Para que servem programas de contabilidade e como escolher

Entenda a função dos programas de contabilidade e como escolher o melhor para obter resultados reais em sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Não tem como escapar: todo profissional contábil, mesmo que iniciante, precisa da ajuda de programas de contabilidade para organizar o seu negócio, já que a tecnologia facilita a execução das demandas e agiliza todo o processo, facilitando a organização.

Neste artigo, entenda a importância desses softwares em seu negócio contábil e veja as nossas dicas de como escolher o ideal para atender às suas necessidades, afinal, uma ajuda tecnológica torna os desafios possíveis e mais produtivos.

Então, continue conosco e boa leitura!

Qual é a importância dos programas de contabilidade?

Basicamente, um software de contabilidade é um programa que automatiza as demandas complexas e que exigem muito trabalho manual, centralizando todos os dados e tarefas referentes à contabilidade da empresa. Ele possibilita a gestão da área, com todas as informações e os registros que o profissional contábil precisa para executar suas ações.

Os sistemas de contabilidade são essenciais para a organização dos processos dentro de um escritório de contabilidade, pois a responsabilidade com prazos e valores das entregas aos seus clientes é extrema.

Junto com a modernização das demandas, essa ferramenta de contabilidade traz benefícios e promove a melhoria da qualidade da contabilidade de qualquer negócio.

banner cta contador

Vantagens em contratar um programa de contabilidade

Conheça os principais benefícios de contratar essa tecnologia para seu negócio:

1. Redução de custos

Alguns enxergam essa implementação como sendo um gasto, porém, ele é um investimento.

A redução de custos ocorre uma vez que a quantidade de tarefas do contador diminui devido a automatização de muitas delas, reduzindo os erros e aumentando a precisão dos resultados.

Assim, também, é possível limitar os custos administrativos, como gastos extras com colaboradores e com materiais e ferramentas que são utilizados no cotidiano para a prestação de serviços.

2. Aumento da produtividade

Um bom software, ainda mais quando aliado a um sistema de contabilidade, traz o aumento de produtividade já que grande parte de suas atividades serão realizadas automaticamente. Logo, as estratégias do escritório de contabilidade podem ser repensadas, e vistas com novas observações, da mesma forma com que outras questões que mereçam atenção devem ser analisadas.

3. Redução de erros diversos

Uma informação equivocada inserida ou o esquecimento de algum dado pode comprometer todo o seu trabalho, não é mesmo? Ter que refazer é trabalhoso e custa mais horas.

Pois é, mas o programa de contabilidade reduz drasticamente as muitas falhas humanas como erros em cálculos, por exemplo.

4. Agilidade dos procedimentos

Contando com um sistema contábil, as informações de notas, dados e registros estarão sempre organizadas, já que são extraídas automaticamente de outros sistemas e permitem automatizar uma série de ações. Consequentemente, ganha-se agilidade e produtividade no dia a dia.

5. Segurança dos dados

Um software garante uma maior segurança na proteção de dados e informações relevantes da contabilidade de uma empresa e de seus clientes. Isso porque o sistema realiza cópias de segurança e aumenta a confidencialidade dos dados, na medida em que limita o acesso a eles, e é você quem definirá quais colaboradores terão esse acesso.

6. Integração entre sistemas

Um software de contabilidade eficaz é capaz de fazer a integração com diversos outros programas, captando dados facilmente, não necessitando de cadastro manual. O programa agiliza os procedimentos, já que permite acesso das informações aos demais departamentos, além do contábil, para que usem as informações ali existentes.

O que um programa de contabilidade precisa ter?

Então, qual é o melhor programa de contabilidade? O software precisa, além de oferecer fácil usabilidade, possuir os recursos mais inteligentes para agilizar a sua rotina.

