O tempo fiscal brasileiro

No Brasil, você gasta 250 dias de trabalho anuais apenas para cumprir as suas obrigações fiscais, sabe quanto gasta o segundo lugar?
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Cada país tem um sistema fiscal próprio, que deve ser desenhado observando suas necessidades e particularidades. Isso faz com que eles sejam praticamente todos diferentes, assim como deveriam, mas isso também causa com que os tempos de colheita de informações fiscais sejam diferentes entre eles.

Isso não é um problema. Não, ainda não, mas e se eu te dizer que no Brasil você empreendedor leva em média 2.000 horas por ano* para cumprir as suas obrigações fiscais? Se você trabalhasse 24h por dia, levaria cerca de 83 dias, quase 3 meses para cumprir suas obrigações.

Mas não se preocupe, como você trabalha em média na verdade apenas 8h por dia, são apenas 250 dias de trabalho para cumprir as obrigações fiscais, é nesse momento que eu te lembro que o ano tem apenas 365 dias. Se eu te falar agora que, nesse cálculo ainda é preciso levar em consideração os finais de semana e feriados: você vai desistir, mas não faça isso ainda.

Sim, o cenário é assustador, especialmente levando em consideração que o segundo país na lista de tempos fiscais mais demorados, que o Brasil obviamente lidera, é a Bolívia, que tem a média de gasto de 1.000 horas anuais, ou seja, metade do tempo brasileiro.

O primeiro país do chamado mundo desenvolvido que aparece nesta lista é Portugal, ocupando a 18ª posição, com uma média de 250 horas anuais gastas com obrigações fiscais, apenas para continuar apresentando números te digo que isso é um oitavo do tempo gasto no Brasil.

Designed by lifeforstock / Freepik

Agora você me fez querer desistir de empreender!

Ou talvez te fiz querer ir para Portugal? Mas nem tudo está perdido, a melhor forma de sobreviver a esta situação do país é aplicar um sistema de gestão para as suas obrigações fiscais, inclua o seu contador nisso e planeje uma forma de otimizar o processo de cumprimento de tais obrigações para aumentar a sua produtividade.

Oriente também os seus funcionários para que eles façam todas as obrigações de estoque e catalogação de produtos, de acordo com as regras do fisco, para que você já tenha sempre as informações como precisa delas, evitando perder ainda mais do seu tempo já tão precioso.

Se com isso você conseguir otimizar o seu processo a ponto de chegar no tempo gasto pela média dos portugueses nas obrigações fiscais deles, você já terá 8x mais tempo para cuidar dos outros pontos da gestão do seu negócio, podendo inovar e crescer ainda mais.

*Dados da WB/Doing Business, referentes a 2017.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado