Relatório de Orçamento de Caixa Turbinado

Ampliando os instrumentos de planejamento e controle financeiro da sua empresa para tomadas de decisões assertivas

05/Dez/2018
Evolução Omie

O principal objetivo do Orçamento de Caixa (ou Previsto x Realizado) é dimensionar para um dado período, se haverá ou não, recursos disponíveis para suprir as necessidades de caixa da empresa, ou até mesmo analisar como a empresa performou financeiramente em um determinado período conforme o que foi planejado anteriormente. Através do nível projetado de caixa pode-se orçar a parte de recursos que deverão ser captados e a melhor destinação dos possíveis excedentes de caixa. Justifica-se esta preocupação, porque na atual conjuntura, se o dinheiro não estiver corretamente aplicado, ele se tornará antiprodutivo para a empresa, na proporção do tempo em que estiver ocioso.

Dessa forma, o orçamento é o instrumento que permite ao administrador financeiro saber, antecipadamente, se haverá problemas de liquidez ou não, em termos operacionais e não operacionais, considerados todos os aspectos de solvência e de rentabilidade da empresa.

Com base nisso empresa irá projetar a necessidade de levantar empréstimos para cobrir déficit de caixa, analisando as fontes internas e externas, o custo financeiro de operação, as reciprocidades que deverão ser oferecidas à instituição de crédito, etc.

Por outro lado, na aplicação, deverão ser considerados o volume de recursos que serão comprometidos, o tempo, o risco, a liquidez e a rentabilidade do investimento.

O sistema Omie ERP permite realizar a gestão do Orçamento de Caixa (ou Previsto x Realizado) possibilitando as análises mencionadas e consequentemente ampliando o nível da gestão financeira da empresa.

Ao acessar o módulo Finanças >> Previsto x Realizado

O planejamento financeiro da empresa é registrado mensalmente e é comparado com o que a empresa vem performando ao longo do tempo, inclusive com justificativas em função de eventuais desvios observados, tanto para mais como para menos. As justificativas são verdadeiros aprendizados para sempre melhorar as previsões no futuro e também servem como base para as tomadas de decisões que naturalmente são necessárias.

Ao realizar a impressão do orçamento é possível emitir um relatório, no formato PDF, que poder ser usado nas reuniões de conselho da empresa. É o momento das grandes decisões!

Uma grande novidade é que agora, o sistema Omie ERP, também permite realizar a emissão de relatórios do Orçamento de Caixa no formato de tabela dinâmica.

Com isso o administrador terá condições de ampliar o nível de análise financeira, com base no registro das previsões (orçado) comparando com o que foi realizado ou que está planejado para ser realizado.

Dessa forma é possível realizar análises considerando períodos mensais, ou maiores, como por exemplo, de um trimestre, de um semestre, de um ano ou até mesmo de períodos específicos.

É uma ferramenta espetacular de análise!

Imagine você ter em suas mãos o planejamento do ano todo comparado com o realizado? Certamente tomará ótimas decisões com base nisso!

Imagine você tendo condições de, em um único relatório, você conseguir analisar a evolução financeira da empresa comparando vários períodos? É uma mão não roda para demonstrar aos investidores a solidez de crescimento da empresa com base em dados reais e online.

Aproveite esta ferramenta para realizar o orçamento de caixa da sua empresa e desfrute de todos os benefícios que este planejamento pode oferecer.

#planejamento

#saudefinanceira

#crescimento

#prosperidade

José Adriano

Fanático por aprender e ensinar, responsável por treinamentos na Omiexperience. Acredita na capacidade inesgotável do ser humano em aprender coisas novas o tempo todo e que conhecimento é o grande combustível para o sucesso.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas