Planejamento financeiro empresarial com Sistema ERP

Que a saúde financeira empresarial é importante, todo empreendedor sabe, mas será que estão todos cuidando dos seus gargalos?
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Geralmente, as empresas são fundadas com o intuito de solucionar algum problema na sociedade ou de preencher um gap de mercado. Excluindo toda essa romantização, no propósito de operar uma organização e analisando as coisas de uma forma mais fria, todos conhecemos a preocupação dos sócios em gerar mais dinheiro e, para isso, o planejamento financeiro empresarial é fundamental.

Mesmo que você tenha um objetivo nobre como gestor ou empreendedor, cuidar da saúde e do plano financeiro de uma empresa é essencial, pois, sem uma atenção específica voltada para essa área, as dificuldades de atingir o resultado desejado serão ainda maiores.

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Controle e planejamento financeiro empresarial

O planejamento é algo necessário em todas as áreas, mas quando se trata do plano financeiro de uma empresa se torna ainda mais indispensável. Isso porque, com o dinheiro não podemos errar, certo?

Além de servir como base para estabelecer a estrutura de capital, o planejamento financeiro empresarial auxilia o empreendedor a compreender a fundo os seus custos, podendo tomar decisões mais inteligentes de investimento.

Assim, para saber como fazer um planejamento financeiro empresarial, é necessário entender qual é a atual situação da sua empresa. O diagnóstico financeiro é uma ótima maneira de reunir dados históricos e transformá-los em informações úteis.

Ademais, captar dados sobre o micro e macroambiente da empresa, tais como potenciais clientes, relações de força com fornecedores e os impactos da economia no setor, ajuda na visão global do que ocorre na organização.

Com os dados devidamente organizados, é hora de traçar hipóteses sobre o futuro. Aqui, é necessário pensar como a empresa responderia financeiramente a possíveis cenários econômicos, tendo em mente a possibilidade de ocorrer uma crise ou um aquecimento na economia.

Mesmo entendendo os passos para montar um controle e planejamento financeiro empresarial eficiente e eficaz, executar a teoria pode ser uma tarefa complicada. Para isso, existem empresas preparadas para auxiliar com serviços de consultoria. Muitas vezes, os valores podem ser altos, logo, a consultoria júnior se torna uma opção atraente no mercado para PMEs.

Vantagens do ERP no planejamento financeiro empresarial

Confira os benefícios do sistema ERP para o planejamento financeiro empresarial.

Controle o seu fluxo de caixa

No mundo financeiro empresarial, o seu caixa é equivalente ao seu dinheiro. Portanto, o fluxo de caixa se faz por meio das movimentações de dinheiro que acontecem na sua empresa. Desse modo, ter todo controle financeiro de seu negócio é fundamental para saber se ele está sobrevivendo ou não no mercado.

O âmbito econômico analisa a DRE e reflete a remuneração dos sócios como uma de suas maiores preocupações. Dessa forma, o lucro é visto como o objetivo principal a ser atingido.

Entretanto, uma empresa pode lucrar e, mesmo assim, chegar à falência. Tal fato ocorre porque o ciclo financeiro dela pode estar desajustado, ou seja, o tempo entre o pagamento dos fornecedores dos insumos comprados e o recebimento pela venda é muito grande.

Por isso, a gestão financeira empresarial se preocupa com o curto prazo e a geração de caixa. Se o ciclo financeiro é longo, algo como meses, a empresa pode sofrer para manter suas operações, pois há saída de dinheiro e existe uma demora muito grande até ter uma entrada que compense aquela saída.

E aí está uma das vantagens do sistema ERP para o planejamento financeiro. Ele permite que o fluxo de caixa seja automatizado, demandando do profissional da área financeira apenas a inclusão das informações no sistema. Após isso, o software gera projeções, gráficos e relatórios correlacionados ao controle do caixa.

Conquiste a produtividade

Com um sistema ERP, você estará praticamente descartando da rotina da sua empresa o retrabalho, a duplicidade e a dificuldade em encontrar informações relevantes. Assim, o resultado será o aumento da produtividade e o compartilhamento de dados.

Além disso, a integração e a automatização de processos conseguida por meio de um bom sistema ERP, que atende as necessidades das empresas fazendo uso de diferentes módulos básicos e padronizados ou de extensões anexadas, também contribuem para garantir aos empreendedores uma maior produtividade.

Faça supervisão em tempo real

Rapidez e agilidade possibilitam um maior poder de análise de qualquer risco ou falha nos processos. Com um sistema de gestão ERP, você recebe as informações em tempo real, o que te dá mais tempo para fazer os ajustes necessários e permite realizar um bom planejamento financeiro empresarial.

Trabalhe em um software seguro

Com auxílio dos gráficos, relatórios de vendas, demonstrativos de pagamentos e outras informações seguras conseguidas pelo ERP, o empreendedor tem mais segurança em seu planejamento financeiro, já que o que tem em mãos é baseado em dados concretos de sua empresa.

Melhore todos os processos da sua empresa

Como já explicado, o software de gestão possibilita a automatização e a otimização de processos, além da integração de dados, o que também impacta diretamente nos processos internos do negócio. Com isso, o ERP garante um fluxo de trabalho mais fluido, com menos erros e com maior aprimoramento.

Faça a gestão de tarefas de forma simples e intuitiva

Com a escolha de um bom sistema ERP, com designs intuitivos e simples de manusear, gerir as tarefas da empresa se tornará uma demanda nada complexa, resultando em mais eficiência e praticidade.

Software ERP para gestão financeira empresarial

O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, ou seja, ele conecta diversos departamentos de uma empresa em um único software. Mas qual é o benefício que isso traz à saúde financeira do seu negócio?

É simples, com a integração entre as áreas e funcionalidades, como recomendações para faturamento e custos da produção, o trabalho de atualizar a DRE e o balanço da empresa é minimizado. Ainda, o software se mostra uma potente ferramenta para organizar a contabilidade, pois gera relatórios e facilita até o recebimento de notas fiscais eletrônicas ou emitidas em papel.

Portanto, a aquisição de um bom ERP online para sua empresa não deve ser vista como um custo, e sim um investimento, em que o retorno, apesar de não ser direto, é perceptível em todas as áreas da organização.

Vantagens em ter a Omie como parceira

Como já reforçado, a escolha de um bom sistema de gestão faz toda a diferença. O Omie é o primeiro e único ERP parceiro do contador. Trata-se de um sistema de gestão online simples, intuitivo e eficiente, voltado para pequenas e médias empresas e que valoriza a produtividade contábil.

Com 98% de aprovação, o sistema Omie está hospedado na Amazon e tem o mesmo nível de segurança dos bancos. Logo, todos os dados são protegidos por backup e sistemas de última geração impedem até nossos funcionários de acessá-los.

Atentando-se aos tópicos mencionados no texto, é possível manter sua empresa financeiramente saudável e competitiva no mercado. Lembre-se que o planejamento é a chave para o bom desempenho e que entender o lado técnico é extremamente importante, pois, assim, sua empresa agregará valor e poderá, enfim, cumprir o seu objetivo na sociedade.

60d25314928ad12187fd464f Banner Comercial Texto2 Opcao1 3
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O que é manutenção industrial?
Saiba mais sobre como funciona a manutenção industrial e entenda a importância e os benefícios desse conceito para otimizar a
BPMN
BPMN: o que é e como funciona? Confira uma representação visual para mapear os processos na sua empresa.
Inscrição estadual
Compreenda o que é a Inscrição Estadual, suas finalidades e quais empresas necessitam deste registro.