Imposto de Renda 2020: faça do IRPF seu aliado em momentos de crise!

O leão chegou! Veja como transformar o IRPF em uma solução inovadora para o seu escritório e administrar bem os seus clientes neste período.

26/Mar/2020
Contabilidade

O primeiro trimestre do ano é sempre um período de alta demanda por serviços e profissionais contábeis. As entregas ao Fisco ocupam boa parte do trimestre e deixam o empreendedor e seu contador em uma corrida contra o tempo para se organizar. 


O Imposto de Renda 2020 chegou, preparados?

Em 2020, todos os contribuintes que tiveram renda acima de R$28.559,70, média de R$2.379,98/mês, estão obrigados a declarar o IRPF. Também existem outras obrigatoriedades específicas, portanto, é importante consultar as normas da Receita Federal e um contador de confiança. Não declarar o IRPF pode gerar uma multa de até 20% do imposto devido.

O Imposto de Renda é uma das entregas mais importantes e uma das que mais movimenta o período. Pode ser realizada pelo próprio contribuinte, mas, visando a complexidade e a importância de enviar uma declaração correta e sem nenhum tipo de erro, o indicado é sempre procurar orientação de um profissional da área

A dica é sempre organizar os documentos a tempo de entregar a declaração, sem deixar para a última hora. Por isso, peça ao seu cliente que, de preferência, mantenha uma organização constante destes documentos ao longo do ano para não se perder e conseguir enviar tudo corretamente no prazo determinado. 


Em tempos de crise! 

É neste momento que o contador precisa se organizar para receber altas demandas de trabalho. Administrar bem a carteira de clientes e determinar prazos e escopo, são os primeiros passo para que tudo fique no lugar, ou seja, entregas feitas corretamente, clientes satisfeitos e com as obrigações em dia. 

Estamos enfrentando um período de crise devido ao COVID-19, portanto, use o serviço de consultoria ao IRPF ao seu favor, mas também a favor de seus clientes. Não se esqueça que o futuro dos seus clientes também depende da sua ajuda e, mais do que nunca, parceria


Leia também o artigo Contador Consultor – Ser ou não ser, eis a questão e saiba como se tornar o mais parceiro do seu cliente. 

Considere a complexidade da declaração e o tempo de trabalho envolvido na realização. Cada cliente é um caso diferente, portanto, crie uma tabela de preços de acordo com estes quesitos, incluindo preços diferenciados e facilidades para clientes que já possuem históricos de IRPF com o seu escritório, já que o trabalho se torna mais “fácil” de ser realizado. 


Este é o momento de ajudar o seu cliente! Seja na declaração de IRPF ou IRPJ, ajudando-os a garantir suas entregas ao Fisco e a evitar multas, e também prestando consultorias básicas e exclusivas para tirar qualquer dúvida e orientar a jornada durante este período de crise. 


Você, empreendedor, lembre-se também do IRPJ, a declaração de Imposto de Renda da sua empresa. Leia mais aqui e deixe a sua empresa em dia!


Use a tecnologia a seu favor para gestão do IRPF

A tecnologia no mercado contábil está ganhando cada vez mais força e muitos dos processos já estão sendo automatizados para auxiliar na prestação e na otimização dos serviços contábeis. A gestão da declaração de renda é um deles.

Você sabia que é possível aumentar a produtividade do seu escritório contábil utilizando um software que te ajuda a executar os processos do IR dos seus clientes em poucos segundos? 

Com o robô da ConferIR, por exemplo, as informações inseridas pelo usuário são rapidamente decodificadas e os processos executados com muito mais rapidez, além de acompanhar todos os status, desde a entrega até a restituição, inclusive caso o processo caia na famosa (e temida!) Malha Fina

Ou seja, você facilita a vida do seu cliente centralizando o envio e a conferência das informações em um só lugar, e ainda garante a melhor qualidade para o seu serviço.

Mantenha sempre uma comunicação eficiente e constante e, além disso, você ainda pode gerar gráficos e relatórios otimizados para o seu cliente, facilitando a visualização das informações relevantes e, inclusive, a sua conferência antes do envio.


Como divulgar meu serviço?

Defina o perfil de cliente que você quer atender e saiba como chegar até ele. Seja pelas redes sociais, prospecção por telefone ou até uma placa na porta do seu escritório. Divulgue o seu serviço da melhor forma para o cliente que você quer atingir. 

Se você já possui uma carteira mais sólida de clientes para este serviço, continue investindo nas plataformas que te dão um bom retorno e divulgue sempre as novidades do seu escritório através delas. 

Fidelize o seu cliente e ofereça uma parceria concreta e de resultado!


Já é aluno Omie Academy? Acesse e saiba como criar novos serviços para os seus clientes com o curso online Novos Produtos Contábeis, e muito mais!

Esteja sempre atualizado com as novidades do mercado e saiba como utilizá-las a favor do seu escritório e dos seus clientes. Nesses tempos de ondulação do mercado, os contadores são as pessoas de maior confiança, tanto para os empresários, quanto para as pessoas físicas em suas declarações de IR.

Todos precisam de suporte e você, contador, pode usar isso como um grande impulso para otimizar e crescer a sua cartela de serviços através de softwares inteligentes que aumentem a sua produtividade e sua renda em tempos difíceis. A Omie pode te ajudar! 


Para saber mais sobre IRPF e em como transformá-lo em seu maior aliado, confira também o webinar exclusivo entre o nosso CEO, Marcelo Lombardo, e Mauricio de Luca, CEO da ConferIR. 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas