Preço de consultoria financeira – Passo 4 do Guia Contador 2.0

Entenda como cobrar uma consultoria de serviços financeiros e contábeis para seus clientes, na prática! Tudo sobre consultorias, confira.

11/04/2019
Contabilidade
https://go.vooozer.com/embed/faf40a1f

Atualmente muito tem se falado sobre a transição do contador para o papel de consultor financeiro. Este Contador 2.0  é aquele que está cada vez mais próximo do seu cliente, desde o seu planejamento financeiro.

O que faz o contador consultor

Um contador consultor ajuda seus clientes na elaboração do orçamento, no acompanhamento do plano financeiro, na elaboração do planejamento estratégico, na gestão financeira, em projeções financeiras, na análise de oportunidades de crescimento, entre outros serviços que pode oferecer.

Por vezes comentamos e acreditamos de fato que o contador é o profissional mais indicado para ajudar o empreendedor a gerir sua empresa, afinal de contas ele já conhece os números, as estratégias, a história e principalmente conta com a confiança do seu cliente.

Então por que não oferecer e se capacitar para mais esta atividade? Se requalificando para novos serviços de alto valor para seu maior patrimônio, o cliente. Podemos até estabelecer um novo papel deste contador que se aproxima de um diretor financeiro do cliente, um CFO que atua de forma virtual, analisando de forma online, informações da empresa, e atuando no aconselhamento estratégico com seus clientes.

Quando conversamos com os contadores sobre isto, eles normalmente entendem e concordam com as oportunidades e principalmente com a necessidade dos seus clientes. Porém, como nosso país é um dos poucos do mundo aonde o contador cobra uma mensalidade por serviços contábeis, fica a dúvida, quanto cobrar por estes serviços e como justificar isto com seu cliente?

Então, como ser uma empresa de consultoria financeira?

Este quarto passo sobre consultoria financeira do nosso Guia Contador 2.0, irá descrever brevemente sobre algumas possibilidades e também irá disponibilizar um modelo de simulador, para que você, contador faça uma projeção entendendo suas despesas e receitas quando se escala este serviço.

Afinal de contas, é escalando para consultoria financeira, além de consultoria contábil, que você irá ganhar dinheiro, se diferenciar no mercado e principalmente ajudar o seu cliente na gestão financeira do negócio dele. Acreditamos ser este o consultador do futuro, que já agora no presente, está se destacando cada vez mais no mercado.

Passo-a-passo para oferecer sua consultoria

Baixe o nosso simulador modelo e desenvolva suas simulações. Usando o modelo, consideramos os seguintes passos:

a) Definir o timesheet da sua consultoria, elencando os serviços que a sua equipe irá realizar, desde a configuração das contas financeiras, acompanhamentos, reports e as reuniões com o cliente.  No nosso caso especificamente, elencamos 28 serviços que podem ser usados com as ferramentas citadas, mas logicamente você pode oferecer novos serviços, é seu critério. É importante salientar que nenhuma destas atividades são de contabilidade, fiscal ou DP;

b) Definir o tempo base médio de dedicação em cada atividade que será feita. Sugerimos que sejam tabuladas em minutos, pois muitas atividades demoram menos 1 de hora e assim fica mais fácil de calcular/controlar. Vamos exemplificar que uma atividade de reunião mensal será de 1 hora (60 minutos), enquanto que a revisão diária do orçado x real será de 15 minutos. Isto pode variar de cliente para cliente, afinal a consultoria é por cliente e cada um tem suas necessidades, particularidades e demandas.

c) Definir o número de profissionais da sua empresa que irá trabalhar na célula da consultoria. O mínimo é de 1 e preferencialmente sugerimos que seja dedicado a isto. Este número deve aumentar à medida que sua célula cresce. No início é importante ser um profissional sênior que possa criar a disciplina e levar conhecimento interno e ao cliente;

d) Definir o salário mais os encargos desta equipe. Este valor vai te possibilitar calcular o custo da consultoria;

e) Informar o valor hora da consultoria. Lembre-se, como consultor você trabalha agora por hora de serviço, que não são honorários contábeis, mas sim um valor que as grandes e médias consultorias financeiras cobram por hora. Em geral um valor médio de consultoria é algo entre R$ 120,00 e R$ 200,00, mas a escolha do valor final fica novamente a seu critério;

f) Definir o número de horas que cada profissional da célula ficará dedicado à consultoria. É importante que este tempo não seja dividido com atividades da contabilidade, senão sua consultoria não será focada e os objetivos serão mais difíceis de serem alcançados.

g) Na sequência, informar o número de clientes desejados da sua célula da consultoria. Com este número será possível você projetar a receita por consultor, por cliente e principalmente por célula ao mês e ano.

O valor da consultoria financeira para seus clientes

Essas projeções permitem que você entenda o quanto vale a pena iniciar este projeto. Certamente seus clientes vão adorar, e por isso estarão motivados em trabalhar mais um ano com sua empresa, que logicamente será diferenciada e estará colocará em outro patamar, em muito pouco tempo.

Lembrando, mesmo que no início você invista um pouco de tempo e dinheiro até criar seu projeto e aprender este novo negócio, em pouco tempo irá valer a pena e seu cliente vai logo entender o quanto estes serviços financeiros são valiosos para ele.

No próximo passo deste Guia, falaremos sobre como começar o projeto, quais os primeiros passos.

Outros passos do Guia Contador 2.0

Passo 1 - Primeiras necessidades

Passo 2 - Planejamento financeiro

Passo 3 - Proposta de serviços

Wagner Xavier

Wagner Xavier é Diretor de Contas Especiais na Omie.
Com vasta experiência no mercado de tecnologia voltado para contadores e um fã confesso do bom rock ’n’ roll.
Quer falar com ele? wagner@omie.com.br

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas