Inutilização de Nota Fiscal Eletrônica

Se confundiu com a numeração das notas fiscais e precisa inutilizar algumas? Faça isso em um click :-)

16/Set/16
Evolução Omie

Pra começar esse post preciso reconhecer meu fracasso absoluto em encontrar ou criar uma imagem que representasse o processo de inutilização de uma nota fiscal, então apelei mesmo e coloquei apenas a definição da palavra segundo o dicionário......rs rs rs rs.

Agora falando sério: a legislação que regulamenta as normas e diretrizes para emissão das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) determina que não pode haver nenhum "buraco" na sequência da numeração das notas. Ou seja, você não pode emitir a nota 10 e depois a nota 12. O Governo quer saber o que houve com a nota 11 (por exemplo, claro).

Esse tipo de erro é comum principalmente na migração de sistemas, quando você precisa indicar para o novo sistema em qual número de nota ele deve começar. Caso tenha ocorrido algum "buraco" a legislação prevê um mecanismo para que a situação seja regularizada: a inutilização de um número ou uma faixa de números de notas. Ao fazer isso você está explicando para o Governo que houve um erro no controle da sua numeração e que esses números de notas não serão mais utilizados. Apesar do nome ser complicado é só isso mesmo.

Agora você pode fazer isso no Omie acessando o "Painel de NF-e" e acionando a opção "Inutilizar NF-e"

Informe a numeração inicial e final que deve ser inutilizada

E pronto! O Omie vai fazer toda a comunicação com a SEFAZ inutilizando a numeração informada, e trazendo de volta o número de protocolo de cada inutilização, que pode ser consultado no próprio painel. E o mais legal: isso também é enviado automaticamente para seu contador no começo do mês seguinte.

Fácil assim, como tudo o que fazemos por aqui. :-)

#produtividade

Rafael Olmos

Com mais de 18 anos de experiência em sistemas de gestão, Rafael Olmos é Diretor de Operações da Omiexperience, responsável pelo desenvolvimento do Omie e também pela equipe de Atendimento e Suporte. Acredita que sempre existe um jeito mais simples e rápido de fazer alguma coisa complicada, e não existe nada tão bom que não possa ser melhorado. Hack everything!

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas