Pix é seguro? Entenda detalhes da forma de pagamento

Lançado em 2020, ainda existem dúvidas de como usar o Pix nas empresas e se o método é confiável
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você quer descobrir se o Pix é seguro? Então está no lugar certo. Esse meio de pagamento ganhou muito destaque em novembro do ano de 2020, quando foi lançado, transformando a maneira de realizar pagamentos.

O Pix possibilita que a transferência de dinheiro, de uma conta para outra, seja feita em questão de segundos, de forma instantânea. Não importando o dia ou o horário, incluindo os finais de semana e feriados.

Fora transferir e receber os valores, é possível realizar compras pagando com o Pix, não só pela internet, mas também em comércios físicos e claro, pagar contas do dia a dia, como água, luz, internet, celular e até mesmo impostos, como é o caso do Simples Nacional.

61d34f5070c83e55cd6beb21 CTA Banner 2 opt2 v2 72

Essa opção de pagamento se tornou tão usada pelos brasileiros que no ano de 2021 movimentou cerca de R$ 1,6 bilhão. Se você é empreendedor e quer saber um pouco mais sobre o Pix e qual a segurança ele oferece, continue acompanhando este artigo!

Qual o papel do Pix na sua empresa?

O Pix é uma das melhores opções para receber e efetuar pagamentos, principalmente para os negócios. Para isso, a empresa precisa criar uma conta transacional, podendo ser corrente, de pagamento ou poupança.

Essa conta deve ser mantida e vinculada a uma instituição financeira, como banco, fintech ou plataforma de pagamento que esteja participando do SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos).

A segunda coisa a saber é que depois de criada a conta, ela precisa estar integrada ao empreendimento, seja ao e-commerce ou, então, ao sistema de geração de faturas. Com isso, o Pix será incluído nas opções de pagamento do cliente.

No caso das empresas que atuam de forma online, o comum é que as chaves geradas sejam o QR Code ou o Pix Copia e Cola. Para os negócios físicos, o mais utilizado é o CNPJ ou, então, o QR Code.

Com o Pix, além de receber pagamentos dos clientes, você pode fazer pagamento de:

  • fornecedores (B2B);
  • funcionários (B2P);
  • prestadores de serviços terceirizados (B2B);
  • contas (B2B);
  • tributos federais (B2G).

Mesmo sendo utilizado há algum tempo, por envolver dados pessoais, muitas pessoas se perguntam se o Pix realmente é seguro. E a resposta para essa pergunta é: sim. O Pix é um dos sistemas de pagamento mais seguros que temos na atualidade.

Mas quais motivos o tornam seguro? É sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Por que o Pix é seguro para o seu negócio?

Por ser relativamente novo quando comparado a outros formatos de pagamento, como TED e DOC, é normal ter dúvidas sobre o Pix, principalmente relacionadas à segurança do sistema.

O Banco Central, que é o responsável pela criação do Pix, está sempre em busca de desenvolver novas funcionalidades e meios para garantir a segurança dos usuários do sistema.

A seguir, veja algumas razões que tornam e comprovam que o Pix é seguro para o seu negócio.

Bloqueio cautelar

Em caso de suspeita de fraudes ou qualquer outro problema, as instituições financeiras conseguem realizar um bloqueio preventivo dos valores que foram utilizados em transações de até 72 horas.

Medidas adicionais 

As instituições financeiras que participam do sistema Pix devem adotar medidas que garantam a proteção de dados, assim como o Banco Central.

Aviso de fraude 

Os usuários do Pix conseguem registrar a implantação de uma marcação nas suas chaves caso suspeitem de fraudes e infrações.

Restituição dos valores no caso de fraude

Quando confirmado que realmente houve um golpe, o banco devolve o valor perdido para o usuário.

Limite noturno 

Desde outubro de 2021, o Pix estabeleceu um limite de mil reais para as transações realizadas entre 20h e 6h por pessoas físicas.

Vantagens do Pix para o micro e pequeno empreendedor

Engana-se quem pensa que a única vantagem do Pix é poder realizar pagamentos em qualquer dia ou horário.

Na verdade, ele é perfeito para os empreendedores que não querem ficar dependendo das tradicionais opções de transferência que só podem ser realizadas nos dias úteis.

Conheça mais algumas vantagens e alguns dos mecanismos que tornam o Pix seguro.

Agilidade nas vendas 

Sim, uma das grandes vantagens do Pix é que as transferências são feitas de forma rápida e extremamente ágil. Tudo realizado em questão de segundos, sem burocracia. Facilitando ainda mais os pagamentos.

Fluxo de caixa

Para os micro e pequenos negócios, ter o capital de giro sempre disponível é fundamental. Como as transações do sistema Pix são feitas instantaneamente, durante 24h por dia e em todos os dias da semana, mesmo em feriados, o fluxo de caixa fica ainda mais otimizado.

Além disso, é possível controlar todas as saídas e entradas do negócio, já que tudo fica registrado no dispositivo eletrônico utilizado.

Segurança

O sistema Pix tem uma grande taxa de confiabilidade e segurança, por inúmeras razões. A primeira é que as pessoas deixam de andar com dinheiro em espécie. A segunda, é que os dados de conta bancária não precisam mais ser informados. Por fim, ele utiliza mecanismos importantes de segurança.

Criptografia

Todos os dados que passam pelo sistema de pagamento instantâneo dos bancos do Brasil são criptografados, isso significa que todos são protegidos por códigos de segurança que impedem o acesso de terceiros às informações.

De forma mais técnica, podemos dizer que a conexão que acontece entre os Provedores de Serviços de Pagamento e o Sistema Financeiro Nacional é protegida por uma criptografia TLS, com a versão 1.2 ou, então, uma ainda mais superior. Isso garante que a autenticação seja obrigatória durante a conexão.

O servidor que o sistema Pix utiliza pertence ao Banco Central, sendo assim, a instituição financeira participante precisa obter certificado da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasil, seguindo os padrões estabelecidos pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Essa certificação é extremamente importante porque garante que a utilização dos padrões sejam de altíssima segurança, protegendo os dados e garantindo o sigilo dos usuários.

Autenticação do usuário

Antes da criptografia, existe outro mecanismo de segurança muito importante neste sistema de pagamento. Trata-se da chamada autenticação do usuário, que nada mais é do que um processo onde é exigido do usuário a comprovação da sua identidade antes de realizar qualquer tipo de transação feita pelo sistema do Banco Central.

Existem diferentes opções de autenticação que podem ser solicitadas pelas instituições financeiras que participam do sistema Pix, entre elas estão:

  • Senhas que utilizem apenas números ou uma combinação de números e letras;
  • Reconhecimento facial;
  • Biometria;
  • Token.

Assinatura digital

Todas as mensagens que passam pelo Sistema de Pagamentos Instantâneos têm uma assinatura digital de quem está emitindo o pagamento. Essa assinatura segue o padrão de segurança indicado pelo sistema W3C, XMLDSig.

Redução de custos com transações 

Quando um empreendimento começa a oferecer aos clientes o Pix como opção de pagamento, ele não precisa mais gastar com o aluguel das famosas maquininhas e nem com taxas das tradicionais formas de transação bancárias.

Gestão de estoque 

Sim, o Pix facilita e muito a gestão de estoque. Isso vale, principalmente, para quem trabalha com o meio digital. Como os pagamentos são feitos imediatamente após a compra, fica mais fácil acompanhar o estoque em tempo real, abrindo espaço para analisar a necessidade de reposição com antecedência.

Clientes satisfeitos 

Uma vez que você dá a eles a oportunidade de escolherem diferentes formas de pagamentos, torna o relacionamento ainda melhor. Ainda mais se essa maneira de fazer transações for facilitada, por exemplo, com o Pix.

Vantagens de um sistema de gestão online

Para quem oferece o Pix como forma de pagamento, pode ficar tranquilo. Como vimos, o Pix é seguro e isso é comprovado porque todos os dados que passam pelo sistema do Banco Central passam também pelo Sistema Financeiro Nacional.

Mais do que isso, além de ser seguro, o Pix fornece inúmeras vantagens aos empreendedores. Para ajudar a alavancar ainda mais o seu negócio, que tal contar com um sistema de gestão integrado e 100% online?

A Omie oferece isso e muito mais! Com as nossas soluções é possível automatizar praticamente todos os processos da sua empresa, aumentando a produtividade e melhorando ainda mais a experiência dos seus clientes.

Tudo por uma plataforma totalmente digital, descomplicada e muito dinâmica. Conheça agora mesmo todos os serviços e o sistema ERP da Omie.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado