Logística reversa: como funciona e as vantagens para a sua empresa

A logística reversa pode ser a saída para que você tenha um destaque do seu negócio entre a concorrência! Leia o artigo do blog Omie e saiba mais.

27/Jan/2021
Gestão

Antigamente, as empresas apenas produziam a mercadoria, entregavam ao consumidor ou vendedor e estava tudo feito! Porém, as coisas mudaram e existem alguns produtos que precisam de atenção especial e acaba surgindo a necessidade da logística reversa


Basicamente, como o próprio nome diz, logística reversa é fazer a rota contrária de um produto, ou seja, realizar o transporte de algo que está nas mãos do cliente para a empresa ou vendedor. 


E para entender mais sobre o que é logística reversa e suas possibilidades, abaixo vamos te apresentar todas as informações para que você possa aplicar a logística reversa em sua empresa!



O que é a logística reversa?

Na logística tradicional, o profissional trabalha para que todos os produtos tenham destinos corretos até o objetivo final de entrega. Porém, na logística reversa, o que acontece é o recolhimento dos itens para que eles possam ser utilizados de outra maneira, como a reciclagem, por exemplo.


Além disso, de acordo com a Lei 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) de 2 de agosto de 2010, da legislação brasileira, essa logística tem ação social e econômica no país, o que auxilia na coleta desses resíduos e ajuda não apenas a empresa, que tem economia, como também o meio ambiente. 


Algumas empresas específicas precisam por obrigatoriedade cumprir a logística reversa no Brasil, e são elas: agrotóxicos, lixo hospitalar, pilhas e baterias, medicamentos, óleos lubrificantes, produtos eletroeletrônicos, pneus e lâmpadas. 

Por que é tão importante?

Agora que você já sabe o conceito de logística reversa, vale saber qual a sua importância dentro de um campo empresarial. O mais interessante é que através da logística reversa, uma empresa consegue ser muito mais sustentável para a sociedade. 


Dessa forma, é possível construir uma imagem positiva perante a sociedade e aos consumidores. Principalmente se o foco do empreendimento for algo relacionado ao meio ambiente como empresas de produtos orgânicos ou sem testagem em animais. 

Como funciona a logística reversa?

Para ter sucesso, é preciso entender como funciona a logística reversa na prática! Por isso, saiba que é essencial nesse caso conhecer a fundo todos os materiais que são usados em seus produtos. Dessa forma, é muito mais fácil conseguir montar um plano de ação para quais serão os tipos de descartes feitos. 


Abaixo, temos quatro passos para que o ciclo da logística reversa na sua empresa fique muito mais eficiente!


  1. Estabeleça uma política clara dentro do seu empreendimento, explicando aos consumidores onde podem descartar as embalagens; 
  2. Crie um canal de atendimento para os clientes. Assim, eles podem entrar em contato caso precisem de ajuda;
  3. Converse com os funcionários da sua empresa sobre todas as informações e diretrizes e dê exemplos de logística reversa para que eles saibam como proceder;
  4. Após todos os consumidores estarem informados, basta colocar em prática e ficar atento aos feedbacks. 


Após entender os passos e pontos que devem ser seguidos, é possível ter duas ações: descartar os objetos em locais apropriados para cada um em específico ou buscar reaproveitamento como reciclagem de materiais. Confira abaixo alguns exemplos:


  • Pilhas: você sabia que a pilha pode se tornar um material de produção de fogos de artifício? Pois é essa é uma das possibilidades;
  • Vidro: as chances de renovação são várias, mas uma delas são embalagens novas de molho de tomate e itens do mercado,
  • Pneus: podem ser reaproveitados na criação de calçados e até mesmo na pavimentação de vias públicas. 

Quais são os tipos disponíveis?

Conhecer quais são os tipos de logística reversa faz com que você saiba exatamente qual é a mais indicada para o seu negócio, e consequentemente consiga ter um destaque e diferencial no mercado. 

Pós-consumo

Esse é um dos tipos de logística reversa mais usados pelas empresas. Isso porque, ele consiste em retornar os produtos que já foram vendidos e usados pelo consumidor para o fabricante. Essa é uma ótima opção, pois facilita o retorno e reciclagem dos materiais.


Nesse caso, é possível usar canais que indiquem que os materiais estão sendo destinados para a reciclagem corretamente. Essa ação faz com que a empresa auxilia na sustentabilidade, evitando a poluição ambiental e economiza com a extração de recursos.

Pós-venda

No caso da pós-venda, está diretamente relacionado a produtos de devolução, sejam eles com defeito, pedido incorreto, arrependimento no prazo estipulado ou qualquer outro problema. 


Nessa situação, o cliente envia ou recebe um profissional da empresa em sua residência para entregar o produto e fazer a troca ou devolução do valor. Já o item, é reaproveitado em uma nova venda se não tiver defeito ou repassado à fábrica. 

Reuso

Outro tipo de logística reversa muito utilizada no Brasil é o reuso. Nesse caso, a empresa faz a venda do resíduo e lucra com os produtos que são repassados através de leilões. 


São os mais variados materiais em descarte como equipamentos eletrônicos, móveis, livros e até mesmo peças de automóveis. Todos com o destaque correto dos resíduos e novas possibilidades de uso.

Quais são as principais vantagens de aderir em sua empresa?

E se você chegou até aqui e quer saber quais são os benefícios da logística reversa para a sua empresa, acompanhe abaixo todas as informações que vamos passar, para que a sua empresa aplique essa melhoria. Entre as principais vantagens, é possível identificar:


  • Colaboração com a sustentabilidade e o ambiente;
  • Diferencial do negócio; 
  • Imagem institucional positiva;
  • Uso de ações de marketing que sejam vinculadas à causa ambiental; 
  • Redução de custos; 
  • Reuso de materiais de produção; 
  • Foco em um nicho sustentável,
  • Clientes mais satisfeitos e conscientes.


Agora que você já sabe como funciona a logística reversa, que tal investir em um sistema de gestão que vai facilitar os processos do seu negócio?


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas