IODE-PMEs: confira tudo o que aconteceu nos últimos meses

Acesse nosso material completo e saiba também quais são as perspectivas para o segundo semestre do ano e para 2023
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A Omie está sempre buscando formas de ajudar seus clientes e parceiros na gestão de suas empresas. Além do sistema ERP, disponibilizamos o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs, que traz informações relevantes sobre o ambiente de negócios no país.

O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas brasileiras que têm faturamento de até R$ 50 milhões por ano. Ele incorpora cinco setores: Agropecuária, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

Os resultados entregues nesta análise têm como objetivo ajudar você a entender como seu negócio está performando no segmento que atua e com quais segmentos se relaciona. Por isso, eles são importantes para aprimorar o planejamento de gestão da sua empresa.

Quais dados disponibilizamos no material?

Liberamos dois relatórios informativos para você: o boletim mensal, que traz todas as informações setoriais do mês de junho, com uma visão geral dos destaques do mês; e um e-book trimestral do IODE-PMEs, que contém análises mais densas e aprofundadas que trazem uma visão estratégica para o empreendedor.‍

Principais pontos levantados por nossos analistas

O núcleo de estudos e índices econômicos da Omie tem como objetivo entregar análises que possam munir nossos parceiros e colaboradores com dados que ajudam a aprimorar a inteligência competitiva de seus respectivos negócios. A análise passa por quatro etapas importantes: estudo do cenário político e econômico externo; resultados recentes da economia e desempenho de cada setor dentro dela; panorama minucioso sobre a primeira metade de 2022 e finaliza com perspectivas para o curto prazo.

O cenário econômico mundial e como ele pode afetar as PMEs

Desdobramentos políticos e econômicos do mundo trazem desafios para empreendedores, visto que afetam diretamente a economia brasileira e que, consequentemente, acabam respingando nos negócios.

Vivemos um momento que é reflexo de muitos acontecimentos deste ano e dos anos anteriores. As medidas adotadas durante a pandemia afetam diretamente a inflação, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem ocasionado um aumento nos preços de vários produtos básicos do nosso cotidiano, e o aumento dos juros nos EUA desencadeou uma série de impactos na economia brasileira.

Todos esses acontecimentos vão gerar alguns obstáculos consideráveis para os empreendedores do nosso país:

  • Existirá no Brasil uma maior pressão por manter a taxa básica de juros (SELIC) em patamares historicamente elevados;
  • Juros em níveis elevados acabam penalizando a atividade econômica e ocasionam um desincentivo ao consumo e aos investimentos;
  • A desvalorização do real frente ao dólar deve elevar a preocupação com novas pressões inflacionárias no Brasil;
  • O contexto internacional, que tanto ajudou na retomada da economia brasileira após o choque inicial da pandemia, tende a se configurar como um empecilho para o crescimento do Brasil.

Panorama geral do semestre

O IODE-PMEs mostra que, mesmo tendo enfrentado um ambiente econômico desafiador, as PMEs seguiram em recuperação na primeira metade do ano. Isso fica evidenciado quando analisamos a movimentação financeira das pequenas e médias empresas, que apresentou crescimento de 3,5% no primeiro semestre. Apesar dos resultados positivos, é necessário proceder com bastante cautela; afinal, todas as perspectivas avaliadas sinalizam novos desafios pela frente.

Abaixo evidenciamos alguns pontos muito importantes encontrados. Confira:

IODE: resultados recentes

  • Comércio e Indústria tiveram o melhor desempenho no primeiro semestre de 2022 entre os setores monitorados;
  • A reabertura da economia, com maior controle dos casos graves de Covid-19, contribuiu para os resultados observados no mercado de PMEs em 2022;
  • Especificamente em junho/22, o índice avançou 1,6% na comparação anual, desacelerando frente ao visto nos últimos meses.
62e29da30af9e5875782c989 a2

IODE: panorama setorial do primeiro semestre de 2022

  • Comércio seguiu em destaque no mercado de PMEs no primeiro semestre de 2022;
  • As PMEs da Indústria recuperaram protagonismo no mercado neste ano;
  • A construção foi a responsável por sustentar o desempenho do setor de Infraestrutura nos últimos meses;
  • Retomada de Serviços seguiu em curso, ainda que se tenha observado certa desaceleração no final do semestre.
62e29eb395ca3425107f16b9 a 1

IODE: perspectivas para os próximos meses

  • Para 2022, nossa expectativa para o IODE-PMEs aponta crescimento de 4,1% ante 2021 (revisada de + 2,8%);
  • Especificamente para o segundo semestre do ano, ainda há espaço para observarmos uma sustentação dos setores de Comércio e de Serviços.

IODE: o que esperamos para 2023

Para 2023, a expectativa é de uma desaceleração do IODE-PMEs (projeção de + 1,2% ante 2022), em meio ao cenário econômico mais conturbado. Contudo, ainda que o cenário possa ser bem desafiador, a tendência é de que as PMEs sigam em crescimento no próximo ano.‍

A importância de conferir as análises completas

Entender melhor como seu negócio está se saindo dentro do setor que atua e todos os desdobramentos econômicos é básico para toda empresa. A Omie busca sempre antecipar as necessidades de seus clientes e parceiros, de modo a disponibilizar uma análise detalhada e gratuita para ser utilizada em conjunto com o nosso ERP, facilitando a gestão e planejamento de seu negócio. Não perca a oportunidade de conferir o material completo! É só clicar aqui e acessar.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O impacto de um líder no desenvolvimento de seus liderados e como a atitude pode moldar e inspirar profissionais exemplares
Como uma boa oratória pode impactar positivamente na carreira e abrir portas no mercado de trabalho.
importância da comunicação e boa oratória
A habilidade de se comunicar bem e qual a importância de uma boa comunicação e um olhar crítico na vida