Gestão do tempo: Saiba como evitar erros e ter resultados

Precisa melhorar a gestão do tempo que você faz no seu dia e não sabe por onde começar? Confira no blog da Omie todas as dicas!

24/Fev/2021
Gestão

Se você é uma daquelas pessoas que já desejou que o dia tivesse mais do que 24 horas para dar conta de todo o trabalho, com certeza já quis saber como fazer uma gestão de tempo eficaz que resolva a sua rotina pessoal e profissional e evite que aconteçam problemas posteriores. 


E isso acontece porque para muitas pessoas os atrasos acabam sendo frequentes, o que prejudica diretamente todas as demandas das tarefas distribuídas. Imprevistos e situações fora do programado acontecem, porém, quando se tem organização, disciplina e uma boa administração do tempo, tudo se torna mais fácil.


Muita gente sente se sente sobrecarregada com a quantidade de demandas. E em muitos casos é um pensamento normal, mas que pode estar ligado à má gestão de tempo. Por isso, organização, foco e disciplina são fundamentais, e quando relacionados a bons hábitos, a produtividade pode melhorar.

Quem nunca acabou perdendo um prazo de uma entrega por ter dificuldade em organizar suas tarefas diárias, não é mesmo? Todos sabemos que imprevistos podem acontecer, porém, fazer desses atrasos algo frequente é complicado pois pode acabar se tornando um hábito.


Por isso, ter acesso a algumas ferramentas podem te ajudar a distribuir as tarefas com tranquilidade e com uma excelente gestão do tempo. Acompanhe o artigo abaixo e receba dicas incríveis!

Qual o conceito de gestão do tempo?

E você deve estar se perguntando, mas o que é gestão de tempo? Basicamente, é o processo de fazer o planejamento de suas atividades diárias, definindo qual o período gasto em cada ação. Assim, aumentando a produtividade e realizando as tarefas com mais facilidade.


É a partir dessa gestão do tempo e produtividade que você consegue garantir que todas as atividades saiam dentro do prazo. Saiba que, essa administração está ligada diretamente a sua atenção, foco e organização no que é prioridade para atendimento e produção.


E você ainda pode contar com a ajuda da tecnologia através de ferramentas, aplicativos e programas de gestão de tempo. Alguns gratuitos e outros pagos que variam de acordo com a sua necessidade.

Vantagens do gerenciamento de tempo

São inúmeros os benefícios de usar as técnicas de gestão do tempo para a sua rotina de trabalho, porém, ainda é importante ressaltar alguns pontos positivos e o que pode melhorar em seu dia a dia. Vamos ver?

Aumento da produtividade

Quando você se torna alguém mais organizado, consequentemente você vai ser mais produtivo. Isso acontece porque você vai conseguir completar as tarefas em um período menor de tempo, seja pelo foco em cada atividade, ou pela distribuição entre as equipes de acordo com o que mais faz sentido.

Viva menos estressado

Não existe nada pior do que estar com a saúde mental instável, não é mesmo? Por isso, quando você tem um bom planejamento de tempo, você consegue evitar situações estressantes e que te deixam cansada com mais facilidade. Afinal, é muito melhor quando olha para o final do dia e percebe que zerou sua lista de afazeres.


Por isso, além de evitar um cansaço físico, ficando mais horas do que o necessário em uma tarefa, o desgaste mental também é evitado. Assim, você consegue quase que um remédio para o estresse do dia a dia. 

Economia financeira

Sabe aquele ditado “o tempo é dinheiro”? Quando se tem uma ótima gestão do tempo é isso que acontece, economia de dinheiro. Visto que, cada minuto e hora desperdiçado em uma tarefa poderia estar sendo aplicado em uma atividade muito mais lucrativa. 

Reconhecimento profissional

Já pensou receber prêmios ou recompensas financeiras pelos seus resultados? Ao melhorar a sua gestão de tempo e organização no trabalho essa é uma grande possibilidade. Principalmente porque muitas empresas podem apostar nesse tipo de reconhecimento para motivar seus funcionários.

E como realizar a gestão na prática?

Para fazer a gestão do tempo no seu dia a dia, recorra a técnicas variadas. Desde o uso de agendas, planners e post-it coloridos, até controles como kanban, asana e trello. O importante é definir qual ferramenta de gerenciamento que mais vai fazer sentido para a organização que você trabalha e a sua função.


Além disso, não se esqueça que é fundamental tirar um tempo para descansar a mente e o corpo. Quando se tem um foco e busca por atenção, não é ficar durante horas ininterruptas sem distrações, e sim, saber administrar o tempo com qualidade e eficiência.


Por fim, automatize tarefas repetitivas que possam te ajudar a realizar uma parte das tarefas que anteriormente eram realizadas manualmente. Dessa forma, você consegue se concentrar em ações mais estratégicas e criativas, enquanto as mais simples podem ser feitas por um sistema de gestão. Conheça o software 100% online da Omie e otimize o seu tempo de trabalho com um sistema intuitivo e eficaz!



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas