Sistema de CRM para marketing: por que é importante e como escolher?

Procurando por sistema de CRM para marketing? Leia este artigo e saiba como escolher.
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Com o passar dos anos e de revoluções industriais, a forma de se relacionar com clientes mudou. Cada vez mais, as marcas têm buscado maneiras inovadoras para saírem do “mais do mesmo” e cativar audiências maiores. Nesse contexto, surgem diversas novas soluções, inclusive, as digitais. O sistema CRM para marketing é uma delas.

Sigla para Customer Relationship Management, o termo em português significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. De forma resumida, trata-se do conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias voltadas para isso.

Qual cliente não gosta de uma jornada de compra bem estruturada, com atenção aos detalhes e um bom atendimento? Por trás de tudo isso, está o CRM.

Nesse artigo, você entenderá o que é um sistema de CRM, qual a sua finalidade e quais os motivos para utilizá-lo no dia a dia da sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

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O que é sistema CRM?

O sistema CRM é uma tecnologia capaz de coletar, armazenar e organizar dados de clientes e possíveis clientes para automatizar tarefas, como relatórios, análises de KPIs (indicadores-chave de performance) e o comportamento do consumidor do seu negócio.

Em outras palavras, ele é o braço direito do setor de marketing, vendas e relacionamento com clientes, pois permite que sejam criadas ações mais assertivas e com melhor direcionamento, visto que contêm informações valiosas em seu repertório.‍

No mercado, existem diversos tipos de CRM que auxiliam os diferentes setores de uma empresa. Confira a seguir alguns deles.

CRM de vendas

Trata-se da ferramenta utilizada para coletar e organizar dados, estruturar as vendas e melhorar os relacionamentos com os contatos. Nesse sentido, permite personalizar comunicações e auxilia o setor a marcar oportunidades, passando por todos os estágios do funil de vendas.

O sistema de CRM voltado para vendas possibilita que o time comercial de um negócio trabalhe de forma mais alinhada e atualize, em tempo real, a situação das negociações, assim como as metas e previsões de vendas.

CRM de suporte

Utilizado para um atendimento mais eficiente e rápido, o CRM de suporte integra informações para fidelizar clientes e oferecer um acompanhamento a longo prazo.

Dessa forma, é possível adequar o produto às principais necessidades dos clientes e, possivelmente, realizar novas vendas.

CRM de marketing

Para o marketing, o CRM é uma rica fonte de informações que dão base para a criação de público-alvo, de personas e para traçar o perfil dos clientes atendidos. No sistema, são registrados hábitos de consumo que ajudam o marketing a criar campanhas melhor direcionadas.

O CRM em marketing simplifica e otimiza as estratégias traçadas pelo setor, o que leva a um melhor resultado em vendas.

Por que usar o CRM para o marketing?

A ferramenta de CRM no marketing é capaz de funcionar como um direcionador, pois oferece aos profissionais muitos dados valiosos para a criação de campanhas, alinhamento de conteúdos para o público-alvo e personas adequadas.

Ter um CRM em uma equipe de marketing é o equivalente a contar com um mapa quando não se conhece direito uma cidade onde se está dirigindo. O que você acha de ter um marketing mais orientado a resultados? Ter um sistema CRM para marketing faz parte do processo.

Confira o que o CRM pode oferecer ao setor:

  • Segmentação: com o CRM, é possível acessar os principais perfis de clientes, visitantes de um site e leads. Isso facilita a visualização das informações por toda a equipe;
  • Conteúdo personalizado: juntando os perfis da segmentação, pode-se criar conteúdos melhor direcionados ao público montado;
  • Engajar clientes: também é facilitada a possibilidade de resgate de clientes antigos ou que, por algum motivo, ficaram estagnados no funil de vendas. O setor de marketing pode criar campanhas para engajar esses clientes;
  • Campanhas de e-mail marketing: uma ferramenta como o sistema de CRM para marketing também é fundamental para criar campanhas de e-mail, seja para vendas, relacionamento ou outro objetivo;
  • Publicação de conteúdos em redes sociais: também é possível planejar e agendar postagens para redes sociais;
  • Relatórios: com tantas opções de ações, também é fundamental mensurar os resultados. O CRM de marketing permite extrair relatórios com diversos indicadores-chave de performance.

Como escolher um sistema CRM para marketing?

A escolha do CRM para marketing mais adequado para o seu negócio vai depender de suas demandas, assim como o orçamento disponível.

Veja, a seguir, o que considerar ao realizar a escolha:

  • Quantidade de demanda: ao escolher o sistema ou plano, tenha em mente a quantidade de leads que deseja captar, quantos e-mails pretende enviar e saiba escolher de acordo com objetivos reais;
  • A verba disponível: além de manter os pés no chão na hora de pensar a quantidade de demanda, também é necessário saber qual a verba disponível. Tendo ciência deste número, é o momento de pensar no melhor custo-benefício do mercado;
  • Integração com outros softwares: é importante entender, no momento da escolha e aquisição, se é possível integrar o sistema que vai adquirir com outros sistemas externos. Assim, a aplicação da tecnologia ao setor pode se tornar ainda mais completa, com mais funcionalidades;
  • Suporte: contar com a ajuda de profissionais também é importante para resolver questões pontuais sobre a utilização da ferramenta.

CRM para marketing: a escolha certa para o crescimento do seu negócio

Se você chegou até aqui, com certeza está convencido de que existem inúmeros motivos para investir em um CRM para marketing.

Para garantir o cumprimento de uma meta ao final de determinado período, é extremamente importante ter acompanhado o processo para ter métricas que demonstrem o sucesso ou o fracasso da estratégia utilizada em certo prazo.

Sabemos que o crescimento e a sustentação de um negócio tem a ver com erros, reparos e acertos. Por isso, investir em ferramentas que ajudem a trilhar esse caminho deixa de ser uma opção para se tornar algo crucial para as empresas.

A sua empresa está pronta para essa realidade?

Normalmente, sistemas de gestão empresarial contam com um módulo de CRM, a exemplo da Omie, que é um sistema de gestão completo. O CRM da Omie conta com as seguintes funcionalidades:

  • visão simples dos status das negociações;
  • resumo do pipeline de vendas;
  • histórico de negociação ABC;
  • otimização de delegação de tarefas importantes para a equipe.

Além disso, a Omie oferece integração entre os setores de uma empresa, garantindo previsibilidade e fluidez para todo o processo de gestão empresarial.

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