Painel de CT-e - Conhecimento de Transporte Eletrônico

Mais organização e controle sobre os transportes

01/Out/2018
Evolução Omie

Quem acompanha o dia a dia de uma empresa de transportes, certamente deve ter na ponta da língua o significado do que é CT-e. Contudo, para quem não é do ramo ou não faz uso deste tipo de serviço, à primeira vista saber o que é CT-e pode ser motivo de curiosidade.

CT-e é uma sigla para Conhecimento de Transporte Eletrônico. Trata-se de um documento que, assim como a NF-e, é emitido e armazenado digitalmente e é válido em todo o território nacional.

O CT-e proporciona uma economia significativa de tempo, redução de custos de infraestrutura e a centralização de informações, permitindo a gestão desse tipo de documento de uma forma mais ágil e precisa.

Com o CT-e em mãos, o tempo de parada dos caminhões em Postos Fiscais de Fronteira é reduzido. A simplificação dos processos de fiscalização de mercadorias pode ser um diferencial importante em viagens mais longas, permitindo que o condutor ganhe algumas horas no final do mês. Além disso o preenchimento digital diminui a incidência de erros de escrituração, eliminando erros corriqueiros. Por fim, a obtenção de dados diretamente do sistema pode ainda favorecer o processo de gestão como um todo.

Para os profissionais de contabilidade, também há vantagens na adoção desse processo: simplificação da Escrituração Fiscal e contábil, por exemplo.

Um tipo adicional de CT-e é o CT-e OS - Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços. Ele substitui a Nota Fiscal de Serviço deTransporte para operações de transporte intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros, assim como também para o transporte de valores e excesso de bagagem.

O sistema Omie ERP está preparado para registrar os CT-e’s emitidos contra o seu CNPJ e também possibilita, através de aplicativos parceiros da nossa loja de aplicativos, emitir este tipo de documento eletrônico de transporte.

Acompanhar pelo sistema Omie ERP os CT-e’s emitidos e recebidos é bastante fácil. Existe um painel que possibilita a aplicação de diversos filtros e também executar várias ações. 

Basta acessar o módulo Compras e Estoque >> Painel de CT-e e CT-e OS

Com dois cliques em um dos CT-e’s é apresentado o DACTE – Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico.

#gestao

José Adriano

Fanático por aprender e ensinar, responsável por treinamentos na Omiexperience. Acredita na capacidade inesgotável do ser humano em aprender coisas novas o tempo todo e que conhecimento é o grande combustível para o sucesso.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas