Setores de comércio e construção crescem

O clima de otimismo começa a mostrar os seus primeiros números concretos ainda em 2018
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O que se espera para 2019 é crescimento, o clima é de otimismo. Sim, você já leu isso antes, aqui inclusive!

Essa confiança ainda não se concretizou em frutos, mas os primeiros blocos da fundação deste novo ano começam a aparecer nos últimos índices de 2018.

São muitos os setores que já apresentam números que acalmam o empresariado, que esperam um tempo de menos incertezas. 2018 foi um ano tão longo que muita gente já até se esqueceu que além das eleições, tivemos Copa do Mundo e uma greve dos caminhoneiros quase sem precedentes no país.

Dentre os muitos números, destacam-se os índices de confiança, batendo recordes em alguns setores. Segundo números da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o último crescimento do índice de confiança, de 5,7 pontos agora em dezembro, no comércio brasileiro atingiu a maior marca desde abril de 2013.

Chegando aos 105,1 pontos, o índice passou a casa dos 100 pontos para este setor, ultrapassando o limite que indica níveis elevados de confiança. A última vez que essa marca foi atingida foi em março de 2014.

Construindo a vontade de crescer

Outro setor que animou os otimistas foi o setor de construção, atingindo o melhor índice dos últimos 4 anos, com o crescimento de 0,8 pontos agora em dezembro. O ICST (Índice de Confiança da Construção) chegou na marca de 85,5 pontos.

Estes números fazem com que a esperança de otimismo para 2019 comece a se transformar numa previsão mais fundamentada. Ainda não viramos o ano, mas falta menos de uma semana, e se você viver 2019 desde o dia 2 de janeiro, os motivos para acreditar num bom ano só aumentam.

Leia mais sobre como o contador deve se comportar num ano de crescimento e mudanças tecnológicas no nosso artigo O Contador de 2019. Se você planeja empreender e investir nesse clima de otimismo, veja também O que você precisa saber para investir em uma franquia de tecnologia.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado