Novidades para a gestão de contratos e serviços temporários

Navegação Rápida
Navegação Rápida

Profissionais e empresas prestadoras de serviços, constantemente, estão sujeitas as sazonalidade do mercado e, porque não dizer, a incrementos de pedidos no momento da prestação de serviços.

A sazonalidade é comum em diversos setores da economia, existem atividades que são realizadas somente em determinadas épocas do ano, na agricultura, por exemplo, as estações do ano ditam o momento de plantio e colheita, impactando o momento de negociar com fornecedores e clientes.

Já no varejo, em geral, esse cenário variável é motivado por datas comerciais comemorativas, como dia das mães, natal, páscoa, entre outras.

Para os prestadores de serviços, ter um gerenciamento efetivo sobre as atividades que são realizadas de forma temporária, pontual ou incremental pode representar uma grande diferença no faturamento do mês.

Gestão de contratos facilita controle do negócio

Onde você guarda todos seus contratos? Eles podem estar em uma gaveta ou dentro de uma pasta, certo? Mas toda vez que você precisa de algo é aquela correria para encontrar e deixar tudo em ordem é um desafio.

Ter um sistema que te ajuda na gestão de contratos pode ser o começo do sucesso do seu negócio. Com o ERP Omie você tem tudo ao alcance da sua mão e isso vai te dar muito mais segurança e agilidade, além de facilitar a integração com o seu contador, que terá todas as informações corretas de maneira organizada e de fácil visualização.

Utilizar a tecnologia como aliada vai facilitar bastante o desenvolvimento do seu negócio e vai te ajudar a realizar tarefas, antes complicadas, de maneira bem simples. Um exemplo é adicionar serviços temporários a contratos vigentes.

Do começo: o que são serviços temporários, esporádicos ou pontuais?

Você pode imaginar que serviços temporários são somente aquelas atividades que você realiza exclusivamente em determinado período, mas elas são mais que isso; são antes de tudo, uma ótima oportunidade de venda incremental.

Vamos exemplificar: um cliente entra em contato solicitando seus serviços, você produz o orçamento e depois da negociação, fecha o contrato. No dia marcado para o serviço, vê que precisa realizar serviços adicionais ou complementares ao previsto inicialmente no contrato; neste momento, você volta para o momento da negociação, pois esses novos trabalhos são variações dentro do mesmo contrato e você deve contemplar isso na sua atuação.

Dificilmente você vai fazer um novo contrato neste momento, certo? Afinal, você está “no meio” do serviço, ou apenas, seu cliente entende que você tem o domínio técnico necessário para fazer a recomendação e a justificativa da atividade extra.

Organização é a chave do negócio

Possuir controle das solicitações adicionais é vital para o sucesso da sua empresa, pois isso impacta em questões financeiras, estoque e produtividade, como:

  • Controle das receitas que entram da forma adequada, facilitando o controle do capital e do saldo da empresa;
  • Gestão dos produtos em estoque para realização do serviço temporário será contemplado;
  • Calcular sua hora-trabalho é importante para poder realizar o orçamento da forma adequada e não perder dinheiro.

A organização contribui tanto para que você tenha uma gestão de contratos mais efetiva sobre a prestação de serviços, quanto para trazer transparência no relacionamento com seu cliente.

Possuir esses pontos mapeados permitir uma visão ótica sobre sua atuação mais próxima da realidade, fazendo com que seu caixa sempre esteja saudável e a empresa prospere. Essa organização impacta também na relação da sua empresa com o seu contador, pois permitirá que ele tenha mais tempo para te ajudar em questões estratégicas, fazendo que seja um parceiro ainda mais importante.

Mas, qual a solução?  

Ser claro com seu cliente é o primeiro passo, essa honestidade estreita e fortalece a relação. Na questão burocrática, temos uma solução simples: adicionar ao contrato existente esses serviços variáveis, sem que exista a necessidade da elaboração de um novo.

Você possui um cenário mais seguro e ágil, pois não existirá a necessidade de novas assinaturas e você ganha tempo para realizar o serviço necessário de forma rápida, como dizem: “tempo é dinheiro!”.

Como fazer? 

Todo esse movimento é importante para possuir uma relação mais forte e genuína com seus clientes. A tecnologia ajudou nesse processo, pois antes, em geral, seria necessária a elaboração de um novo contrato ou um aditivo contratual.

Em nosso sistema ERP Omie, o processo de adicionar os serviços temporários leva poucos minutos. Nossa equipe construiu um passo a passo completo para que você entenda como fazer e conquiste ainda mais prosperidade para seu negócio.

Quer saber como melhorar a gestão do seu negócio? Fale com um de nossos especialistas.

Bônus: mudamos a forma de você adicionar um novo serviço a vários contratos!

Uma empresa em crescimento e evolução constante tende a adotar e criar serviços novos de maneira natural, pois isso permite ampliar a relação com seus clientes e aumenta a percepção de valor de seu negócio. Com esse cenário, você pode se ver na situação de precisar adicionar ao mesmo tempo, em diversos contratos, um novo serviço.

Agora, imagine que você precisa fazer isso em 10 contratos, parece fácil, certo? E se esse número fosse 100, 1.000 ou 10.000? Temos uma situação tensa e que te faria perder o sono, além de horas de trabalho de suas equipes para essa produção.

Agora, muita calma! Para te salvar desse cenário, lançamos uma função que permite adicionar um novo serviço em diversos contratos ao mesmo tempo, te fazendo economizar diversas horas de produtividade da sua equipe e permitindo que você foque no crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Imagine selecionar os contratos, cadastrar o novo serviço e pronto, em poucos minutos você tem seus contratos atualizados e disponíveis. Quer saber como ganhar tempo em seu negócio? Fale com a gente!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
BPMN
BPMN: o que é e como funciona? Confira uma representação visual para mapear os processos na sua empresa.
imagem imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
Com os serviços financeiros da Omie a economia e a eficiência da sua gestão são garantidas