Responsabilidade social: o que é e por que é importante?

Responsabilidade social é um conjunto de práticas que tem como objetivo promover benefícios sociais e consequentemente empresariais. Acesse e confira

26/Out/2020
Gestão

O novo modelo de consumidor atual, mais exigente e que analisa a fundo a qualidade e a procedência dos produtos, ajudou a transformar a responsabilidade social dentro das empresas e fez com que esse conceito ganhasse mais espaço entre elas. Isso acontece tanto em processos de produção mais sustentáveis quanto em marcas mais engajadas no meio social.


Nesse cenário, a imagem da empresa pode ganhar mais destaque nas grandes mídias ao mostrar para o consumidor a sua contribuição na sociedade. Por exemplo, já notou como é mais comum encontrar notas de imprensa sobre ações sociais em portais de notícias? Essa é uma situação que demonstra essa nova situação.


Interessado em entender o que é responsabilidade social e qual a sua importância no dia a dia empresarial? Acompanhe o conteúdo a seguir e saiba mais sobre o papel dessa ação dentro do seu negócio. 


Entenda o conceito de responsabilidade social

Responsabilidade social, também conhecida pela sigla RS, é um conceito que define as práticas voluntárias das empresas para o seu meio social, ou seja, ações que beneficiam de algum modo a sociedade, seja de maneira externa, com a arborização de uma praça, ou interna, com um curso de capacitação profissional, por exemplo.


Esses exemplos de ações, além de proporcionarem boas condições sociais, refletem em melhores e maiores oportunidades de fazer negócio.


Com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e ainda gerar benefícios à sociedade, os projetos de responsabilidade social empresarial são totalmente voluntários, porém, ainda são adotados em maior parte pelos negócios de grande porte do mercado.


Por que é importante?

Apesar de ser voluntário, você sabe por que é tão importante implementar o conceito de responsabilidade social em uma empresa? Se a sua resposta for não, imagine-se como consumidor e pense no impacto que uma companhia ativa em causas sociais tem na mídia e nos clientes. Então, esse é o porquê.


As empresas que começaram a adotar esse tipo de prática têm sentido o impacto desse tipo de estratégia  tanto no seu faturamentos quanto no número de clientes, trazendo uma vantagem competitiva. A RS tem uma influência ampla quando o assunto é seu poder de mudança social e empresarial.

 

Como esse processo é dividido?

Como você pode imaginar, a responsabilidade social é bem flexível e pode ser adotada de várias maneiras, inclusive como um projeto de causa ambiental. Para conhecer cada modalidade dessa prática e entender qual o melhor caminho para a sua empresa, veja os tópicos abaixo.


Empresarial

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um conjunto de ações que tem como objetivo melhorar o ambiente e a comunidade ao redor da empresa. Ou seja, ela tem como intuito capacitar e inspirar as pessoas, criando novas oportunidades de negócios para os públicos.


Corporativa

Ética e responsabilidade social estão atreladas a essa modalidade corporativa (RSC), que tem como meta promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida tanto de seus colaboradores e familiares, quanto da comunidade local e da sociedade como um todo.

 

Socioambiental

Atrelada ao conceito de responsabilidade social e ambiental, essa prática tem como objetivo promover a sustentabilidade na sociedade. Isso quer dizer que as empresas passam a aderir a processos mais conscientes sobre o meio ambiente, adquirindo uma certificação ambiental, como a ISO 14001.

 

Individual

A Responsabilidade Social Individual envolve ações solidárias realizadas por uma única pessoa, mas que podem ser feitas por gestores e empresários e refletem diretamente na imagem da empresa. Isso inclui trabalhos voluntários em ONGs (Organizações Não Governamentais) e assistências sociais.


Qual a diferença em relação à política de responsabilidade social?

Já ouviu falar em política de responsabilidade social? Pois então, esse é um conceito diferente da responsabilidade social, mas os dois são constantemente confundidos. Enquanto a RS diz respeito às ações e práticas, a política é usada para documentar essas decisões.


Isso quer dizer que a política de responsabilidade social é criada para organizar e ajudar a desenvolver as estratégias de todas as modalidades de RS, tornando transparentes ao público todos esses dados.


Aprenda mais com o e-book Empreendedorismo Feminino

Quer saber mais sobre como você pode inovar na sua empresa? Conheça o e-book Omie sobre Empreendedorismo Feminino e aproveite para aprender mais sobre os conceitos de empreendedorismo e representatividade.



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas