Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2019

Está ansioso para receber a restituição do IRPF 2019? Saiba quais são as datas e como consultar o 1º lote da restituição do imposto de renda para pessoa física

14/06/2019
Gestão

Todos os anos, a partir de junho, a receita federal libera os lotes de restituição do imposto de renda pessoa física. Todos os contribuintes que fizeram a entrega da declaração entre os meses de março e abril poderão, a partir deste mês, consultar a sua restituição já está disponível.

As restituições do imposto de renda de pessoa física acontecem entre o período de junho a dezembro de cada ano de acordo com o calendário disponível no site da receita federal, no ano de 2019 elas acontecerão nas seguintes datas:

Datas dos lotes da restituição do IRPF 2019:

- 1º lote do IRPF em 15/06/2019
- 2º lote do IRPF em 15/07/2019
- 3º lote do IRPF em 15/08/2019
- 4º lote do IRPF em 16/09/2019
- 5º lote do IRPF em 15/10/2019
- 6º lote do IRPF em 18/11/2019
- 7º lote do IRPF em 16/12/2019

Os primeiros a receberem a restituição do Imposto de Renda são os aposentados e pensionistas, estes recebem logo no primeiro lote. Para os demais contribuintes, a ordem de restituição seguirá a ordem de entrega da declaração, ou seja, o quando antes você entregou a sua declaração, mais rápido receberá a restituição.

Como consultar o valor da restituição do IRPF?

O valor a ser restituído é atualizado pela taxa SELIC e para consultar qual o percentual que será aplicado a sua restituição basta acompanhar no site da receita federal esses percentuais.

A restituição será depositada diretamente na conta bancária que foi indicada no preenchimento da declaração de imposto de renda, na data indicada nos lotes acima, caso não tenha preenchido a sua conta bancária na declaração de imposto de renda, a partir da data de restituição, o valor ficará disponível para retirada nas agências do Banco do Brasil.

No início de cada mês você pode consultar se sua declaração já está disponível para restituição, basta acessar o site e preencher os campos conforme imagem abaixo:

Quando posso resgatar o valor da restituição do IR?

Após clicar em consultar você irá visualizar se sua declaração já está na base da receita federal em fila de restituição, isso quer dizer que está tudo ok com a sua declaração e é preciso esperar o lote em que ela estará disponível, no mês que a sua declaração estiver disponível para restituição aparecerá a data que ocorrerá o crédito.

Caso apareça alguma mensagem diferente das apontadas, pode ter ocorrido algum problema com a sua declaração e você ter caído na malha fina, com isso é necessário entrar em contato com o seu contador ou consultar através do portal e-CAC o motivo de sua declaração estar com problemas.

E agora, como regularizar minha declaração do imposto de renda?

Para regularizar é preciso fazer uma declaração retificadora, corrigindo o erro apontado, nesse sentido a sua restituição deverá vir somente no último lote, ou nos lotes residuais após a análise da receita federal, os lotes residuais normalmente são creditados entre os meses de janeiro e fevereiro do ano seguinte ao da declaração.

Em todo o caso, no site da receita federal há uma página exclusiva para tratar de imposto de renda, basta acessar o link e verificar tudo que você precisar:

Em caso de dúvidas mais específicas, basta entrar em contato com o contador que fez a sua declaração, ele poderá lhe ajudar a entender melhor todos os pontos da declaração e restituição.

Edgar Luna

Receber e poder transmitir conhecimento é minha maior motivação. Apaixonado por ler/escrever, estudar, música e teatro. Formado em contabilidade com especialização na área de controladoria e gestão de pessoas, minha meta é poder contribuir para que o mundo seja um lugar melhor a cada dia. Tenho como filosofia de vida transformar ações em emoções e com isso contribuir para que as pessoas ao meu entorno possam se desenvolver.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas