Importação Automática do Extrato Bancário

Aumente a produtividade do dia a dia da sua empresa aplicando melhor gestões operacionais e estratégicas
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A gestão financeira é fundamental para que as empresas sejam bem-sucedidas e sustentáveis buscando a sua perpetuidade. Em um mercado cada vez mais complexo e competitivo, o gestor financeiro e sua equipe têm papel cada vez mais importante dentro das empresas.

A gestão financeira pode ser dividida em gestão operacional e gestão estratégica. A gestão pode ser entendida como processos administrativos que influenciam no controle, decisão e execução de qualquer trabalho ou tarefa de qualquer área da empresa.

A gestão operacional resume-se no controle das movimentações monetárias realizadas pela empresa: entrada e saída de recursos através de contas a pagar, contas a receber e outros tipos de operações.

Já a gestão estratégica é a junção de todas as informações com a finalidade de transformar dados em ação, ou seja, de analisar os números que a empresa apresenta com critérios voltados para o desempenho desejado e para as melhores tomadas de decisão.

Dentre todas as atividades executadas pelo departamento financeiro de uma empresa uma atividade operacional que tem especial importância é a conciliação bancária.

Fazer conciliação bancária é uma tarefa indispensável para qualquer empreendedor e não pode ser jamais negligenciada. É por meio de uma conciliação bancária bem-feita que será possível ter uma melhor previsão do fluxo de caixa e fazer um planejamento orçamentário mais efetivo.

Mas o que é conciliação bancária?

Conciliação bancária nada mais é do que a comparação entre os dados referentes à conta bancária de sua empresa e os registros efetuados pelos departamentos da empresa. É feita uma análise das movimentações – entradas e saídas – apontadas e das informações contidas no extrato da conta corrente.

Quando se usa um sistema de gestão com Omie ERP, todas as informações já estão registradas no sistema através das operações realizadas no sistema como: vendas, prestação de serviços, compras e todos os outros lançamentos financeiros que representam a vida financeira da empresa. É muito importante que todas as operações, com reflexo financeiro, sejam registradas no sistema para permitir que análises de movimentações e fluxo de caixa sejam realizadas e para garantir que sempre as decisões sejam tomadas com base em dados completos e reais.

Então, neste contexto, realizar a conciliação bancária é garantir que todas as informações registradas no sistema estejam condizentes com a movimentação das contas correntes. Com isso é possível identificar qualquer discrepância e agir rapidamente com a ação mais adequada.

Na prática

Todos os dias é necessário realizar o acesso ao sistema do banco para obter o extrato bancário para realizar a conciliação bancária. O sistema Omie ERP está preparado para ajudar nesse processo todo porque ele está preparado para importar arquivos no formato OFX que é um tipo de arquivo usado para armazenar informações financeiras, geralmente utilizado pelos bancos. OFX significa Open Financial Exchange, ou Intercâmbio Financeiro Aberto.

E se sua empresa tem mais de uma conta corrente bancária?

Para os casos em que a empresa tem mais de uma conta corrente bancária é necessário acessar cada uma delas, todos os dias, para obter o extrato para realizar a conciliação bancária.

É exatamente neste ponto que o sistema Omie ERP vai ajudar você a economizar muito tempo, porque ele automatiza a operação de obtenção do extrato bancário, ou seja, ele vai até a sua conta corrente todos os dias e obtém automaticamente o extrato de cada conta para você realizar a conciliação no sistema.

Basta acessar o módulo Finanças >> Movimentação de Contas Correntes >> Importar Extrato

Basta acessar o módulo Finanças >> Movimentação de Contas Correntes >> Importar Extrato

Ao buscar automaticamente direto do Internet Banking o sistema apresenta os arquivos OFX, que foram obtidos automaticamente, para você realizar a conciliação bancária.

Ao buscar automaticamente direto do Internet Banking o sistema apresenta os arquivos OFX, que foram obtidos automaticamente, para você realizar a conciliação bancária.

Itaú, Santander, Caixa e Bradeco: os primeiros bancos a se automatizar com o sistema Omie

Itaú, Santander, Caixa Econômica e Bradesco

Os primeiros bancos que o sistema Omie automatiza esta tarefa são: Itaú, Santander, Caixa e Bradesco. Em breve será possível automatizar essas tarefas com outros bancos também.

Esta é a forma como o Omie ajuda você a ter mais tempo para gerenciar ainda melhor o seu negócio, de maneira mais eficaz e definitiva, focando no crescimento e em vender mais e melhor, aliado à inteligência artificial e autônoma na gestão do seu negócio. Em outras palavras, é um jeito de você não mais perder tempo com determinadas operações que antes ocupavam parte do seu dia.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Com os serviços financeiros da Omie a economia e a eficiência da sua gestão são garantidas
Com a ferramenta você consegue otimizar sua gestão, atrair novos clientes e impulsionar sua receita
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas