Preços de ERP: como avaliar as melhores opções?

Quer saber melhor sobre os preços de ERP e suas formas de pagamento? Conheça as modalidades disponíveis e como escolher seu sistema de gestão.

20/Jul/2020
Gestão

Definir qual sistema de gestão será adotado em seu negócio é uma decisão de peso e um grande passo para a empresa. Muitos fatores contribuem para a escolha, e, certamente, um deles são os preços de ERP.


Ao fazer esse levantamento, é necessário considerar diversos pontos. Neste conteúdo, falaremos sobre as modalidades de ERP, suas formas de instalação e pagamento. 


Modalidades do software ERP


Um sistema ERP pode ser implementado no seu negócio de duas maneiras distintas: sendo instalado diretamente no local de uso, ou seja, no próprio espaço da empresa, ou tendo seu servidor hospedado em nuvem. Quais as diferenças entre essas modalidades e as características de cada uma?


Instalação


O software ERP que conta com instalação no espaço físico da empresa tem alguns pré-requisitos: infraestrutura adequada e um maior apoio técnico local. Normalmente, companhias que optam por essa modalidade já contam com uma equipe de TI apta ao uso do sistema.


Por conta de sua complexidade e robustez, o ERP instalado localmente não consome internet e pode ser acessado diretamente a partir de sua plataforma, geralmente com um pacote predefinido pelo empreendedor.


Contudo, o sistema de gestão empresarial convencional pode, de certa forma, cair no oblívio, quando pensamos que se faz necessária a obtenção de licenças de uso e cuidados mais detalhados de manutenção e reparos. Ademais, certos módulos e configurações podem ficar ultrapassados e exigir uma demorada revisão.


ERP em nuvem


O ERP on-line, por sua vez, trata-se de um sistema hospedado em um servidor remoto, ou seja, em nuvem. Essa característica abre uma série de possibilidades para o negócio, uma vez que o espaço físico pode ser aproveitado mais livremente.


Com sua hospedagem fora da sede da empresa, o ERP em nuvem pede apenas a conexão com a rede para que a plataforma funcione perfeitamente, sem restrição de acesso ou limite de logins.


Aliás, esse é outro ponto de destaque do sistema ERP on-line. Depois de obter acesso ao software, o usuário pode consultar todas as informações que desejar por meio de qualquer dispositivo, seja desktop ou mobile.


Benefícios de um ERP on-line


Ao considerarmos os preços de ERP, é necessário levantar o custo-benefício oferecido. O sistema em seu formato remoto pode proporcionar diversas vantagens para os negócios, como:


  • Facilidade de acesso;


  • Manutenção por conta do próprio sistema;


  • Redução de custos com instalação e treinamento de equipe;


  • Backups automáticos, que garantem maior segurança dos dados da empresa e dos clientes,


  • Definição de logins e senhas sem limite de acesso, com todos os usuários livres para utilizar a plataforma quando quiser, de qualquer lugar.


Preços de ERP conforme a escolha


Uma solução de ERP tradicional, instalada localmente, naturalmente exige um investimento maior devido à sua complexa implementação e à aquisição de servidores e computadores que deem conta do recado. 


Tudo isso sem contar o preço da licença de uso do sistema, que pode se tratar de um alto valor, principalmente para pequenos e médios negócios, que precisam reduzir despesas ao máximo no início das operações.


Os preços do ERP on-line, portanto, podem surpreender positivamente, já que sua forma de pagamento é em formato SaaS (software as a service ou software como serviço). São pagas mensalidades fixas, que já incluem todas as funções desejadas por você.


Adicione features de acordo com suas necessidades!


O ERP para pequenas empresas é indicado no formato em nuvem por conta de mais um importante detalhe. A empresa pode adquirir o pacote básico do sistema, com seus módulos e funcionalidades.


Módulos competentes à maioria dos negócios e ramos de atuação consistem em vendas, financeiro, painel do contador, CRM (customer relationship management), compra, estoque e produção, juntamente com a emissão de notas e boletos, que atendem a todas as exigências fiscais.


Mas sua empresa não só pode como deve adquirir as funcionalidades que se encaixam no dia a dia do negócio, dependendo do segmento de atividade. Pequenas indústrias, empresas de construção civil, escolas e consultórios médicos, por exemplo, podem contar com módulos específicos, que potencializam a atuação.

Melhores opções Omie: fale com um consultor


O ERP da Omie é 100% em formato cloud. Com módulos completamente integrados, o sistema é seu braço direito na otimização de todos os processos empresariais, organizando a operação da organização e automatizando tarefas manuais e repetitivas.

O que você está esperando para extrair o melhor da sua empresa e de seus colaboradores? Para contar com melhores planejamentos e execuções de tarefas e tomar as decisões mais assertivas, um sistema de gestão é o aliado perfeito.


O objetivo da Omie é trazer uma parceria de valor ao ecossistema empreendedor no Brasil. Com um sistema eficiente, seguro e intuitivo, seu negócio pode dar passos certeiros a caminho do sucesso. Para conhecer melhor nosso software e saber mais sobre preços de ERP, fale agora mesmo com um consultor!


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas