Inutilização de Nota Fiscal Eletrônica

Se confundiu com a numeração das notas fiscais e precisa inutilizar algumas? Faça isso em um click :-)
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Pra começar esse post preciso reconhecer meu fracasso absoluto em encontrar ou criar uma imagem que representasse o processo de inutilização de uma nota fiscal, então apelei mesmo e coloquei apenas a definição da palavra segundo o dicionário……rs rs rs rs.

Agora falando sério: a legislação que regulamenta as normas e diretrizes para emissão das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) determina que não pode haver nenhum “buraco” na sequência da numeração das notas. Ou seja, você não pode emitir a nota 10 e depois a nota 12. O Governo quer saber o que houve com a nota 11 (por exemplo, claro).

Esse tipo de erro é comum principalmente na migração de sistemas, quando você precisa indicar para o novo sistema em qual número de nota ele deve começar. Caso tenha ocorrido algum “buraco” a legislação prevê um mecanismo para que a situação seja regularizada: a inutilização de um número ou uma faixa de números de notas. Ao fazer isso você está explicando para o Governo que houve um erro no controle da sua numeração e que esses números de notas não serão mais utilizados. Apesar do nome ser complicado é só isso mesmo.

Agora você pode fazer isso no Omie acessando o “Painel de NF-e” e acionando a opção “Inutilizar NF-e”

sistema de gestao para emissao nfe

Informe a numeração inicial e final que deve ser inutilizada

como emitir nota fiscal eletronica

E pronto! O Omie vai fazer toda a comunicação com a SEFAZ inutilizando a numeração informada, e trazendo de volta o número de protocolo de cada inutilização, que pode ser consultado no próprio painel. E o mais legal: isso também é enviado automaticamente para seu contador no começo do mês seguinte.

sistema nota fiscal eletronica

Fácil assim, como tudo o que fazemos por aqui.

Para saber mais informações sobre um sistema gestão para emitir nota fiscal de serviço e nota fiscal eletrônica, acesse nosso site.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O impacto de um líder no desenvolvimento de seus liderados e como a atitude pode moldar e inspirar profissionais exemplares
Como uma boa oratória pode impactar positivamente na carreira e abrir portas no mercado de trabalho.
importância da comunicação e boa oratória
A habilidade de se comunicar bem e qual a importância de uma boa comunicação e um olhar crítico na vida