focando no que é mais importante: relacionamentos.

09/Jul/2019
We Are Omie

Hoje em dia, há grandes eventos empresariais para qualquer que seja o segmento do seu negócio. Muitas vezes, no dia a dia corrido, é difícil se organizar e separar um tempinho para participar. Mas, quais são os benefícios de ir a estes grandes eventos?


Palestras, seminários, painéis, workshops, “summits”, “pockets”, “on the road’s”, eventos empresariais, eventos corporativos. Os formatos são quase infinitos. E os benefícios para sua empresa, equipe e para você também.

No mundo dos negócios, independentemente do segmento em que estamos falando, os eventos corporativos sempre estiveram presentes e, à medida que a economia de uma cidade, estado ou país ganha tração há um boom desses eventos, o que indica sua forte relação com o sucesso do ecossistema de business, isto é, dos negócios. Isso não muda se você é tanto contador, quanto empreendedor. 

Com certeza, nos últimos meses, você já foi impactado com dezenas de eventos relacionados ao seu negócio. Mas, afinal, vale a pena investir nesses encontros?

Por que cada vez mais eventos empresariais são realizados no Brasil?

Nos últimos anos, no Brasil, pôde-se observar novos grandes eventos nascendo o tempo todo. Eventos de tecnologia, eventos e palestras de empreendedorismo, eventos e palestras de contabilidade, eventos de business experience. Isso pode ser explicado por alguns motivos:

  1. Indícios de um reaquecimento econômico, o que faz com que o mercado sinta mais confiança em relação ao cenário macroeconômico como um todo, bem como comece a confiar mais nas ações governamentais de estímulo econômico. O resultado disso é uma euforia – no bom sentido da palavra – que empreendedores, contadores, publicitários, marketeiros e homens de negócios de todos os outros segmentos têm, fazendo com que seus esforços para alavancar ainda mais a economia sejam maiores;
  1. Novidades no que tange à tecnologia e novas metodologias de negócios estão surgindo a cada dia que passa. Como, então, fazer com que o ecossistema de parceiros/concorrentes fiquem a par de tudo que acontece? Reúna-os.
  1. Negócios, apesar de muitas empresas pensarem o contrário, é feito de pessoas. E existe maneira melhor de fazer negócios do que se reunir com parceiros, concorrentes, entrantes do mercado? Definitivamente, não.

Não é nenhuma novidade que nós aqui da Omie, plataforma de gestão na nuvem, nos preocupamos com o desenvolvimento dos negócios e do empreendedorismo no país, bem como ao papel crucial que o contador tem neste processo de recuperação econômica. 

Pense conosco: a grande amostragem das empresas no Brasil é composta por micro, pequenas e médias empresas, que confiam plenamente em seus contadores. Por isso, empoderar tanto o contador, quanto o empreendedor com um software para facilitar a gestão financeira compartilhada desses empreendimentos é tentar fomentar o desenvolvimento dessas empresas e, por consequência, do ecossistema como um todo. Lembra? Negócios são feitos de pessoas.

Agora que você entendeu um pouquinho melhor dos motivos pelos quais os eventos empresariais se tornaram tão populares no Brasil nos últimos anos, nós precisamos falar do porque sua empresa pode estar cometendo um grande erro ao não participar dos eventos mais relevantes para seu negócio, a contabilidade ou o empreendedorismo.


Por que participar de eventos empresariais?

Não importa o tipo de evento, seja pequeno, seja grande, sejam palestras, sejam painéis. Eventos empresariais são uma excelente forma de capacitação. Seja para seu time de colaboradores, seja para você. 

No final do dia, o investimento realizado por uma empresa para participar de um evento corporativo é crucial para garantir o bom desempenho de seus colaboradores, bem como mantê-los atualizados quanto a metodologias e tecnologias que surgem todos os dias no mercado.

Por que participar de eventos empresariais
Por que participar de eventos empresariais?


O Networking em eventos

Isso quer dizer que sua empresa não precisa investir 100% do budget disponível para capacitação em cursos para seus colaboradores. 

A experiência de participar de um evento empresarial e compartilhar e receber feedbacks com outros profissionais do mercado que passam pelas mesmas dificuldades ou totalmente diferentes que você, estão em momentos parecidos ou nem um pouco parecidos com o da sua empresa. 

Vivenciar o momento de poder se relacionar com profissionais da mesma e outras áreas é, além de gratificante, uma forma de aprendizado prático incrível. Isso é o que o mercado chama de networking. Se conectar com esses profissionais pode te dar insights precisos e cruciais para que seu negócio cresça ou atinja a estabilidade que você tanto almeja.

Ainda não se convenceu do porquê sua empresa deveria ir ao próximo grande evento do seu segmento? Tudo bem, vamos lá: e se você pudesse assistir palestras ou até mesmo conversar com grandes nomes, empresários e profissionais do seu ou segmentos correlatos ao seu?

Mentorias e rodas de conversa

Suponha que você queira criar uma nova marca de celulares, e gostaria de ter a oportunidade de conversar com o Steve Jobs. É um exemplo mirabolante, mas é basicamente isso que acontece em grandes eventos corporativos, neste exemplo, em eventos de tecnologia.

Você, seus colaboradores e sua empresa têm a oportunidade de ouvir o que esses caras incríveis têm a dizer sobre seu segmento, sobre o momento de mercado, sempre trazendo novidades, melhores práticas, dores, caminhos para o sucesso e dicas valiosas para o dia a dia da sua empresa. Além disso, há eventos que têm agenda para mentoring, isto é, você e seus colaboradores podem conversar – isso mesmo, conversar – com esses profissionais bem sucedidos por 15, 30 ou até 60 minutos, tempo de conversa que varia entre cada evento corporativo.

Quebra da Rotina

Outro benefício para seus colaboradores – e, principalmente, para sua empresa - é: quebra da rotina. Um dos principais fatores para desmotivação de um time é justamente a repetição diária, que muitas vezes, pode se tornar maçante. 

Sabemos que vida de empreendedor não é fácil, não importa se você tem um mercadinho ou empório, ou se tem um escritório de contabilidade. O dia a dia operacional consegue estressar até o mais calmo dos calmos.

Esses eventos empresariais são realizados pensando nisso também. No bem-estar. É uma forma que empresas bem-sucedidas encontraram de compartilhar seu sucesso e expertise em determinado assunto, fomentar o networking e o desenvolvimento do ecossistema de um segmento e propor horas valiosas – em termos de educação, experiência e, inclusive, diversão – para profissionais dedicados e com sede de aprendizado. 

Alguns deles contam, inclusive, com algumas horas – geralmente no final do evento – para que os participantes possam realizar um happy hour e se conectar com outros profissionais, a fim de realizar o networking.

Os benefícios para sua empresa participar desses eventos são muitos. É importante lembrar que existem dois tipos eventos empresariais:

Por um lado, temos os eventos empresariais gratuitos, geralmente realizados em maior frequência e menor escala, isto é, comportam poucos participantes e contam com uma infraestrutura menor do que grandes eventos. Usualmente, a duração destes eventos também é reduzida, de algumas horas, mas há eventos pequenos que duram até um dia inteiro. 

São bastante segmentados, justamente pelo tamanho menor, e muitas vezes são excelentes oportunidades para seus colaboradores adquirirem conhecimentos mais práticos e táticos para o dia a dia. Mas isso não é uma regra. Há eventos considerados pequenos que trazem informações de extrema relevância no que tange à estratégia de uma empresa.

Por outro, temos os eventos empresarias pagos. Que contam com uma estrutura maior, bem como um número consideravelmente alto de participantes. Alguns destes eventos chegam a abrigar até 10 mil profissionais. Esses eventos contam com uma estrutura maior e trazer, além de muito conteúdo, a possibilidade de negócios e relacionamento. 

Múltiplas palestras, painéis, rodas de conversa acontecendo simultaneamente e tem um tempo de duração maior, alguns, duram até uma semana. Este tipo de evento empresarial é adequado e fortemente recomendável para qualquer tipo de profissional, seja operacional, seja gerencial. Desde estagiários até donos de empresa.

As possibilidades de aprendizado, nos mais diversos formatos, são quase infinitas, como apontamos no comecinho deste artigo.

Agora que já falamos tudo o que você poderia saber sobre eventos empresariais, gostaríamos de te apresentar ao We Are Omie, nosso próprio e querido evento para você, empreendedor ou contador, se capacitar, assistir palestras super relevantes, ter experiências incríveis e  fazer seu networking, trocar cartões com pessoas e parceiros que podem ajudar no crescimento da sua empresa e, quem sabe, aproveitar para se divertir.

 

Não perca a oportunidade de aprender e inscreva-se já em dos principais eventos empresariais do Brasil!


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas