Novas reflexões sobre o papel do contador – uma abordagem consultiva

O profissional de contabilidade tem um papel muito importante dentro de uma empresa e seu trabalho vai além da emissão de DARFs ou balanço contábil – ele pode ser consultivo e estratégico, inovando com contabilidade consultiva.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você já imaginou a reação de um empresário ao receber uma visita do seu contador e de repente ouvir dele as seguintes perguntas: “Prezado, o que você está imaginando para o seu negócio no próximo ano? E daqui a três e cinco anos?” ou, “O que podemos fazer para que sua empresa aumente o nível de crescimento no próximo ano?” ou ainda “Como seu contador, você acredita que eu posso contribuir para que você atinja os seus objetivos com mais assertividade? ”

Pode até parecer algo normal, mas na verdade não é, pelo menos para muitos empresários e muitos contadores.

Na imensa maioria dos casos, o empresário ficaria surpreso e poderia questionar o porquê destas perguntas.

Mas, no fundo, estas são as perguntas que farão o empresário ficar satisfeito e aceitar o apoio do contador, até por que este é o profissional em quem ele confia para entregar todas as suas informações financeiras, contábeis, sociais e tributárias.

Estamos acostumados a ver o contador como aquele profissional responsável em calcular as guias de impostos, a entregar o balanço do ano que se encerrou, a processar a folha de pagamento, a entregar os SPEDS, as GIAS, entre muitas atividades. Porém, não estamos acostumados a vê-lo como alguém que participa do negócio do empresário e lhe dá subsídios efetivos, ajudando-o a prosperar, crescer, a buscar estratégias que contribuam com o negócio e lhe mostrem caminhos que ele e sua equipe não visualizam, por estarem focados na operação da empresa.

Enfim, o contador deve ser alguém que também entende um pouco mais o core business do cliente e que usa ferramentas de tecnologia e inovação em prol dele.

Mais que “contabilidade online” ou “contabilidade digital”, estamos falando sobre o contador parceiro. Mais que isto, sobre o contador consultor, o contador estratégico, aquele que acompanha diariamente os resultados da empresa do seu cliente, que lhe ajuda a organizar as estratégias, que avalia o que, quanto, quando e porque o seu ciente tem tomado decisões, como está a saúde financeira de seu negócio e alternativas do que fazer para crescer.

Será esta uma tendência para o papel do contador do futuro próximo?

Será esta uma barreira que o mercado contábil terá que ultrapassar para se posicionar em novos negócios e se reposicionar com um profissional diferenciado?

Será esta uma nova tendência, a de tornar o seu escritório de contabilidade uma empresa contábil que busque clientes e ofereça diferenciais como a especialização, foco nos resultados, serviços consultivos de negócios, de gestão e que efetivamente seja competitivo e se torne referência em ofertar inteligência de negócios especializados?

Pode ser também uma nova tendência, que é a de o empresário moderno buscar no escritório de contabilidade alguém que realmente faça o papel conhecido como CFO (Chief Financial Officer) ou Diretor Financeiro, aquele que as grandes empresas já possuem, mas que investem em altos salários, para ter alguém que cuide de suas estratégias financeiras.

Como todo negócio, e como tudo na vida, as coisas mudam e cada vez mais rápido. Neste caso, tanto para o pequeno e médio empresário quanto para o profissional da contabilidade não seria este um ponto de reflexão sobre o que realmente faz sentido?

Refletir, por exemplo, como o tripé tecnologia para automação de processos, informação em tempo real e processos de negócio pode tornar a empresa de seu cliente financeiramente mais saudável e posicionar o contador como o profissional que faz toda a diferença no futuro desta empresa.

Nos próximos artigos falaremos mais sobre a questão da contabilidade consultiva como diferencial competitivo para os escritórios contábeis e como realizar este trabalho, ajudando seus clientes no desafio de crescer e prosperar. Falaremos sobre processos, forma de abordagem, ferramentas de software como erp, inteligência artificial, automação de processos contábeis, produtividade do contador, metodologia de gerenciamento financeiro e outros temas relevantes sobre o assunto.

Até breve!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Em crescimento acelerado, o mercado online oferece muitas oportunidades de crescimento para quem decide atuar nele. A contabilidade para negócios
o que é big data contábil
O Big Data contábil surge como uma ferramenta para transformar a maneira como os escritórios de contabilidade lidam com dados.
desafios das empresas de contabilidade
Contador, veja como manter a competitividade apesar dos desafios da contabilidade, que vão desde a globalização dos mercados e mudanças