Para isso, ele deve ser intuitivo, com layout convidativo, passos de processos automáticos e cálculos rápidos, colocando você no controle de todo o processo. Veja a seguir nosso check list para a escolha de um software de contabilidade certeiro para a sua empresa:

Gestão e serviços

  • Acompanhamento de fluxo de caixa: realize o lançamento das contas a pagar e receber, além de estimativas de receitas e despesas e outros.
  • Emissão de Notas fiscais: essa gestão deve ser intuitiva e prática, além de permitir integração com as plataformas fiscais governamentais.
  • Emissão de boletos: emita boletos de cobrança com muito mais praticidade e segurança.
  • Gestão de contratos: evite os riscos que possam ocorrer durante as etapas do documento de forma segura e confiável.
  • Criar relatórios: crie relatórios de todos os departamentos de sua empresa contábil, integrando as informações, seja de venda, marketing, financeiro, administrativo, ou qualquer outro.
  • Faturamento: tenha acesso fácil e rápido para gerir o faturamento de seu escritório.
  • Folha de pagamento: centralize dados e documentos de seus colaboradores em uma única plataforma.
  • Gestão de faturas de vendedores e fornecedores: tenha acesso fácil ao valor total para maior controle.
  • Rastreamento de despesa: tenha um controle assertivo e informações antecipadas para tomada de decisões.

Estoque e produção

  • Gestão de estoque: controle as reservas de materiais para suprir as necessidades de abastecimento em geral.
  • Acompanhamento de produção: gere melhores resultados com a mesma capacidade produtiva.
  • Acompanhar o estoque: com suas regras e padrões, para acompanhar em tempo real as saídas e entradas de produtos.

Finanças e tributos

  • Acompanhamento financeiro: praticidade e agilidade em tempo real e com precisão para as melhores decisões.
  • Conciliação bancária: para você gerir as finanças de seu escritório com agilidade e sem erros.
  • Automação bancária: simplifique e agilize os métodos anteriormente manuais.

Integração com outros softwares

É imprescindível que o software escolhido tenha o objetivo de realizar a importação automática e independente dos dados necessários ao seu trabalho. Além disso, um sistema contábil com integração com o cliente permite eliminar boa parte do trabalho operacional do contador, aumentando sua produtividade na entrega final.

Traga a tecnologia para seu dia a dia contábil

Como você percebeu, a aceleração da rotina contábil é uma necessidade básica já que com a inserção da tecnologia a contabilidade segue extremamente relevante, mas a forma de fazê-la é diferente.

Uma vez que o profissional contábil não precisa mais manualmente preencher dados, lançar pagamentos e emitir notas fiscais, pode se dedicar ao seu papel consultivo. Além do mais, hoje o contador atua como parceiro estratégico dos clientes, ajudando na tomada de decisão e dando o suporte que os empresários precisam.

Um sistema contábil com integração com o cliente permite eliminar boa parte do trabalho operacional do contador.

E um bom sistema contábil deve acompanhar o crescimento da sua empresa.

Para isso, conte com a Omie para gerir com eficiência e seriedade a sua contabilidade e a de seus clientes. A Omie possui um sistema ERP único no mercado, sendo o mais completo sistema de contabilidade digital fácil e seguro para revolucionar a sua rotina e otimizar a sua vida e a dos seus colaboradores.

O sistema ERP para contadores da Omie é intuitivo. Entregamos as melhores soluções para a gestão contábil. Ademais,com a  Omie, você controla toda a sua empresa e seus departamentos em um único sistema 100% online, que oferece infinitas possibilidades em 6 módulos. Oferecemos um sistema de gestão simples, intuitivo e eficiente, para facilitar sua rotina e o dia a dia dos seus colaboradores.

Veja algumas de nossas funcionalidades:

  • Sistema 100% na nuvem;
  • Painel do Contador;
  • Nota fiscal;
  • Conta corrente digital;
  • CRM;
  • Cursos online.

Quer conhecer na prática nosso ERP? Então, agende uma demonstração gratuita para testar e comprovar. Entre em contato com nossos consultores agora mesmo!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Sistema integrado de gestão
Veja como um sistema integrado de gestão pode beneficiar empreendedores no aumento de vendas e controle de áreas
importancia de relatórios contábeis
Descubra como o relatório contábil pode impulsionar seu escritório e auxiliar em decisões estratégicas. Saiba agora!
Ter um modelo de proposta comercial para escritório de contabilidade é essencial para apresentar os serviços oferecidos. Mas você sabe