Marketing de conteúdo para pequena empresa: atraindo novos clientes sem gastar muito

Saiba como utilizá-lo a seu favor!

25/Mai/2020
Gestão

Ser dono de uma pequena empresa é um desafio. Lidar com a concorrência, se adaptar ao mercado e se preocupar em inovar constantemente para atender as expectativas e manter relacionamento com os clientes não são tarefas fáceis.

Por isso, para garantir uma vantagem competitiva, é importante que os microempreendedores estejam sempre atentos às novidades digitais, que hoje são ferramentas importantes na hora de diferenciar sua marca de tantas outras.

Neste artigo vamos falar sobre um assunto que certamente você já deve ter ouvido antes: marketing de conteúdo.

Nosso objetivo é que você conheça mais sobre essa ferramenta que tem agradado valores intangíveis para diversas empresas. Queremos mostrar que mesmo sendo gestor de um pequeno negócio você pode e deve utilizar essa estratégia, pois ela pode te ajudar a atrair novos clientes sem a necessidade de investir altos valores em captação.

Vamos juntos nessa leitura?

 

Mas afinal, o que é marketing de conteúdo?

De uma forma direta, podemos dizer que marketing de conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo gratuito e valioso por meio de canais digitais com o principal objetivo de atrair e converter clientes, para torná-los compradores recorrentes.

O tipo de conteúdo que você compartilha está intimamente ligado ao que você vende, em outras palavras, você está criando uma percepção positiva para sua marca, educando as pessoas para que elas conheçam, gostem e confiem em você o suficiente para fazer negócios.

Seja para a grande ou pequena empresa, o marketing de conteúdo se tornou indispensável para qualquer organização que almeja visibilidade online e que tem como objetivo se manter relevante para seu público alvo.

Em resumo, podemos dizer que a principal característica do marketing de conteúdo é que ele não obrigada o cliente a comprar o produto oferecido, muito pelo contrário, ele utiliza técnicas de encantamento que conduzem o cliente a lembrar da sua marca na hora da compra, isto é, por meio dos conteúdos de qualidade você constrói um relacionamento com os clientes, fortalecendo seu negócio, gerando valores e se tornando a primeira opção de compra.

 

Como fazer marketing de conteúdo?

Por se tratar se uma estratégia de longo prazo que envolve credibilidade de marca, engajamento, atração e retenção de clientes, as ações de marketing de conteúdo, em uma pequena empresa, precisam ser muito bem definidas, pois, com o orçamento mais reduzido, a mensagem deve ser bem informativa e destinada a uma persona específica.

Saiba como criar a persona ideal para o seu negócio e a importância dessa estratégia

Você deve estar se perguntando, mas como usar uma estratégia tão completa sem se preocupar com grandes investimentos?

É importante que neste momento você possa contar com pessoas de diversas frentes da sua empresa, que tragam os insights de cada área e os principais pontos a serem trabalhados. É muito importante também que possa contar com pelo menos um colaborador que mande bem na escrita e que traduza os pensamentos da empresa para um conteúdo de interesse e relevância para o seu público.  

É válido sempre lembrar que ao conduzir uma pessoa à sua marca você tem que ofertar algo que ela precise, isto é, nesse momento a empatia ganha força. Procure entender as dores do seu público e encontre uma forma de gerar conteúdo para ajudá-lo a resolver um problema.

Abaixo vamos dar algumas dicas de ferramentas para você implementar a estratégia de conteúdo, mas é importante que ao escolher você tenha em mente o foco principal, que é atingir a persona do negócio e cercá-la de informações através dos meios de comunicação que ela mais utiliza.

 

Vídeos

Utilizar vídeos como forma de atrair público pode ser uma boa oportunidade para você que quer se comunicar por meio de várias plataformas. Utilizar pequenos vídeos em suas redes sociais, em seu canal no YouTube ou até mesmo utilizar pockets como complementos de postagens de blog, podem te ajudar a reter com mais facilidade a atenção do cliente.

Segundo uma pesquisa realizada pela Media Button, 85% das pessoas que assistem a vídeos sobre um produto ficam mais propensas a finalizar a compra. Portanto, faça vídeos explicativos que engajem o público, utilize as transmissões ao vivo e produza conteúdos de qualidade.

 

Blog

Geralmente utilizado como alicerce de uma estratégia de marketing de conteúdo, o blog é um dos canais mais relevantes para atrair usuários na internet.

Aberto para uma gama de possibilidades, o blog permite que você trabalhe temas e assuntos de diversos interesses e origens, levando atualização, conceito e experiência ao leitor.

Um fator  muito positivo para a empresa é que o blog, aliado a técnicas de otimização SEO, se torna um alvo mais fácil na hora de ser encontrado por meio de buscas diretas no Google, isto é, dando margem e visibilidade para a empresa que dissemina conteúdo de qualidade, a ponto de ser encontrado na primeira página do site de busca.

 

Redes sociais

Como pensar em marketing de conteúdo sem pensar em redes sociais? Impossível, não é mesmo?

Considerada uma das principais plataformas para divulgação da marca, engajamento, audiência e oportunidade de venda, as redes sociais são de extrema relevância ao seu comunicar com seu público. Esteja presente nos principais canais e ofereça a todos que o procuram informações pertinentes e de confiança. Mostre sua marca e conquiste a audiência.

 

Ebooks

Pensando em capturar leads e informações que te ajudem a criar um relacionamento recorrente com um consumidor, os e-books são ferramentas importantes nesse caminho.

Oferecendo gratuitamente um conteúdo original e específico sobre determinado assunto, você consegue gerar interesse do leitor e em troca do material você capta informações de contato do seu interesse.

 

E-mail mkt

Oferecendo vantagens muito boas por um custo baixo, o e-mail marketing ainda é uma ferramenta muito importante no marketing de conteúdo.

Com ela você consegue reconhecer sua base de dados, avaliar os disparos e saber exatamente quantas pessoas receberam, abriram e se interessarem por seu conteúdo clicando na sua mensagem.

Você consegue mensurar o quão relevante é a sua marca para seus leads e o quanto eles se interessam por aquilo que você está dizendo.

 

Webinários

Com o intuito de gerar relevância para sua marca, o webinar é uma ferramenta importante para trazer conteúdo específico sobre temas que você considera importante e que tem relação com a sua marca.

Com seminários on-line e abordagens de temas específicos com profissional capacitado, você consegue capturar a inscrição dos interessados e gerar lead qualificado para o seu negócio.

 

Vantagens para quem faz marketing de conteúdo

Falamos sobre as ferramentas e sobre a importância da estratégia, mas de fato, quais são as vantagens que o marketing de conteúdo traz para a sua empresa? Abaixo listamos alguns benefícios da ferramenta para que você não deixe de utilizar na sua empresa.

 

Grande retorno com baixo investimento

Se você é um pequeno empreendedor e ainda está em dúvida sobre os investimentos a serem feitos em marketing de conteúdo, segundo o Content Marketing Institute, mesmo que você terceirize o serviço o custo ainda é em média 62% mais baixo do que outras formas tradicionais de publicidade.

 

Se promova sem se vender

Ao produzir um conteúdo relevante, os seus clientes começam a buscar pela sua marca sem você precisar forçar um relacionamento.

O marketing de conteúdo permite que você alcance um valor que vai além dos seus produtos e isso faz com que se público-alvo tenha motivos para prestar atenção em você e, posteriormente, consumir o que você oferece.

 

Exponha seu negócio para o público online e gere mais oportunidade de captação de leads

Ao fazer publicidade paga, você está fadado a encerrar sua captação de lead no mesmo instante em que o tempo e a verba destinadas para aquela campanha acabarem.

Uma vez que você faz marketing de conteúdo e publica artigos com informações relevantes, sem custo algum você consegue gerar tráfego para sua página. Cada compartilhamento coloca sua marca em destaque e em constante audiência.

 

Melhore a confiança dos clientes e dos leads

Com as aplicações do marketing de conteúdo, você nutre de informação seus clientes e leads. Esse conteúdo personalizado é fundamental para melhorar a confiança dos consumidores, que ao longo do tempo estarão mais dispostos a compartilhar o que você produz.

À medida que isso acontece, é natural que aumente o engajamento com sua marca e que as pessoas voltem a seu site, blog ou redes sociais para obter mais informações.

 

Agora que falamos um pouco sobre marketing de conteúdo, suas principais funcionalidades e sua importância, é hora de colocar essas dicas em prática e utilizá-las a seu favor sem se preocupar com alto investimento.

Lembre-se que o segredo é oferecer conteúdo relevante e atual de modo que você se torne uma referência para seu lead e para seu cliente, e que estes sempre lembrem de sua marca.

Nós da Omie estamos aqui para te ajudar.

Seguimos #juntos pelo empreendedorismo no Brasil.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas