O que é responsabilidade social? Entenda por que é tão importante praticar!

Sua empresa pode trabalhar para construir um futuro melhor e ainda se destacar no mercado com ações de responsabilidade social.
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A responsabilidade social ocupa um espaço cada vez mais importante nas empresas e isso não é à toa. Os consumidores não escolhem apenas um produto com a melhor qualidade, mas sim valorizam uma marca que tenha uma preocupação social e ambiental.

Assim, empresas comprometidas com a sociedade e com um mundo mais sustentável ganham cada vez mais espaço no mercado. Mas como ser socialmente responsável na prática? Veja a importância da responsabilidade social e exemplos de como implementar.  

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade social, ou RS, é um conceito que define as práticas voluntárias das empresas para o seu meio social, ou seja, ações que beneficiam de algum modo a sociedade.

Por exemplo: as práticas podem ser externas, com a arborização de uma praça, ou internas, com um curso de capacitação profissional ou adoção de medidas sustentáveis, como eliminar o uso de copos plásticos, reduzir impressões em papel e outras.

Esse tipo de iniciativa, além de proporcionar benefícios para a sociedade e para o meio ambiente, reflete em melhores e maiores oportunidades de fazer negócio. Isso porque contribuem para a construção da marca e posicionamento da empresa perante o público.

Cabe acrescentar que a responsabilidade social está atrelada às práticas ESG de empresas, ou seja, ligada às questões de Environmental, Social e Governance ou Ambiental, Social e Governança.

Qual a importância da responsabilidade social nas empresas?

Atualmente, os negócios não podem pautar suas ações e políticas pensando apenas no mercado. É fundamental ter um comprometimento com questões importantes da sociedade, demonstrando, assim, uma postura responsável.

Com isso, a empresa passa a utilizar processos mais limpos e que valorizam as pessoas, impactando o seu redor e o mundo positivamente. E essa postura é muito bem avaliada pelos clientes, melhorando, assim, os resultados da organização.

Ou seja, ao aplicar ações socialmente responsáveis em seu dia a dia, produtos e serviços, você atrai e fideliza consumidores, ganhando espaço na concorrência e se tornando referência em seu segmento.

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Qual o objetivo de adotar práticas de responsabilidade social?

A preocupação de governos e da sociedade, mais do que nunca, se volta para a preservação ambiental e para a construção de um mundo menos desigual. E as empresas não só podem, como devem participar desse movimento.

Então, o objetivo de adotar o empreendedorismo social é, justamente, de realizar iniciativas em prol da sociedade e da sustentabilidade, mostrando que a empresa sabe do seu papel transformador para uma sociedade melhor.

Como foi dito, tudo isso tem como resultado o crescimento do negócio, pois ele ganha vantagem competitiva e visibilidade, chamando a atenção da mídia e dos consumidores.

Tipos de responsabilidade social 

A responsabilidade social é bem flexível e pode ser adotada de várias maneiras. Para conhecer cada modalidade dessa prática e entender qual é o melhor caminho para a sua empresa, confira os tópicos a seguir.

Empresarial 

A responsabilidade social empresarial (RSE) é um conjunto de ações cujo objetivo é melhorar o ambiente e a comunidade ao redor da empresa. Tem como intuito capacitar e inspirar as pessoas, trazendo novas oportunidades de negócios para os públicos.

Corporativo 

Ética e responsabilidade social estão atreladas à responsabilidade social corporativa (RSC), cuja meta é promover o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida tanto de seus colaboradores e familiares quanto da comunidade local e da sociedade como um todo.

Socioambiental

A responsabilidade socioambiental (RSA) visa promover a sustentabilidade na sociedade. Isso quer dizer que as empresas passam a adotar processos mais conscientes sobre o meio ambiente, adquirindo, por exemplo, uma certificação ambiental, como a ISO 14001. 

Individual

A responsabilidade social individual envolve ações solidárias realizadas por uma única pessoa e, assim, podem ser feitas por gestores e empresários, refletindo diretamente na imagem da empresa.

Quais são as características essenciais da responsabilidade social?

Quando se fala em responsabilidade social nas empresas, é preciso destacar que se trata de uma postura focada nas seguintes características:

  • posicionamento ético em suas ações;
  • cuidado com clientes e colaboradores;
  • transparência na gestão e iniciativas;
  • envolvimento com a comunidade;
  • bom relacionamento com os fornecedores.

Diferença entre política de responsabilidade social e a convencional

Enquanto a responsabilidade social diz respeito às ações e práticas sociais e sustentáveis, a política é usada para documentar essas decisões.

Isso quer dizer que a política de responsabilidade social é criada para organizar e ajudar a desenvolver as estratégias de todas as modalidades de RS, tornando transparentes ao público interno e externo todos esses dados.

Exemplos de ações de responsabilidade social empresarial

Ao colocar em prática as ações de responsabilidade social, as empresas precisam, por meio de ações concretas, mostrar que realmente aderiram ao projeto. Não basta ter um belo discurso, é preciso apresentar ações verdadeiras, como:

  • realizar práticas que beneficiam o meio ambiente, como utilizar energia limpa, adotar tecnologia verde, reduzir o uso de papel, fazer o tratamento adequado de resíduos, utilizar embalagens recicláveis, entre outras ações;
  • valorizar os colaboradores com atitudes pensadas em seu bem-estar e desenvolvimento profissional;
  • ter um cuidado com a segurança das equipes;
  • reduzir e eliminar o uso de papel com processos automatizados;
  • fazer o reaproveitamento de materiais e outras iniciativas de sustentabilidade empresarial;
  • construir uma equipe diversificada, escolhendo os talentos independentemente da sua cor, raça, orientação sexual, se é ou não pessoa com deficiência;
  • escolher fornecedores que façam extração de matérias-primas de modo sustentável, com uma postura responsável em relação às comunidades locais;
  • selecionar empresas fornecedores que utilizam processos mais limpos de produção;
  • apoiar organizações que correspondam com os valores e posicionamento da empresa;
  • adotar práticas leais com a concorrência;
  • investir parte do capital social da empresa em doações financeiras ou campanhas de doação de produtos para entidades assistenciais;
  • introduzir a mentalidade de voluntariado junto aos colaboradores, realizando, por exemplo, serviços de apoio a instituições assistenciais e centros de educação e saúde.

Como praticar a responsabilidade social? 

Como foi mostrado a partir dos exemplos acima, a responsabilidade social pode ser praticada a partir de ações simples. 

Basta identificar quais pontos podem ser melhorados em processos internos, trazendo ganhos para o meio ambiente, e o que pode ser feito para a comunidade, verificando como a sua empresa pode fazer a diferença. 

Verificar como melhorar a gestão de pessoas, com respeito à inclusão e diversidade, e com planos para a valorização profissional dos colaboradores também são atitudes relacionadas com uma postura socialmente responsável.

Diferença entre ética e responsabilidade social

O conceito de ética se refere à conduta e normas pautadas na integridade e respeito. Dessa maneira, ao adotar um comportamento ético, a empresa está tendo uma postura de responsabilidade social.

Uma oportunidade para crescimento responsável

A responsabilidade social deve ser adotada por empresas que entendem seu papel na sociedade e querem construir um futuro melhor. Portanto, o empreendedorismo social é uma oportunidade para o desenvolvimento de negócios conscientes e diferenciados.

Ao automatizar processos, você reduz o uso de papel e otimiza o dia a dia empresarial. Entenda como as funcionalidades do sistema de gestão Omie vão facilitar a sua rotina.

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