Omie anuncia compra do Banco Digital Linker

Com a aquisição, a Omie, que é pioneira na convergência entre ERP e serviços financeiros, pretende ter uma nova oferta de serviços bancários, crédito e cobrança mais ampla.
Navegação Rápida
Navegação Rápida
  • Com mais de 1200 funcionários diretos e indiretos, mais de 80 mil clientes e crescimento de 70% em 2020, Omie fortalece posição de liderança na corrida dos neobancos e fintechs pelas PMEs com sua quarta e maior aquisição
  • Fundado em 2019, o Linker oferece serviços financeiros a 30 mil PMEs. Entre julho do ano passado e junho de 2021, o volume transacionado na plataforma da fintech aumentou 15 vezes
  • A Conta Linker, que já tinha um go-to-market através de parcerias com contadores, ganha a força de um grande time de distribuição para crescer sua carteira de clientes e levar crédito às PMEs de forma mais simples

A Omie, plataforma SaaS de gestão (ERP) na nuvem, anuncia hoje o signing da compra do Banco Digital Linker. Fundada em 2019, a fintech oferece serviços financeiros e soluções bancárias, como conta digital, cartão de crédito e gestão de cobranças, para mais de 30 mil PMEs, já sendo parceiro de mais de 100 escritórios de contabilidade. O valor da transação foi de R$120 milhões incluindo um conjunto de ações da Omie, incorporando 100% do capital social do Linker. Tudo isso ocorre em um momento no qual os neobanks e fintechs começam a olhar além da pessoa física e iniciam uma batalha pela pessoa jurídica, especialmente pelas pequenas e médias empresas, o que vem movimentando bastante o mercado.

Dessa forma, além de integrar as soluções das duas empresas para ter uma oferta mais completa, a Omie vai também expandir fortemente a base de clientes de Conta Corrente e Serviços Financeiros do Linker, que seriam posteriormente potenciais clientes para o ERP Omie. A construção desse ecossistema, além de ampliar o mercado endereçável da Omie, deve permitir uma maior fidelização dos clientes e o avanço em sua cadeia de valor.

“Sempre acreditamos que serviços financeiros e software de gestão estão em uma trajetória de convergência, e que “o ERP é o novo Internet Banking“. Entretanto, muitas empresas podem começar a sua jornada apenas por serviços financeiros, podendo evoluir para usar o software de gestão conforme aumentam a sua maturidade nos negócios”, afirma Marcelo Lombardo, cofundador e CEO da Omie. “Encontramos no Linker não apenas um produto super bem desenhado para esse fim, mas também identificamos um time de primeira linha e motivado em se juntar a essa grande missão, compartilhando o sonho grande de destravar o crescimento das micro, pequenas e médias empresas brasileiras.”

A Omie segue focada em entregar sua visão de que fazer um sistema de gestão simples, intuitivo e eficiente, é a melhor forma de contribuir para a prosperidade dos pequenos e médios negócios e, acima de tudo, do Brasil. Os clientes da empresa seguirão com total liberdade para escolher os serviços e soluções que queiram utilizar, inclusive financeiras, que julgarem mais adequadas a sua necessidade. Há poucos meses, a Omie também divulgou uma parceria inédita com o Banco Itaú, na qual o maior banco brasileiro oferecerá a plataforma da Omie para seus 1,5 milhão de clientes PJ em um formato co-branded.

Assim como a Omie, o Linker apresentou forte crescimento ao longo de 2020 e 2021. Neste período de pandemia, a fintech também teve um papel fundamental ajudando milhares de PMEs a se digitalizarem e, mesmo após a reabertura do mercado, esse crescimento segue consistente. Entre julho do ano passado e junho de 2021, o volume transacionado na plataforma da fintech aumentou 15 vezes, e com o segundo trimestre movimentando 70% mais que o primeiro. Já o volume movimentado no cartão de crédito aumentou quatro vezes esse ano, enquanto a função de pagamentos de conta cresceu 70% desde janeiro.

“Desde o início do Linker, enxergamos que as pequenas empresas demandam soluções financeiras que vão além do modelo tradicional de banco. De lá para cá, o Linker evoluiu muito, desenvolvendo diversas soluções conectadas como ferramentas inteligentes de cobrança, múltiplos cartões, múltiplos perfis de acesso e integração com ERPs”, afirma David Mourão, fundador e CEO da fintech. “Acreditamos que o próximo desafio irá requerer uma proximidade ainda maior com nossos clientes, repensando mais profundamente a relação entre bancos e empresas. A Omie, como líder no mercado e referência em cultura de execução, se mostrou o parceiro ideal para oferecer essa solução completa e integrada. Juntos faremos desaparecer as barreiras entre serviços financeiros e softwares de gestão para que o empreendedor invista seu tempo no que realmente importa: o sucesso do seu negócio”. A operação e os colaboradores do Linker serão totalmente incorporados pela Omie.

Com sua solução que combina software de gestão (ERP), educação empreendedora e serviços financeiros, a Omie deve fechar o ano próximo a 100 mil clientes. Recentemente, a empresa divulgou ainda dois M&As com a aquisição da Devi Tecnologia, empresa de software para varejo, e da G-Click, ferramenta na nuvem para gestão de processos para escritórios de contabilidade. Anteriormente, em novembro de 2020, a Omie já havia adquirido a Mintegra, solução que integra marketplaces e plataformas de e-commerce a sistemas de gestão.

Desde sua fundação em 2013, a Omie já levantou pouco mais de R$ 690 milhões de investimento em rodadas anteriores ao novo aporte da Tencent, anunciado no fim de outubro e de valor não revelado. Os eventos mais relevantes foram a rodada Série A em 2018, liderada pela Astella Investimentos, a Série B em 2019, liderada pela Riverwood, e a Série C, em agosto deste ano, liderado pela Softbank, com a participação do investidor existente Riverwood e notáveis gestores de fundos de ações brasileiros, como Dynamo, VELT, Hix Capital, Bogari Capital e Brasil Capital, além da Endeavor Catalyst.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
BPMN
BPMN: o que é e como funciona? Confira uma representação visual para mapear os processos na sua empresa.
imagem imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
Com os serviços financeiros da Omie a economia e a eficiência da sua gestão são garantidas