Novidades produto Omie: conheça as principais mudanças de dezembro

Para começar o ano de 2022 por dentro de todas as informações, vamos te apresentar as principais alterações no sistema Omie.
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O sistema de gestão da Omie preza sempre por qualidade e por isso, pensa em todos os detalhes para trazer atualizações e novas funcionalidades para os seus clientes. Sendo assim, com o objetivo de melhorar a experiência e uso da plataforma, estamos em constante mudança.

E para que você conheça todas as novidades do software da Omie, separamos as alterações que aconteceram no mês de dezembro para começar o ano atualizado. Vamos lá conferir?

Definição dos tipos de entrega para as transportadoras

Com o objetivo de facilitar o preenchimento das informações sobre os tipos de entregas realizadas pelas transportadoras, a Omie melhorou o recurso e permitiu um passo a passo mais rápido. Veja abaixo:

1. Acesse a engrenagem das configurações;

2. Nas configurações de Venda de Produtos: selecione a transportadora desejada e faça o preenchimento de dados;

3. Adicione o tipo de entrega, o nome e confirme;

4. Se for preciso, inative o tipo de entrega.

Quando a transportadora for escolhida, você terá acesso a opções de tipos de entrega para definir de acordo com o seu pedido de venda.

Integração com SANESUL

Antes de começar o processo de integração automática, ative-a com um passo a passo simples. Após isso, realize a configuração com a SANESUL – Mato Grosso do Sul com acesso utilizando a matrícula da conta e a senha.

Configuração da integração DAE

A integração com DAE – Santa Bárbara D’Oeste é simples e deve ser feita com o preenchimento de algumas informações como: endereço, telefone e e-mail, dados bancários, inscrições no CNAE, faturamento, características, recomendações, etc. Além disso, os dados preenchidos no sistema Omie são os mesmos da concessionária: código da ligação e inscrição cadastral.

Alterando as sugestões de tributação 

Com técnicas de machine learning feitas para melhorar a tributação para a sua empresa no processo de venda e revenda de produtos e mercadorias, a ferramenta auxilia na alteração de sugestões de tributos, o que garante que o processo de venda esteja com a regra fiscal adequada.

O Brasil tem uma legislação tributária muito complexa, e por isso, é preciso ter mais de uma forma de tributação, pois dependendo da destinação da venda ou finalidade do produto as informações são diferentes.

O passo a passo é simples e pode ser consultado com o auxílio do seu contador. Por fim, após validar os detalhes, clique no botão destinado para aplicar a sugestão e faça a atualização necessária.

Curva ABC – como emitir, entender e analisar?

É fundamental ter um controle do estoque para melhorar a organização da sua gestão financeira empresarial, pois quanto mais produtos parados na prateleira, mais prejuízo você tem perante a concorrência. Dessa forma, conheça todos os indicadores que são relevantes para o seu negócio.

Quando falamos nessa curva ABC, é preciso ter em mente que essa é uma ferramenta onde você consegue identificar o grau de importância de todos os produtos da operação.

A – Carro-chefe, é o produto que tem o maior valor substancial (seja em R$ ou em quantidade) nas vendas, geralmente tratado como os 20% de mais relevância no nosso estoque;

B – Os produtos enquadrados nessa categoria são mais abrangentes, por isso compõem até 60% da curva, trazendo uma receita relevante para a empresa, mesmo não sendo a principal;

C – Podemos pensar nesses produtos como os que compõem o menor valor agregado dentro do nosso estoque, são aqueles produtos que estão ali para preencher a prateleira, porém não trazem um grande impacto nas vendas e receita.

No sistema Omie, é possível gerar esse relatório no menu suspenso do módulo Vendas e NF-e e no módulo Compras, Estoque e Produção, tanto por valor quanto por quantidade.

Emitindo nota fiscal de estorno

A nota fiscal de estorno ou nota fiscal de ajuste, é um documento emitido pela empresa com prazo limite para cancelamento de 24 horas após a autorização. Porém, é preciso consultar o regulamento do SEFAZ referente ao processo utilizado pelo seu estado. E isso porque existem alguns pontos de atenção:

  • prazo para cancelamento deve ser expirado;
  • a circulação da mercadoria pode não ter acontecido e gerar impostos;
  • a nota fiscal precisa ser autorizada.

Por isso, antes de iniciar o processo preste atenção ao preenchimento das informações a seguir:

  • Dados do cliente;
  • Natureza da operação;
  • Marcação da operação. Ex: “Ajuste + entrada”;
  • Por fim, selecione o item com duplo clique.

Por fim, é importante consultar um profissional de confiança para identificar as regras do seu estado para evitar problemas e multas posteriores e assim, garantir com que todos os procedimentos sejam feitos com qualidade e de forma correta.

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