Setores de comércio e construção crescem

O clima de otimismo começa a mostrar os seus primeiros números concretos ainda em 2018

28/Dez/2018
Empreendedorismo

O que se espera para 2019 é crescimento, o clima é de otimismo. Sim, você já leu isso antes, aqui inclusive!

Essa confiança ainda não se concretizou em frutos, mas os primeiros blocos da fundação deste novo ano começam a aparecer nos últimos índices de 2018.

São muitos os setores que já apresentam números que acalmam o empresariado, que esperam um tempo de menos incertezas. 2018 foi um ano tão longo que muita gente já até se esqueceu que além das eleições, tivemos Copa do Mundo e uma greve dos caminhoneiros quase sem precedentes no país.

Dentre os muitos números, destacam-se os índices de confiança, batendo recordes em alguns setores. Segundo números da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o último crescimento do índice de confiança, de 5,7 pontos agora em dezembro, no comércio brasileiro atingiu a maior marca desde abril de 2013.

Chegando aos 105,1 pontos, o índice passou a casa dos 100 pontos para este setor, ultrapassando o limite que indica níveis elevados de confiança. A última vez que essa marca foi atingida foi em março de 2014.


Construindo a vontade de crescer

Outro setor que animou os otimistas foi o setor de construção, atingindo o melhor índice dos últimos 4 anos, com o crescimento de 0,8 pontos agora em dezembro. O ICST (Índice de Confiança da Construção) chegou na marca de 85,5 pontos.

Estes números fazem com que a esperança de otimismo para 2019 comece a se transformar numa previsão mais fundamentada. Ainda não viramos o ano, mas falta menos de uma semana, e se você viver 2019 desde o dia 2 de janeiro, os motivos para acreditar num bom ano só aumentam.

Leia mais sobre como o contador deve se comportar num ano de crescimento e mudanças tecnológicas no nosso artigo O Contador de 2019. Se você planeja empreender e investir nesse clima de otimismo, veja também O que você precisa saber para investir em uma franquia de tecnologia.

Wagner Xavier

Wagner Xavier é Diretor de Contas Especiais na Omie.
Com vasta experiência no mercado de tecnologia voltado para contadores e um fã confesso do bom rock’n’roll.
Quer falar com ele? wagner@omie.com.br

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas