Inteligência Artificial Fiscal ajudando o seu negócio

Monitoramento automático de impostos e tributos ajuda você a emitir Notas Fiscais de venda de produtos sem erros, sem perda de tempo e de recursos
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Um objetivo primordial de todas as empresas é atingir as metas de vendas estabelecidas e superá-las, preferencialmente, para que se possa traçar um crescimento saudável e sustentado da empresa como um todo. Com isso todos ganham!

Para vender mais e melhor é necessário ter uma série de requisitos atendidos: uma ótima estratégia de marketing e vendas, um bom processo de compras, equipes capacitadas e de alta performance em todas as áreas, um ótimo relacionamento com os clientes, uso de tecnologia, etc.

No Brasil, além de qualquer outro requisito necessário para vender, é necessário ainda acrescentar o domínio das regras fiscais para realizar a correta emissão das notas fiscais dos produtos vendidos. Ocorre que no Brasil esta não é uma tarefa fácil.

Só para se ter uma ideia, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), são editadas em média 774 normas por dia útil no país nas esferas municipal, estadual e federal. O sistema tributário no Brasil é tão complexo que, desde a Constituição de 1988, já houve mais de 5 milhões de mudanças e portarias publicadas pelos governos. Os empresários só se dão conta de que pagaram menos ou mais impostos devidos quando são multados ou tem prejuízo.

Levantamento do Banco Mundial feito em 2017 mostrou que a complexidade da tributação leva uma empresa brasileira a gastar em média 1.958 horas por ano somente para calcular e pagar impostos, na tentativa de cumprir as mais de 90 obrigações acessórias e mais de 3.790 normas tributárias. Para esse trabalho, as empresas gastam anualmente cerca de R$ 60 bilhões, segundo estudo do IBPT.

O número de companhias prejudicadas por conta de erro no cálculo de tributos impressiona. Nove em cada dez empresas sob o regime de Lucro Real ou Lucro Presumido e sete em cada dez empresas listadas no Simples Nacional pagaram mais impostos do que deveriam nos últimos cinco anos. O principal motivo é o desconhecimento das mais recentes alterações na legislação tributária.

Considerando tudo isso imagine o seguinte: emitir uma Nota Fiscal Eletrônica de venda de produtos para um novo cliente de um Estado para o qual você nunca havia vendido antes. Chega a dar calafrios, mas é necessário encarar esse desafio de frente. Então, é bem possível que você conte com a ajuda do seu contador para reunir todas as informações necessárias, como alíquotas de impostos, CFOP, se o cliente possui algum incentivo e por aí vai. Há centenas de variáveis para se chegar ao valor dos tributos. Por fim, algumas horas de trabalho depois, a nota teria sido emitida. Desestimulante né?

Existe uma luz no fim do túnel

O sistema Omie ERP, tem uma funcionalidade inédita em sua plataforma que configura automaticamente os impostos que devem constar na emissão da Nota Fiscal para venda e revenda de produtos. O sistema realiza a configuração dos impostos e também monitora as alterações das leis e regras relativas às alíquotas que ocorrem diariamente, com atualização feita em tempo real para os produtos vendidos pela empresa.

Mas como isso é possível?

Simples! Usando Inteligência Artificial.

Com isso emitir uma NF-e pelo sistema Omie ERP reduz a praticamente zero o risco de erro no lançamento e pagamento dos impostos.

Tudo isso foi possível por conta da parceria entre a Omiexperience e Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar acervo com 18 milhões de situações tributárias. O processo é feito sem a interação humana, usa algoritmos computacionais para monitorar as atuais e as novas normas tributárias que incidem sobre a comercialização de produtos nas esferas federal e estadual.

Para ativar este recurso no sistema Omie ERP é muito fácil e prático.

Basta acessar o módulo Vendas e NF-e >> Monitoramento Automático de Impostos e Tributos

Basta acessar o módulo Vendas e NF-e >> Monitoramento Automático de Impostos e Tributos

A configuração de todos os produtos será realizada de forma automática.

A configuração de todos os produtos será realizada de forma automática.

E além disso serão monitoradas todas as alterações na legislação para garantir que a configuração fiscal correta seja considerada quando ela entrar em vigência.

Serão monitoradas todas as alterações na legislação para garantir que a configuração fiscal correta seja considerada quando ela entrar em vigência.

‍Basta manter atualizada a lista de estados para os quais a sua empresa vende ou revende produtos que o sistema faz todas as configurações automaticamente.

Basta manter atualizada a lista de estados para os quais a sua empresa vende ou revende produtos que o sistema faz todas as configurações automaticamente.

E quando houver qualquer atualização na legislação você também recebe um e-mail alertando para este fato. Basta acessar a opção de Monitoramento Automático de Impostos e Tributos para acompanhar e consultar os detalhes das novas configurações.

Quando houver qualquer atualização na legislação você recebe um e-mail alertando para este fato.

É possível também consultar e acompanhar todas as configurações diretamente no cenário de imposto criado automaticamente pelo Monitoramento Automático de Impostos e Tributos.

É possível consultar e acompanhar todas as configurações diretamente no cenário de imposto criado automaticamente pelo Monitoramento Automático de Impostos e Tributos.
Impostos e Outras Recomendações Fiscais

E quando um novo orçamento/pedido for preparado basta usar o cenário fiscal criado e mantido pelo Monitoramento Automático de Impostos que o sistema via utilizar as configurações de impostos e tributos contidas nele.

Quando um novo orçamento/pedido for preparado basta usar o cenário fiscal criado e mantido pelo Monitoramento Automático de Impostos que o sistema via utilizar as configurações de impostos e tributos contidas nele.

A utilização da Inteligência Artificial traz vantagens como agilidade e flexibilidade, que levam a um aumento de competitividade do seu negócio. Além disso, ela também permite que decisões mais inteligentes sejam tomadas a partir de diagnósticos precisos e rápidos, tudo isso de forma muito mais automatizada. O sistema Omie ERP é o primeiro sistema de gestão a contar com inteligência artificial para automatizar processos de impostos.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O impacto de um líder no desenvolvimento de seus liderados e como a atitude pode moldar e inspirar profissionais exemplares
Como uma boa oratória pode impactar positivamente na carreira e abrir portas no mercado de trabalho.
importância da comunicação e boa oratória
A habilidade de se comunicar bem e qual a importância de uma boa comunicação e um olhar crítico na vida