SPED Contribuições: como fazer de um jeito simples?

Realizar tarefas complexas de um jeito simples é o desejo de qualquer profissional e esta realidade existe quando se utiliza o Omie.

04/Jun/2018
Evolução Omie

Todos os meses você, contador, precisa gerar o arquivo digital com toda a escrituração de documentos fiscais e demais informações de interesse do Fisco - o SPED ICMS/IPI. No sistema Omie esta tarefa já é bem simples e eficiente e agora é possível, também, gerar o SPED Contribuições.

Ao gerar o arquivo do SPED Contribuições, o sistema cria uma pasta com as informações de cada bloco, divididos em arquivos TXT’s distintos, além de um arquivo com todos os blocos que o sistema gera. Desta forma, você pode decidir importar o arquivo bloco a bloco ou completo diretamente para o PVA ou para o seu sistema contábil.

Ao gerar o arquivo do SPED Contribuições, o sistema cria uma pasta com as informações de cada bloco, divididos em arquivos TXT’s distintos, além de um arquivo com todos os blocos que o sistema gera. Desta forma, você pode decidir importar o arquivo bloco a bloco ou completo diretamente para o PVA ou para o seu sistema contábil.

O que é preciso preencher para gerar o arquivo do SPED Contribuições pelo Omie?

Existem alguns campos que são bem importantes e o primeiro passo é preencher os dados do contabilista, necessários para o registro 0100 do SPED, que é referente ao responsável pela declaração e/ou o escritório de contabilidade (quando houver).

A próxima etapa é inserir os dados relacionados ao SPED Contribuições:

Essas informações indicam qual o método de apuração do PIS e da COFINS, o regime de apuração do imposto (cumulativo ou não cumulativo) e nos casos de empresas tributadas pelo lucro real, quais as alíquotas de crédito das contribuições o sistema deve utilizar ao gerar o arquivo.

É importante lembrar que é necessário configurar as categorias do cliente com a conta contábil do plano de contas utilizada exclusivamente no SPED.

Quais são os blocos são gerados pelo Omie?

O sistema Omie gera os blocos relacionados a operação da empresa (blocos 0, A, C, D e 9), ou seja, aqueles que estão vinculados ao dia a dia dos clientes como vendas, compras, serviços, além do bloco de registro, cadastro de clientes, fornecedores e plano de contas. Os blocos que envolvem controle de imobilizado, apuração de impostos e créditos de outras receitas, por exemplo, deverão ser gerados pelo sistema contábil ou preenchidos diretamente no programa validador.

Como eu faço para complementar o arquivo gerado pelo Omie?

O arquivo gerado pelo Omie pode ser importado diretamente para o programa validador de arquivos (PVA) ou para o próprio software contábil (nesse caso é preciso verificar se o software aceita a importação do arquivo no mesmo formato do arquivo que é importado para o PVA).

Caso você opte por importar o arquivo para o software contábil, basta incluir as informações complementares no sistema e depois gerar o arquivo completo e importar no PVA. Se preferir importar o arquivo diretamente para o PVA, basta completar os blocos que precisam ser complementados e em seguida validar o envio.

Qual o benefício ao gerar o arquivo pelo Omie?

Sabemos da importância e responsabilidade da entrega desta declaração, onde todas as informações sobre o PIS e a COFINS são enviadas para o governo e entendemos que facilitar esse processo para os escritórios contábeis é de suma importância. Usando as informações geradas pelo Omie tem-se a garantia de que todos os dados da operação dos clientes vão estar contemplados e com a qualidade das informações que um sistema de gestão 100% integrado pode proporcionar.

Se tiver dúvidas sobre como gerar o SPED Contribuições dos seus clientes pelo Omie, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo e-mail ajuda@omie.com.br ou pelo telefone (11) 5171-8888 ou pelo nosso chat em www.omie.com.br.

Edgar Luna

Receber e poder transmitir conhecimento é minha maior motivação. Apaixonado por ler/escrever, estudar, música e teatro. Formado em contabilidade com especialização na área de controladoria e gestão de pessoas, minha meta é poder contribuir para que o mundo seja um lugar melhor a cada dia. Tenho como filosofia de vida transformar ações em emoções e com isso contribuir para que as pessoas ao meu entorno possam se desenvolver.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas