O que é User-Generated Content e como usar essa estratégia?

Conheça os benefícios da estratégia de conteúdos gerados pelos usuários para elevar o sucesso dos negócios. Confira no Blog Omie!

16/Fev/2021
Gestão

A ideia de criar conteúdos relevantes e de qualidade para o público é um dos pilares do marketing digital e também um dos grandes desafios da área. E então, com a popularização da internet e produtos digitais, a comunicação entre usuários e marcas se estreitou e o termo User-Generated Content começou a ficar mais conhecido. 


A sigla UGC significa, em português, conteúdo gerado pelo usuário e trata-se, basicamente, de uma estratégia de marketing de conteúdo para as empresas que se baseia em materiais espontâneos e genuínos produzidos pelos próprios usuários e consumidores das marcas.


A partir disso, você deve estar se perguntando como funciona essa estratégia e por que ela se tornou tão importante e fundamental nos planos de marketing das empresas atualmente, não mesmo? E é o que vamos entender neste artigo. Boa leitura! 

O que é UGC (User Generated Content)?

Para entender o que é User-Generated Content basta ser objetivo: o conteúdo gerado pelos usuários é, literalmente, o conteúdo que os usuários geram para uma marca ou empresa. Apesar da redundância, é importante reforçar este conceito mesmo que pareça simples, já que este é um tópico que precisa ser explorado com planejamento e cuidado. 


Hoje em dia, todo e qualquer consumidor que utiliza a internet pode ser um criador de User-Generated Content. Afinal, estamos o tempo todo compartilhando ideias nas redes sociais, trocando mensagens por aplicativos, ou seja, produzindo e distribuindo experiências com outros usuários, colegas e pessoas no mundo inteiro. 


E claro que isso abre espaço para um poder enorme de influência. Um dos maiores hábitos dos usuários da internet atual é o compartilhamento de novidades e experiências, sejam elas boas ou ruins. E é neste momento que, para as empresas, se abre uma grande oportunidade. 


E o melhor de tudo é que a estratégia do UGC pode se encaixar em qualquer tipo de negócio, já que esse conteúdo pode ser em vídeo, foto ou por escrito, com comentários, feedbacks e avaliações que os consumidores publicam em seus perfis pessoais nas redes sociais ou direto em uma das plataformas digitais das empresas.


Mas lembre-se, esse tipo de conteúdo é gerado organicamente, ou seja, criado naturalmente pelos usuários. É importante não confundir com outras estratégias, como parcerias e influenciadores, por exemplo. 

Quais são os benefícios da estratégia de UGC?

A partir do momento em que as empresas começam a divulgar esse tipo de conteúdo e associar essas experiências, geralmente positivas, à sua marca, o espaço é aberto para que mais pessoas se sintam à vontade e queiram produzir esse tipo de conteúdo. 


Os conteúdos User-Generated Content podem trazer benefícios que otimizam e melhoram diversas outras estratégias das empresas, principalmente relacionados ao marketing digital e de conteúdo. Vamos conhecer alguns dos principais benefícios: 


Conteúdo rico e de baixo investimento

O UGC não exige muito esforço da sua equipe, ou seja, é um tipo de conteúdo barato e muito eficiente. Basta impulsionar uma boa campanha para que seu público comece a gerar conteúdos relacionados à sua marca que, com o tempo, podem melhorar inclusive o seu SEO. Afinal, o Google vai notar o volume de pessoas falando sobre você.


Basicamente, não existe investimento financeiro com o UGC. Os usuários estão propensos a produzir conteúdos sobre suas experiências e as empresas, muitas vezes, nem tem controle sobre isso. Por isso, o foco das empresas precisa ser em divulgar um bom produto ou serviço e garantir atendimento de qualidade para que as experiências sejam positivas.

Maior confiabilidade e credibilidade para a marca

A maior propaganda para um produto é o famoso boca a boca, certo? Pesquisas mostram que quase 92% dos clientes confiam mais em um depoimento do próprio usuário consumidor do que em um anúncio ou campanha. 


Quem nunca pediu opinião ou buscou referências de outros usuários antes de comprar um produto ou contratar um serviço e até desistiu de uma compra por avaliações negativas? Por isso, manter uma estratégia de UGC com conteúdos constantes e positivos pode criar muito mais autoridade e agregar valor de mercado para a sua empresa. 

Aumento do alcance nas redes sociais

As conexões nas redes sociais estão cada vez mais rápidas e exponenciais; se hoje uma empresa tem 100 mil seguidores e adota uma estratégia efetiva de user generated content no instagram, por exemplo, com promotores orgânicos de conteúdo, esse número pode aumentar rapidamente.


Ou seja, nas redes sociais, é muito importante transformar seus usuários em promotores fiéis da sua marca para viralizar suas campanhas e produtos. E claro, sempre de forma positiva. Por isso, dedique-se a engajar o público com mensagens positivas e hashtags populares. Os conteúdos UGC podem ser até 35% mais memoráveis, use isso a seu favor.

Fonte de dados e melhoria na identificação da persona

Usuários que geram conteúdos para a sua marca também disponibilizam dados importantes para as suas próximas estratégias, principalmente sobre sua jornada e experiência de compra. Por isso, use o User-Generated Content para conhecer melhor seu público e crie planos que atendam às suas expectativas. 


Além disso, com esses dados, é possível também identificar melhor a persona do seu negócio, ou seja, o seu perfil de cliente ideal. E essa pode ser uma grande oportunidade de aprimorar ainda mais a sua relação com seu público. 

Ideias para novos conteúdos e materiais

Muitas boas ideias podem surgir através de comentários em uma publicação no Instagram ou em um post de blog, por exemplo. É importante saber o que o seu público quer ler, por isso, atente-se aos comentários, tweets, posts nas redes sociais, e crie novos conteúdos criativos a partir dessas ideias.

Como trabalhar com UGC na minha empresa?  

Fique de olho nas tendências! Abaixo vamos ver algumas ideias de como a sua empresa pode usar os conteúdos gerados pelos usuários dentro das suas plataformas digitais: 


  • Seção de avaliações e depoimentos; 
  • Fórum de discussão em formato de perguntas e respostas;
  • Divulgação de hashtags nas redes sociais; 
  • Stories interativos no Instagram; 
  • Publicação de fotos e vídeos enviados por usuários;
  • Concursos que gerem engajamento,
  • Dentre outros.  


Estas são algumas sugestões de interação que você pode começar a implementar na sua estratégia de User-Generated Content hoje mesmo. Mas, seja qual for a sua abordagem, o conteúdo gerado pelo usuário é fundamental para aumentar a visibilidade da sua marca com pouco esforço e orçamento, mas com muita gente importante envolvida.


Leia também: Empreender: descubra quais são as tendências de negócios em 2021


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas