Transformação digital contábil: as novas funcionalidades do OneFlow

Saiba mais sobre a ferramenta que está revolucionando o mercado de sistemas contábeis no Brasil
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Sabemos que a tecnologia teve um papel transformador em diversas profissões e ramos de atividade, inclusive no universo contábil. Com o passar do tempo, os contadores têm percebido que a transformação digital, além de inevitável, pode ser uma importante aliada no relacionamento com os clientes, além de agilizar as entregas do escritório e tornar os processos mais seguros.

O mercado de softwares contábeis oferece soluções tecnológicas que simplificam o processamento de dados e otimizam o tempo gasto na análise de planilhas e documentos impressos.

Um exemplo disso é o OneFlow, 1° software contábil 100% web e autônomo do Brasil, foi lançado em 2019 com o objetivo de revolucionar de vez a forma como é feita a contabilidade, resultado do trabalho da Joint Venture formada pelos cinco principais players do mercado de sistemas contábeis no Brasil: Mastermaq Softwares, Tron Informática, SCI Sistemas, Fortes Tecnologia e Omie.

Mas quais são as vantagens de usar o software contábil, na prática? Como ele pode otimizar o trabalho do contador em termos de economia de tempo e redução de custo? Leia o nosso artigo e entenda melhor.

OneFlow: quais as vantagens do software contábil?

Se fosse possível usar uma ferramenta para processar os dados dos seus clientes automaticamente, fazendo a validação e calculando os impostos, seria possível aproveitar melhor o tempo da sua equipe para análises e estratégias, não é mesmo? Pois é justamente isso que o OneFlow faz: ele é capaz de escriturar em tempo real todas as movimentações fiscais e financeiras do seu cliente, sem precisar de intervenções manuais.

Novas Funcionalidades

Os lançamentos e atualizações foram anunciados no Omie Summit Contábil Digital, evento online que aconteceu no dia 4 de julho, reunindo centenas de contadores para falar de contabilidade digital.

As atualizações do OneFlow para 2020 permitem que ele suporte 100% do Simples Nacional e disponibilize a opção de processamento dos dados em regime de caixa, matriz e filial. Além disso, a atualização do OneFlow faz a integração automática com 484 prefeituras na checagem de notas de serviço, o que significa muito mais agilidade na operação do escritório contábil, que também pode ampliar seu portfólio de clientes para diversas regiões.

Além dos vários lançamentos e novidades apresentados no evento, foi dado um teaser sobre a direção dos próximos lançamentos do OneFlow, que está sendo preparado para gerar o Lucro Presumido, funcionalidade já em desenvolvimento.

O regime de caixa

Habilitar uma empresa para trabalhar em regime de caixa sempre foi um desafio muito grande para os escritórios de contabilidade. São muitas as empresas que querem trabalhar no regime de caixa, principalmente para fazer o recolhimento dos impostos baseado nos recebimentos.

Essa modalidade exige um controle financeiro rigoroso de fluxo de caixa, recebimentos e outros registros, por isso eram raros os escritórios que a ofereciam com segurança aos seus clientes. Porém, para os escritórios que usam o OneFlow, essa possibilidade agora é viável, principalmente por conta de seu principal pré-requisito: o cliente do contador deve usar o Omie como sistema de gestão.

Uma vez que todo o fluxo de caixa fica registrado no Omie, sistema de gestão empresarial totalmente integrado a operação, o OneFlow consegue coletar os dados e gerar a escrituração no regime de competência correspondente, fazendo a apuração e o cálculo dos impostos. Essa funcionalidade também é grande aliada na hora de fazer um planejamento tributário eficiente.

Disponível para empresas nos setores da Indústria, Comércio e Serviços, a habilitação para que o cliente trabalhe no regime de caixa é muito simples, já que todos os dados de controle financeiro estão no Omie, ERP integrado ao sistema. O contador consegue implantar uma empresa do Simples Nacional no fiscal, com regime de caixa, em apenas alguns cliques e poucos minutos – basta confirmar a receita dos últimos 12 meses, habilitar essa opção no painel e pronto, a apuração está feita!

Ativo imobilizado

Outro recurso importante liberado no OneFlow é o controle sobre os bens tangíveis da empresa. Na escrituração fiscal, quando o sistema identifica a entrada de um novo bem, o sistema já inicia na contabilidade o processo de geração do cadastro do ativo e dos cálculos necessários para controlar depreciação, aglutinação, transferência e desmembramento. Além disso, o sistema possui recursos que permite importar os bens existentes em outros sistemas para facilitar assim a implantação do OneFlow.

Matriz e filial

Visando atender as empresas maiores, está disponível a escrituração contábil e fiscal de empresas matriz e filial. Agora, com um único clique, o sistema fecha o mês, centraliza na matriz os dados contábeis e fiscais com todos os recursos necessários à geração das declarações acessórias correspondentes.

Integração com prefeituras e escrituração de notas

O sistema checa diariamente as notas de serviços prestados e tomados nos sites das prefeituras, fazendo com que, caso algum documento não tenha sido escriturado, automaticamente seja feita uma importação para o módulo fiscal.  Além disso, se existirem

serviços tomados, o sistema gera também o contas a pagar com as devidas retenções destacadas.

Antes, essa checagem estava sujeita a uma lista de cidades disponíveis, mas agora, com o avanço da ferramenta, a checagem passa a abranger 484 prefeituras.

Vale lembrar que o sistema também gera as obrigações acessórias exigidas para as empresas optantes pelo Simples Nacional (DAS, DEFIS, Sintegra, SPED Fiscal e DeSTDA), além dos livros fiscais (entrada, saída e serviços).

O futuro da contabilidade é agora

Com as grandes transformações que estão acontecendo no mundo, principalmente em tempos de pandemia, a tecnologia tem sido uma grande aliada para encurtar distâncias e permitir o trabalho remoto. Esse cenário apenas reforçou o que muitos já sabiam: o futuro da contabilidade é digital.

Investindo em recursos tecnológicos como o OneFlow, a tecnologia trabalha para que você, contador, possa atuar como profissional do futuro, na contabilidade consultiva, agregando cada vez mais valor ao serviço prestado para o seu cliente.

Quer saber mais sobre contabilidade consultiva e BPO? Baixe agora o nosso e-book!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Omie oferece treinamentos exclusivos para assinantes. Os treinamentos auxiliam no uso da ferramenta para que você possa usufruir do sistema
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
Segunda edição da Sondagem Omie das Pequenas Empresas destaca otimismo, com expectativa de evolução positiva do faturamento e das contratações