4 estratégias de fidelização de clientes que você precisa conhecer

Fazer a fidelização de clientes é tão importante quanto a conquista de novos. Por isso, aprenda como fazer e aplicar em seu negócio. Confira!

21/Jan/2021
Gestão

Começar um negócio nem sempre é fácil, mas quando se tem ótimas vendas a comemoração é certa. Porém, o trabalho não deve parar, e pensar em estratégias faz com que a fidelização de clientes aconteça de uma forma natural, para que você consiga mantê-los ativos no site e garanta o sucesso do seu empreendimento.


Com isso, se você ainda não sabe, já deve ter se perguntado o que é fidelização de clientes, e como fazer com que os seus compradores se tornem fiéis em seu negócio. Além disso, é importante traçar novas estratégias para manter seus consumidores satisfeitos em toda compra.


Por isso, abaixo, vamos te apresentar o conceito e  todas as formas de fidelização de clientes para aplicar em seu negócio! Vamos lá?


O que é a fidelização?

A definição do marketing de fidelização pode se dar pelo estudo da probabilidade de clientes comprarem com uma determinada marca de forma contínua, ou seja, com repetição. Sabe aquela pessoa que compra produtos apenas de uma marca, não importa o preço ou a demora para recebimento? É esse o conceito.


Outro ponto importante da fidelização de clientes é quando o seu consumidor indica o seu produto ou serviço para outras pessoas, sabe aquela frase “o melhor marketing é o boca a boca”? É exatamente isso! 


Não importa qual dos dois jeitos seja feita essa divulgação, e continuidade de compra dos clientes, o ideal é que todas as empresas tenham um jeito de manter essas pessoas de uma certa forma fixas. 

Por que a fidelização de clientes é importante?

Após saber o conceito, você deve ter se perguntado qual a importância de fidelizar clientes. Pois saiba que é algo bem simples! Entenda que sem esse recurso, dificilmente você vai conseguir manter a empresa funcionando por muito tempo, e essa estratégia ajuda no aumento de lucros e possível expansão da operação.


Ter um cliente fiel e satisfeito sempre vai fazer com que ele compre duas vezes ou até mais, porque ele não precisa mais passar pela fase do convencimento. Você já adquiriu a confiança dele, e o próximo passo para ele vai ser, em grande maioria, a indicação espontânea. 


Outros pontos importantes são o valor de compra, que acaba sendo maior, e o ticket médio, que é uma ótima forma de aumentar os lucros sem precisar expandir necessariamente a base de clientes. Além disso, você consegue ter um feedback mais verdadeiro, com opiniões que podem te ajudar a crescer o seu negócio.

Como funciona na prática?

Agora que você já sabe o conceito, provavelmente você quer saber mais sobre como fidelizar clientes, não é mesmo? Por isso, vamos te apresentar algumas dicas para fazer isso da melhor forma possível e assim, expandir ainda mais o seu negócio. Confira!


1. Comunicação é a alma do negócio: ter um bom relacionamento com os seus clientes é imprescindível. Afinal, sugestões, críticas e elogios são sempre bem vindos e as redes sociais ajudam muito nesse quesito;

2. Atendimento excepcional: é algo que precisa ser feito de forma humanizada e sempre com muita empatia. Faça um atendimento personalizado e estabeleça conexões mais próximas;

3. Programas de fidelidade: Sabe aquela empresa em que você comprava e a cada x pedidos ganhava um produto da loja ou uma porcentagem de desconto? É esse um exemplo de como usar os programas de fidelidade em favor do seu negócio,

4. Assinaturas e brindes: junto com o pedido, entregue pela transportadora, vale enviar um cupom de desconto ou até mesmo brindes de um produto da coleção passada ou algo novo que tenha a cara da marca.

Graus de fidelidade de clientes

De acordo com o Phillip Kotler, conhecido como o “pai do marketing”, existem alguns graus de fidelização de clientes. E entendê-los faz com que você consiga saber qual é o estágio que se encontram a maioria dos compradores e pensar em quais maneiras se pode observá-los. Conheça os quatro grupos:


  • Convictos: sempre compram da mesma marca;
  • Divididos: são fiéis, porém intercalam entre duas ou três marcas diferentes;
  • Inconstantes: praticam a mudança de marca o tempo todo,
  • Infiéis: não tem preferência de marca.


Por essa razão, muitas empresas preferem que seus clientes sejam divididos ou convictos, pois a compra é sempre realizada e consequentemente se torna mais fácil ter a fidelização.

Satisfação x fidelização

É muito importante saber distinguir esses dois termos e entender que saber como satisfazer o cliente nem sempre está ligado à fidelização. Um cliente satisfeito quer dizer que ele efetua a compra e considera tudo de acordo com o esperado. Ou seja, tem uma experiência positiva com a marca, mas nem sempre volta a comprar. 


Já clientes de fidelização, como dito anteriormente, não pensam duas vezes antes de fazer uma nova compra. Dessa forma, ele considera a sua empresa especial e está sempre disposto a defender sua marca e seus produtos. Assim, você consegue ganhar confiança e credibilidade. 


Por isso, além de fazer um excelente atendimento, é importante saber o que é pós-venda e realizá-lo de uma forma bem feita. Basicamente, é um conjunto de estratégias que verifica se o produto foi entregue corretamente, pedindo um feedback, dando descontos em datas especiais, enviando conteúdos relevantes e divulgando lançamentos antecipadamente.

Tenha uma estratégia que conquiste seus clientes!

Agora que você já sabe como conquistar um cliente, aplique as dicas em seu negócio e cultive seus compradores através de todas as etapas. Faça um bom atendimento, um pós-venda, e veja o quão benéfico será para o seu empreendimento. 


E para que você consiga não apenas no pós, mas durante o processo de compra, uma ótima experiência, que tal investir em um sistema de gestão integrado 100% online que pode te ajudar nos processos do dia a dia? Conheça Omie e faça esse investimento para a sua empresa!

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