O que é omnichannel e como colocar em prática?

Entenda sobre esse tipo de estratégia e de que forma ela pode garantir uma melhor rede de interação entre a empresa e o consumidor.

27/Jul/2022
PMEs

No mundo atual, a palavra-chave é integração, seja ela de dados, sistemas ou ferramentas de serviço. O omnichannel é a integração de diferentes canais de divulgação e comunicação, visando obter melhores resultados para a marca.

Essa maior interação entre a empresa e o cliente, seja ela no âmbito físico ou virtual, é essencial para que haja mais interação e, consequentemente, interesse na marca. Isso pode ser feito de diversas formas, como uma boa presença nas redes sociais, eventos, bom atendimento presencial, entre muitos outros. 

Neste post vamos te falar mais a fundo sobre o que é o omnichannel, como ele funciona na prática e quais as vantagens de adotar essa estratégia multicanal na sua empresa. Boa leitura!

O que é omnichannel?

O omnichannel é uma estratégia de vendas multicanal que busca fornecer ao cliente uma ótima experiência de compra, por meio da integração entre os canais de distribuição, promoção e comunicação da empresa. Isso quer dizer que uma empresa que faz uso do omnichannel se preocupa em marcar presença em todos os espaços utilizados por seu público-alvo e persona, seja por meio do site, aplicativos móveis, compras em lojas físicas etc. 

Essa integração busca tornar o cliente familiarizado com a marca, já que sua presença em locais que ele já conhece e utiliza rotineiramente torna possível um maior interesse e engajamento.

O foco não está apenas em obter um alto número de vendas, mas em chamar a atenção dos diferentes tipos de persona, por meio de canais de distribuição, comunicação e promoção da marca. 

Para entender melhor, podemos citar a evolução do marketing no momento de construção da estratégia da empresa:

  • Marketing 1.0:  primeiramente, o marketing era focado apenas no produto e em todas as vantagens que ele oferecia;
  • Marketing 2.0: o foco, então, passou a ser voltado para o consumidor, buscando entender o público e de que forma chegar até ele; 
  • Marketing 3.0: em seguida, passou a ser adotada uma abordagem mais humana, buscando uma maior conexão com as pessoas;
  • Marketing 4.0: em tempos mais atuais, é possível ver uma total integração entre espaços on-line e off-line, pois não existe mais uma divisão tão clara de empresas que funcionam exclusivamente no ambiente on-line e empresas que funcionam exclusivamente nos espaços off-line, mas sim, uma integração entre ambos os espaços. Isso acontece porque a geração atual faz uso da tecnologia de forma constante e em quase todos os âmbitos. Então, o caminho mais óbvio seria encaixar conteúdos que interessam às pessoas em ambientes que elas já fazem uso cotidianamente. Essa estratégia é muito eficaz para obter uma boa retenção de clientes.

A transformação digital pode ser observada muito claramente com a abordagem do omnichannel, já que se busca cada vez mais oferecer uma experiência única ao cliente de acordo com o tipo de espaço que mais o interessa, seja ele físico ou on-line.

Como funciona o omnichannel na prática?

Para que realmente funcione, essa estratégia precisa contar com uma integração total de todos os canais de comunicação da empresa.

O objetivo central do omnichannel é garantir a melhor experiência de compra possível, já que, ainda mais importante do que a captação do cliente, é a retenção dele. Ou seja, a empresa deve oferecer o maior grau possível de praticidade e comodidade no momento de utilização do produto ou serviço, buscando fidelizar o seu público.

Um clássico exemplo do uso dessa abordagem é a Disney, que constituiu um verdadeiro império no mundo do entretenimento. A experiência oferecida pela empresa começa desde o momento em que você acessa o site, no qual é possível obter todas as informações sobre quaisquer serviços oferecidos nos parques, e funciona tão bem em computadores quanto em aparelhos móveis. 

Daí em diante, existe uma integração total de todos os serviços oferecidos, desde hospedagem e alimentação, a ingressos para os parques e muito mais. O uso da tecnologia, nesse caso, é essencial para garantir a melhor experiência possível para o cliente, o que em muito contribui para o estrondoso sucesso da marca.

Quais as vantagens do omnichannel?

Essa integração oferecida pelo omnichannel, alinhada ao bom uso da tecnologia, pode ser responsável por resultados impressionantes, desde a captação de clientes à garantia de que continuem consumindo produtos e serviços da marca.

Algumas dessas vantagens são a melhoria da experiência do consumidor, tornando o processo muito mais conveniente e prático, o que, consequentemente, leva a um outro benefício, que é a fidelização do cliente. Vale também citar o crescimento da visibilidade da marca, já que ela marcará presença em vários ambientes diferentes, o que também gera um aumento das oportunidades de vendas. 

Confira abaixo em detalhes como o omnichannel pode beneficiar o seu negócio:

Melhor experiência do cliente

Os clientes tendem a usar uma variedade de dispositivos para avaliar preços, comprar um item ou avaliar um serviço, assim como buscam mais facilidade para rastrear seu pedido, recebê-lo e até mesmo devolvê-lo, se necessário. É comum até mesmo iniciar o processo em um dispositivo e terminar mais tarde em outro.

É nesses casos que o Omnichannel comprova uma das suas principais vantagens: entregar a experiência que qualquer perfil de cliente precisa ter.

Lembrando que os clientes também acreditam que o atendimento deve ser parte da experiência. Na pesquisa Omnichannel Benchmark Survey, focada no mercado de varejo, 61% das empresas relataram que a melhoria no atendimento ao cliente liderou entre os diferenciais competitivos.

Maior visibilidade da marca 

Fazer uso de uma conexão entre vários canais ao mesmo tempo possibilita um crescimento contínuo no reconhecimento da marca.

É comum que grande parte dos consumidores utilizem seus smartphones nas lojas apenas para comparar produtos e preços. Mas aproveitando o potencial do ambiente digital para marcar presença online, as marcas podem se tornar ainda mais visíveis quando os consumidores procuram por palavras-chave que possam se referir a seus produtos ou serviços.

As marcas conseguem atingir consumidores interessados no que elas vendem sem que sejam citadas pelo nome. São estratégias de marketing que, combinadas ao omnichannel, trazem muitos benefícios ao negócio.

Jornada de compra personalizada

Quanto mais canais uma marca utiliza para chegar ao mercado, mais acesso ela terá aos dados do consumidor. A unificação desses dados permite que os profissionais de marketing tenham uma maior percepção do perfil demográfico e comportamental dos clientes. 

Essas informações coletadas possibilitam vários usos que facilitam a vida do consumidor, como uma jornada de compra mais personalizada e precisa, análise de tendências no comportamento do cliente e automação do marketing da empresa. 

Faça a sua empresa marcar presença

Diante de tudo que foi abordado neste post, não é difícil entender como a estratégia omnichannel é o futuro, agora que o marketing está cada vez mais focado em fazer bom uso das novas tecnologias e em ocupar cada vez mais espaços.

Fique de olho nessa e em outras dicas valiosas para o sucesso do seu negócio no blog da Omie e não deixe de acessar a Omie Store

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas