​​Por que ter um certificado digital para MEI?

Praticidade, simplicidade e muita segurança em suas transações pela internet

07/Abr/2022
Empreendedorismo

Sua rotina de empreendedor pode ser mais fluida e prática com um certificado digital para MEI!

Por lei, um microempreendedor não precisa de um certificado digital, mas ele certamente oferece uma série de benefícios e vantagens para quem opta por ter o seu, como a realização de transações fiscais de forma simples e extremamente segura, assinando documentos direto pela internet, sem precisar passar pela burocracia dos cartórios. 

Confira neste artigo o que é o certificado digital, quais suas vantagens e como emitir o seu para tornar seu dia a dia mais funcional. Continue a leitura!

O que você precisa saber sobre o certificado digital para MEI 

O certificado digital é um documento de identidade eletrônico que possibilita ao MEI realizar obrigações fiscais de um jeito seguro e sem as burocracias trabalhistas e tributárias.

 

O certificado digital pode ser disponibilizado de diferentes formas, como em cartão magnético, pen drive, token ou em arquivo, facilitando os trâmites que o MEI precisa realizar no dia a dia, com total segurança e praticidade.

 

No entanto, você deve estar atento: esse documento precisa ser obrigatoriamente gerado e assinado por uma Autoridade Certificadora (AC), que associa o Certificado ao MEI usando chaves criptográficas.

Vem entender mais detalhes sobre o certificado digital: 

Para que serve?

O certificado digital para MEI ajuda a facilitar a rotina do microempreendedor individual, agilizando o fluxo de tramitação junto à Receita Federal, possibilitando assinar com validade jurídica documentos digitais. Além de permitir o acesso aos serviços on-line oferecidos pelo governo e simplificar o processo de declaração do Imposto de Renda.

Como funciona? 

O certificado digital funciona como se fosse uma comprovação da identidade digital do MEI, possibilitando realizar as transações fiscais através da internet com mais segurança e confiabilidade.

É obrigatório adquirir o certificado digital? 

Para o MEI não existe obrigatoriedade do certificado, já que é possível realizar obrigações sem ele, como no caso de recolhimento de FGTS. Entretanto, é o certificado que garante maior segurança ao empreendedor para realizar transações pela internet.

Quando é necessário? 

O certificado digital não é obrigatório para MEI, apenas caso queira emitir Nota Fiscal Eletrônica, que necessariamente utiliza o programa.

Quais as vantagens em obter o certificado digital?

 

São muitas as vantagens em obter o certificado digital para MEI, tais como:

Facilidade para emitir a NF-e e declarar imposto de renda

É necessário ter o certificado digital para emitir a Nota Fiscal Eletrônica, já que as notas possuem validade jurídica e somente por meio delas é que se torna possível a verificação da veracidade das informações.

No caso da declaração de Imposto de Renda, o certificado auxilia possibilitando baixar os arquivos do IR para a inclusão de despesas e deduções, e acompanhar o andamento da declaração.

Acesso ao e-CAC e e-Social 

Com o certificado digital é possível ter acesso ao e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), portal de serviços que permite a comunicação via internet entre o contribuinte e a Receita Federal do Brasil (RFB). Através do e-CAC é possível realizar consultas de dados sobre a situação fiscal do CNPJ, emissão de relatórios, consulta de processos digitais, marcação de atendimento, cadastramento e cancelamento de procurações, entre outras.

 

O mesmo se aplica ao e-Social, parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), é um sistema informatizado da administração pública, onde todas as informações nele contidas estão protegidas por sigilo. Através desse sistema é possível unificar todas as informações relacionadas à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Segurança em transações digitais 

O certificado possibilita a proteção de informações e dificulta o acesso de terceiros, já que a troca de dados que acontece durante as transações feitas pela internet são criptografadas. 

 

O uso de chaves criptográficas garante a segurança das informações da empresa e confirma sua identidade digital, minimizando o risco de fraudes ou de problemas fiscais e trabalhistas.

Menos burocracia e redução de custos

O certificado digital reduz gastos e aumenta a produtividade da equipe contábil, já que sabemos que se gasta muito tempo e dinheiro com reconhecimento de firma em cartório, impressão de documentos e faturamento de notas.

 

Sendo assim, não será necessário imprimir ou reconhecer assinatura em cartório com a certificação digital, já que o documento é armazenado eletronicamente e assinado da mesma forma, evitando, assim, custos com impressão e taxas de registro.

Praticidade

Com o certificado digital é possível validar a assinatura digital de contratos e documentos, com a mesma validade que a versão impressa.

Passo a passo para fazer o certificado digital MEI

 

Obter o certificado digital para MEI é simples e descomplicado. Esse serviço é oferecido por Autoridades Certificadoras que estão vinculadas ao ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

 

Confira a seguir o passo a passo que preparamos para você, empreendedor.

  1. Entre no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), analise quais as autoridades certificadoras e acesse o site no link indicado na própria página;

 

  1. No site da Autoridade Certificadora, poderá ser solicitada a emissão do seu Certificado Digital. Sendo que existem dois principais tipos vendidos atualmente, o A1 (tem validade de um ano e é armazenado no computador) e A3 (possui validade de até cinco anos e é armazenado em token criptográfico ou cartão);

 

  1. A empresa responsável retornará sua solicitação com informações sobre preços, formas de pagamento, documentação obrigatória e equipamentos necessários para emitir o Certificado;

 

  1. Será preciso agendar um horário na instituição da AC para realização de um cadastro biométrico, com cadastro de fotos, digitais e apresentação de documentos requeridos com antecedência pela AC;

 

  1. Aguarde a verificação e confirmação de dados e documentos pela AC. A empresa entrará em contato com a explicação de como utilizar o sistema e informações referente a suporte e atualizações.

Documentações necessárias

Confira abaixo todos os documentos necessários para emitir seu certificado digital:

  • Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI);
  • Documento de Identificação com foto – Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Cédula de Identidade (RG);
  • Cartão CNPJ – que deve ser impresso em até três meses antes da data da validação do certificado.

Gerencie seu negócio

O certificado digital para MEI facilita a rotina do empreendedor, valendo a pena a obtenção do mesmo para facilitar o crescimento de sua empresa, mesmo que você esteja começando.

Para ajudar a administrar seu negócio com sucesso e fluidez, conte com a Omie! Nosso sistema de ERP possibilita o registro de todas as informações fiscais da empresa e facilita o acesso a elas, além de manter toda a equipe e processos integrados. São muitas as vantagens de um ERP Omie:

  • Sistema de gestão 100% on-line;
  • Implementação fácil: ative e use;
  • Segurança e integridade de dados;
  • Melhor suporte do setor;
  • Criação e restrição de usuários ilimitada.

 

Gestão empresarial na nuvem: máxima economia, implementação rápida e suporte total, tudo isso em um único sistema para que você gerencie seu negócio com sucesso. Vem conhecer nossas soluções!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas