Franquias, o que são e onde vivem?

Por que modelo de franquia oferece vantagens em qualidade e números em relação a criação de empreendimentos próprios?

02/Jan/2019
Empreendedorismo

Empreender sempre foi um processo complexo e que demanda muita energia, especialmente no Brasil. Tudo precisa estar completamente alinhado para funcionar, é como um trem, um prego fora do lugar e ele sai dos trilhos. E você não imagina o tamanho do problema que é recolocar nos trilhos um trem descarrilhado.

Por que então tanta gente escolhe este desafio? Porque a recompensa no final é única. Eu sei que parece só mais um discurso motivador qualquer, mas se você tem mente empreendedora, sabe muito bem do que eu estou falando.

E empreender não é um caminho único pelas estrelas, na verdade são várias trilhas de todas as cores e tamanhos. Inclusive, se você tem este desejo de caminhar, há modos de fazer isso de um jeito mais rápido e seguro.

O modelo de franquias aparece neste momento como um caminho brilhante. Já imaginou quanto tempo e esforço você economizaria não tendo que construir uma marca do zero?

Um dos fatores que podem contribuir para o sucesso no modelo de franquias é o fato de você poder vender um produto pronto para mercados onde a marca já é conhecida ou ainda, em mercados onde a marca pode ser exclusiva. Neste tipo de modelo o seu tempo de preparo para começar vai ser muito menor.

Que maravilha! É pra mim então, certo?

Espero que seja! As vantagens são muitas e em número superam as desvantagens. Além de tudo isso, um sistema de franquias também te oferece custos de instalação bem definidos, afinal não vai ser a primeira vez que uma estrutura daquelas vai ser aberta.

No caso de franquias de tecnologia então, o mercado está pegando fogo! Claro que uma venda nunca é um processo previamente garantido, mas se existe um campo em ascensão forte, é este.

E neste campo, você pode usar diversas das suas características de empreendedor, como a vontade de fechar negócios, a resiliência de nunca desistir de uma venda, a habilidade de ter olhos em tudo ao mesmo tempo, entre tantas outros talentos de um empreendedor

É para todo mundo? Infelizmente não, a sinceridade é necessária também. Se você tem uma ideia genial para uma marca inovadora e única, que vai mudar o mundo, siga esse sonho, você vai sofrer, mas pode dar certo, de verdade!

Mas se você tem um espírito empreendedor e acredita que o sonho da marca que você está namorando é o sonho que você gostaria de viver, o modelo de franquias é uma bela carta no seu baralho.

Se você é um empreendedor que quer avaliar se o modelo de franquias é o certo para você, baixe a nossa Pílula Omie sobre o modelo de franquias e descubra se este mundo é para você.

Rodrigo Azzolin

Profissional de marketing, MBA pela UNESA (Estácio de Sá) e especialista em Digital pela UDACITY. Ampla experiência em marketing, design, criação e gestão de pessoas e de projetos. Ex-arquiteto, motoqueiro, baterista, inquieto, comprometido e felizão.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas