Todos os meses você, contador, precisa gerar o arquivo digital com toda a escrituração de documentos fiscais e demais informações de interesse do Fisco – o SPED ICMS/IPI. No sistema Omie esta tarefa já é bem simples e eficiente e agora é possível, também, gerar o SPED Contribuições.
Ao gerar o arquivo do SPED Contribuições, o sistema cria uma pasta com as informações de cada bloco, divididos em arquivos TXT’s distintos, além de um arquivo com todos os blocos que o sistema gera. Desta forma, você pode decidir importar o arquivo bloco a bloco ou completo diretamente para o PVA ou para o seu sistema contábil.
Ao gerar o arquivo do SPED Contribuições, o sistema cria uma pasta com as informações de cada bloco, divididos em arquivos TXT’s distintos, além de um arquivo com todos os blocos que o sistema gera. Desta forma, você pode decidir importar o arquivo bloco a bloco ou completo diretamente para o PVA ou para o seu sistema contábil.
O que é preciso preencher para gerar o arquivo do SPED Contribuições pelo Omie?
Existem alguns campos que são bem importantes e o primeiro passo é preencher os dados do contabilista, necessários para o registro 0100 do SPED, que é referente ao responsável pela declaração e/ou o escritório de contabilidade (quando houver).
A próxima etapa é inserir os dados relacionados ao SPED Contribuições:
Essas informações indicam qual o método de apuração do PIS e da COFINS, o regime de apuração do imposto (cumulativo ou não cumulativo) e nos casos de empresas tributadas pelo lucro real, quais as alíquotas de crédito das contribuições o sistema deve utilizar ao gerar o arquivo.
É importante lembrar que é necessário configurar as categorias do cliente com a conta contábil do plano de contas utilizada exclusivamente no SPED.
Quais são os blocos são gerados pelo Omie?
O sistema Omie gera os blocos relacionados a operação da empresa (blocos 0, A, C, D e 9), ou seja, aqueles que estão vinculados ao dia a dia dos clientes como vendas, compras, serviços, além do bloco de registro, cadastro de clientes, fornecedores e plano de contas. Os blocos que envolvem controle de imobilizado, apuração de impostos e créditos de outras receitas, por exemplo, deverão ser gerados pelo sistema contábil ou preenchidos diretamente no programa validador.
Como eu faço para complementar o arquivo gerado pelo Omie?
O arquivo gerado pelo Omie pode ser importado diretamente para o programa validador de arquivos (PVA) ou para o próprio software contábil (nesse caso é preciso verificar se o software aceita a importação do arquivo no mesmo formato do arquivo que é importado para o PVA).
Caso você opte por importar o arquivo para o software contábil, basta incluir as informações complementares no sistema e depois gerar o arquivo completo e importar no PVA. Se preferir importar o arquivo diretamente para o PVA, basta completar os blocos que precisam ser complementados e em seguida validar o envio.
Qual o benefício ao gerar o arquivo pelo Omie?
Sabemos da importância e responsabilidade da entrega desta declaração, onde todas as informações sobre o PIS e a COFINS são enviadas para o governo e entendemos que facilitar esse processo para os escritórios contábeis é de suma importância. Usando as informações geradas pelo Omie tem-se a garantia de que todos os dados da operação dos clientes vão estar contemplados e com a qualidade das informações que um sistema de gestão 100% integrado pode proporcionar.
Se tiver dúvidas sobre como gerar o SPED Contribuições dos seus clientes pelo Omie, entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo e-mail ajuda@omie.com.br ou pelo telefone (11) 5171-8888 ou pelo nosso chat em www.omie.com.br.