O sistema de gestão da Omie preza sempre por qualidade e por isso, pensa em todos os detalhes para trazer atualizações e novas funcionalidades para os seus clientes. Sendo assim, com o objetivo de melhorar a experiência e uso da plataforma, estamos em constante mudança.
E para que você conheça todas as novidades do software da Omie, separamos as alterações que aconteceram no mês de dezembro para começar o ano atualizado. Vamos lá conferir?
Definição dos tipos de entrega para as transportadoras
Com o objetivo de facilitar o preenchimento das informações sobre os tipos de entregas realizadas pelas transportadoras, a Omie melhorou o recurso e permitiu um passo a passo mais rápido. Veja abaixo:
1. Acesse a engrenagem das configurações;
2. Nas configurações de Venda de Produtos: selecione a transportadora desejada e faça o preenchimento de dados;
3. Adicione o tipo de entrega, o nome e confirme;
4. Se for preciso, inative o tipo de entrega.
Quando a transportadora for escolhida, você terá acesso a opções de tipos de entrega para definir de acordo com o seu pedido de venda.
Integração com SANESUL
Antes de começar o processo de integração automática, ative-a com um passo a passo simples. Após isso, realize a configuração com a SANESUL – Mato Grosso do Sul com acesso utilizando a matrícula da conta e a senha.
Configuração da integração DAE
A integração com DAE – Santa Bárbara D’Oeste é simples e deve ser feita com o preenchimento de algumas informações como: endereço, telefone e e-mail, dados bancários, inscrições no CNAE, faturamento, características, recomendações, etc. Além disso, os dados preenchidos no sistema Omie são os mesmos da concessionária: código da ligação e inscrição cadastral.
Alterando as sugestões de tributação
Com técnicas de machine learning feitas para melhorar a tributação para a sua empresa no processo de venda e revenda de produtos e mercadorias, a ferramenta auxilia na alteração de sugestões de tributos, o que garante que o processo de venda esteja com a regra fiscal adequada.
O Brasil tem uma legislação tributária muito complexa, e por isso, é preciso ter mais de uma forma de tributação, pois dependendo da destinação da venda ou finalidade do produto as informações são diferentes.
O passo a passo é simples e pode ser consultado com o auxílio do seu contador. Por fim, após validar os detalhes, clique no botão destinado para aplicar a sugestão e faça a atualização necessária.
Curva ABC – como emitir, entender e analisar?
É fundamental ter um controle do estoque para melhorar a organização da sua gestão financeira empresarial, pois quanto mais produtos parados na prateleira, mais prejuízo você tem perante a concorrência. Dessa forma, conheça todos os indicadores que são relevantes para o seu negócio.
Quando falamos nessa curva ABC, é preciso ter em mente que essa é uma ferramenta onde você consegue identificar o grau de importância de todos os produtos da operação.
A – Carro-chefe, é o produto que tem o maior valor substancial (seja em R$ ou em quantidade) nas vendas, geralmente tratado como os 20% de mais relevância no nosso estoque;
B – Os produtos enquadrados nessa categoria são mais abrangentes, por isso compõem até 60% da curva, trazendo uma receita relevante para a empresa, mesmo não sendo a principal;
C – Podemos pensar nesses produtos como os que compõem o menor valor agregado dentro do nosso estoque, são aqueles produtos que estão ali para preencher a prateleira, porém não trazem um grande impacto nas vendas e receita.
No sistema Omie, é possível gerar esse relatório no menu suspenso do módulo Vendas e NF-e e no módulo Compras, Estoque e Produção, tanto por valor quanto por quantidade.
Emitindo nota fiscal de estorno
A nota fiscal de estorno ou nota fiscal de ajuste, é um documento emitido pela empresa com prazo limite para cancelamento de 24 horas após a autorização. Porém, é preciso consultar o regulamento do SEFAZ referente ao processo utilizado pelo seu estado. E isso porque existem alguns pontos de atenção:
- prazo para cancelamento deve ser expirado;
- a circulação da mercadoria pode não ter acontecido e gerar impostos;
- a nota fiscal precisa ser autorizada.
Por isso, antes de iniciar o processo preste atenção ao preenchimento das informações a seguir:
- Dados do cliente;
- Natureza da operação;
- Marcação da operação. Ex: “Ajuste + entrada”;
- Por fim, selecione o item com duplo clique.
Por fim, é importante consultar um profissional de confiança para identificar as regras do seu estado para evitar problemas e multas posteriores e assim, garantir com que todos os procedimentos sejam feitos com qualidade e de forma correta.