Sistema de CRM para marketing: por que é importante e como escolher?

Procurando por sistema de CRM para marketing? Leia este artigo e saiba como escolher.

07/Jun/2022
Gestão

Com o passar dos anos e de revoluções industriais, a forma de se relacionar com clientes mudou. Cada vez mais, as marcas têm buscado maneiras inovadoras para saírem do “mais do mesmo” e cativar audiências maiores. Nesse contexto, surgem diversas novas soluções, inclusive, as digitais. O sistema CRM para marketing é uma delas.

Sigla para Customer Relationship Management, o termo em português significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. De forma resumida, trata-se do conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias voltadas para isso. 

Qual cliente não gosta de uma jornada de compra bem estruturada, com atenção aos detalhes e um bom atendimento? Por trás de tudo isso, está o CRM. 

Neste artigo, você entenderá o que é um sistema de CRM, qual a sua finalidade e quais os motivos para utilizá-lo no dia a dia da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

O que é sistema CRM?

O sistema CRM é uma tecnologia capaz de coletar, armazenar e organizar dados de clientes e possíveis clientes para automatizar tarefas, como relatórios, análises de KPIs (indicadores-chave de performance) e o comportamento do consumidor do seu negócio. 

Em outras palavras, ele é o braço direito do setor de marketing, vendas e relacionamento com clientes, pois permite que sejam criadas ações mais assertivas e com melhor direcionamento, visto que contêm informações valiosas em seu repertório.

No mercado, existem diversos tipos de CRM que auxiliam os diferentes setores de uma empresa. Confira a seguir alguns deles.

CRM de vendas

Trata-se da ferramenta utilizada para coletar e organizar dados, estruturar as vendas e melhorar os relacionamentos com os contatos. Nesse sentido, permite personalizar comunicações e auxilia o setor a marcar oportunidades, passando por todos os estágios do funil de vendas.

O sistema de CRM voltado para vendas possibilita que o time comercial de um negócio trabalhe de forma mais alinhada e atualize, em tempo real, a situação das negociações, assim como as metas e previsões de vendas.

CRM de suporte

Utilizado para um atendimento mais eficiente e rápido, o CRM de suporte integra informações para fidelizar clientes e oferecer um acompanhamento a longo prazo. 

Dessa forma, é possível adequar o produto às principais necessidades dos clientes e, possivelmente, realizar novas vendas.

CRM de marketing

Para o marketing, o CRM é uma rica fonte de informações que dão base para a criação de público-alvo, de personas e para traçar o perfil dos clientes atendidos. No sistema, são registrados hábitos de consumo que ajudam o marketing a criar campanhas melhor direcionadas.

O CRM em marketing simplifica e otimiza as estratégias traçadas pelo setor, o que leva a um melhor resultado em vendas. 

Por que usar o CRM para o marketing?

A ferramenta de CRM no marketing é capaz de funcionar como um direcionador, pois oferece aos profissionais muitos dados valiosos para a criação de campanhas, alinhamento de conteúdos para o público-alvo e personas adequadas. 

Ter um CRM em uma equipe de marketing é o equivalente a contar com um mapa quando não se conhece direito uma cidade onde se está dirigindo. O que você acha de ter um marketing mais orientado a resultados? Ter um sistema CRM para marketing faz parte do processo.

Confira o que o CRM pode oferecer ao setor:

  • Segmentação: com o CRM, é possível acessar os principais perfis de clientes, visitantes de um site e leads. Isso facilita a visualização das informações por toda a equipe;
  • Conteúdo personalizado: juntando os perfis da segmentação, pode-se criar conteúdos melhor direcionados ao público montado;
  • Engajar clientes: também é facilitada a possibilidade de resgate de clientes antigos ou que, por algum motivo, ficaram estagnados no funil de vendas. O setor de marketing pode criar campanhas para engajar esses clientes;
  • Campanhas de e-mail marketing: uma ferramenta como o sistema de CRM para marketing também é fundamental para criar campanhas de e-mail, seja para vendas, relacionamento ou outro objetivo;
  • Publicação de conteúdos em redes sociais: também é possível planejar e agendar postagens para redes sociais;
  • Relatórios: com tantas opções de ações, também é fundamental mensurar os resultados. O CRM de marketing permite extrair relatórios com diversos indicadores-chave de performance.

Como escolher um sistema CRM para marketing?

A escolha do CRM para marketing mais adequado para o seu negócio vai depender de suas demandas, assim como o orçamento disponível. 

Veja, a seguir, o que considerar ao realizar a escolha:

  • Quantidade de demanda: ao escolher o sistema ou plano, tenha em mente a quantidade de leads que deseja captar, quantos e-mails pretende enviar e saiba escolher de acordo com objetivos reais;
  • A verba disponível: além de manter os pés no chão na hora de pensar a quantidade de demanda, também é necessário saber qual a verba disponível. Tendo ciência deste número, é o momento de pensar no melhor custo-benefício do mercado;
  • Integração com outros softwares: é importante entender, no momento da escolha e aquisição, se é possível integrar o sistema que vai adquirir com outros sistemas externos. Assim, a aplicação da tecnologia ao setor pode se tornar ainda mais completa, com mais funcionalidades;
  • Suporte: contar com a ajuda de profissionais também é importante para resolver questões pontuais sobre a utilização da ferramenta. 

CRM para marketing: a escolha certa para o crescimento do seu negócio

Se você chegou até aqui, com certeza está convencido de que existem inúmeros motivos para investir em um CRM para marketing.

Para garantir o cumprimento de uma meta ao final de determinado período, é extremamente importante ter acompanhado o processo para ter métricas que demonstrem o sucesso ou o fracasso da estratégia utilizada em certo prazo.

Sabemos que o crescimento e a sustentação de um negócio tem a ver com erros, reparos e acertos. Por isso, investir em ferramentas que ajudem a trilhar esse caminho deixa de ser uma opção para se tornar algo crucial para as empresas. 

A sua empresa está pronta para essa realidade?

Normalmente, sistemas de gestão empresarial contam com um módulo de CRM, a exemplo da Omie, que é um sistema de gestão completo. O CRM da Omie conta com as seguintes funcionalidades:

  • visão simples dos status das negociações;
  • resumo do pipeline de vendas;
  • histórico de negociação ABC;
  • otimização de delegação de tarefas importantes para a equipe.

Além disso, a Omie oferece integração entre os setores de uma empresa, garantindo previsibilidade e fluidez para todo o processo de gestão empresarial.

Destrave o crescimento do seu negócio. Solicite uma proposta ou experimente grátis!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas