Preços de ERP: como avaliar as melhores opções?

Quer saber melhor sobre os preços de ERP e suas formas de pagamento? Conheça as modalidades disponíveis e como escolher seu sistema de gestão.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Definir qual sistema de gestão será adotado em seu negócio é uma decisão de peso e um grande passo para a empresa. Muitos fatores contribuem para a escolha, e, certamente, um deles são os preços de ERP.

Ao fazer esse levantamento, é necessário considerar diversos pontos. Neste conteúdo, falaremos sobre as modalidades de ERP, suas formas de instalação e pagamento.

Modalidades do software ERP

Um sistema ERP pode ser implementado no seu negócio de duas maneiras distintas: sendo instalado diretamente no local de uso, ou seja, no próprio espaço da empresa, ou tendo seu servidor hospedado em nuvem. Quais as diferenças entre essas modalidades e as características de cada uma?

Instalação

O software ERP que conta com instalação no espaço físico da empresa tem alguns pré-requisitos: infraestrutura adequada e um maior apoio técnico local. Normalmente, companhias que optam por essa modalidade já contam com uma equipe de TI apta ao uso do sistema.

Por conta de sua complexidade e robustez, o ERP instalado localmente não consome internet e pode ser acessado diretamente a partir de sua plataforma, geralmente com um pacote predefinido pelo empreendedor.

Contudo, o sistema de gestão empresarial convencional pode, de certa forma, cair no oblívio, quando pensamos que se faz necessária a obtenção de licenças de uso e cuidados mais detalhados de manutenção e reparos. Ademais, certos módulos e configurações podem ficar ultrapassados e exigir uma demorada revisão.

ERP em nuvem

O ERP on-line, por sua vez, trata-se de um sistema hospedado em um servidor remoto, ou seja, em nuvem. Essa característica abre uma série de possibilidades para o negócio, uma vez que o espaço físico pode ser aproveitado mais livremente.

Com sua hospedagem fora da sede da empresa, o ERP em nuvem pede apenas a conexão com a rede para que a plataforma funcione perfeitamente, sem restrição de acesso ou limite de logins.

Aliás, esse é outro ponto de destaque do sistema ERP on-line. Depois de obter acesso ao software, o usuário pode consultar todas as informações que desejar por meio de qualquer dispositivo, seja desktop ou mobile.

Benefícios de um ERP on-line

Ao considerarmos os preços de ERP, é necessário levantar o custo-benefício oferecido. O sistema em seu formato remoto pode proporcionar diversas vantagens para os negócios, como:

  • Facilidade de acesso;
  • Manutenção por conta do próprio sistema;
  • Redução de custos com instalação e treinamento de equipe;
  • Backups automáticos, que garantem maior segurança dos dados da empresa e dos clientes,
  • Definição de logins e senhas sem limite de acesso, com todos os usuários livres para utilizar a plataforma quando quiser, de qualquer lugar.

Preços de ERP conforme a escolha

Uma solução de ERP tradicional, instalada localmente, naturalmente exige um investimento maior devido à sua complexa implementação e à aquisição de servidores e computadores que deem conta do recado.

Tudo isso sem contar o preço da licença de uso do sistema, que pode se tratar de um alto valor, principalmente para pequenos e médios negócios, que precisam reduzir despesas ao máximo no início das operações.

Os preços do ERP on-line, portanto, podem surpreender positivamente, já que sua forma de pagamento é em formato SaaS (software as a service ou software como serviço). São pagas mensalidades fixas, que já incluem todas as funções desejadas por você.

Adicione features de acordo com suas necessidades!

O ERP para pequenas empresas é indicado no formato em nuvem por conta de mais um importante detalhe. A empresa pode adquirir o pacote básico do sistema, com seus módulos e funcionalidades.

Módulos competentes à maioria dos negócios e ramos de atuação consistem em vendas, financeiro, painel do contador, CRM (customer relationship management), compra, estoque e produção, juntamente com a emissão de notas e boletos, que atendem a todas as exigências fiscais.

Mas sua empresa não só pode como deve adquirir as funcionalidades que se encaixam no dia a dia do negócio, dependendo do segmento de atividade. Pequenas indústrias, empresas de construção civil, escolas e consultórios médicos, por exemplo, podem contar com módulos específicos, que potencializam a atuação.

Melhores opções Omie: fale com um consultor

O ERP da Omie é 100% em formato cloud. Com módulos completamente integrados, o sistema é seu braço direito na otimização de todos os processos empresariais, organizando a operação da organização e automatizando tarefas manuais e repetitivas.

O que você está esperando para extrair o melhor da sua empresa e de seus colaboradores? Para contar com melhores planejamentos e execuções de tarefas e tomar as decisões mais assertivas, um sistema de gestão é o aliado perfeito.

O objetivo da Omie é trazer uma parceria de valor ao ecossistema empreendedor no Brasil. Com um sistema eficiente, seguro e intuitivo, seu negócio pode dar passos certeiros a caminho do sucesso. Para conhecer melhor nosso software e saber mais sobre preços de ERP, fale agora mesmo com um consultor!

5ea7483453f6e3aacf684b75 CTA fale com consultor 2 4
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado