Um sonho de uma venda de Natal

É um momento maravilhoso do ano, de muitas vendas, justamente por isso você não pode esquecer algumas coisas para evitar muita dor de cabeça
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O fim do ano costuma ser uma das melhores épocas de venda para todo tipo de empresa. Esse período se inicia já em novembro, uma vez que a cultura da Black Friday pegou de vez no Brasil. Porém, mesmo com o sucesso dessa campanha, a data mais esperada continua sendo o Natal, tanto que os vendedores já se preparam para esvaziar estoques com a ajuda do Papai Noel.

A confiança de que as vendas natalinas serão expressivas às vezes justifica meses inteiros em que os negócios ficam mais parados – no final do ano vamos vender muito!

Nesse clima de otimismo, é difícil imaginar que algo possa dar errado por causa de um problema em gestão de vendas ou de estoque. Só que muitas vezes os vendedores esquecem alguns processos mais básicos durante essa empolgação natalina, e ganham alguns problemas de presente de Natal.

Normalmente o primeiro alerta vem quando, no meio de tantas vendas, se descobre problemas de estoque.

É quando algo inesperado acontece: você comprou pouca quantidade de determinado produto e seu estoque acaba muito antes das renas chegarem. Muita gente diria que isso nem chega a ser um problema, ou até mesmo foi sucesso de venda, mas, quando você imagina todo o dinheiro que poderia ter ganho se tivesse produto para todo mundo que veio procurar e saiu de mãos abanando, fracasso. É quase uma maldição do Grinch e seu sonho de Natal vira o pesadelo da falta de planejamento.

Outro engano comum é esperar muito trabalho do bom velhinho, fazendo um estoque grande demais, que encalha e fica para o ano seguinte nas promoções arrasadoras do nosso gerente que enlouqueceu. Não é loucura, é falta de planejamento, é estoque que sobrou.

Sempre que você precisa se livrar do estoque rápido, não está ganhando o que deveria nestas vendas e, muitas vezes, está operando no vermelho.

Por tudo isso, a gestão de estoque precisa ser feita com bastante cuidado e com a ferramenta certa, pois deixar faltar produtos antes do final do período de vendas, vai lhe custar muito dinheiro.

A matemática chega para o resgate

A melhor maneira de não passar por nenhuma das situações mostradas acima é fazer o melhor cálculo possível para o seu estoque de vendas de final de ano – já que tanta gente erra tanto nisso, deve ser bastante complicado certo? – Na verdade, é até simples.

A base da conta é:

Total de vendas de Natal / Volume médio do seu estoque < 1 (Vai sobrar produto no estoque) | Total de vendas de Natal / Volume médio do seu estoque > 1 (Vai precisar fazer uma reposição)

 

Mas como eu faço essa conta se eu justamente não sei quanto vou vender?

A aposta mais certeira é sempre basear seus cálculos no que você vendeu no ano anterior. Mas não vale usar os números de fevereiro, você precisa bater com o que vendeu exatamente no mesmo período – Mas a economia melhorou, vou vender mais esse ano – pode crescer um pouco o número da sua compra de estoque então. Pegue referências confiáveis de projeção de mercado, não acredite em videntes ou astrólogos, pelo menos não agora, e tenha sempre cuidado para não exagerar, é melhor planejar uma reposição de estoque a um saldão.

Uma boa gestão vai te ajudar muito

O professor Antonio Sérgio, no artigo: Está chegando a hora do Inventário 2018, afirma ser muito importante no final do ano ter seu inventário arrumadinho, para evitar problemas com a receita. Mas outro motivo de ter um bom acompanhamento de entradas e saídas do estoque é justamente usar essas informações para te ajudar no seu cálculo.

Muitos empresários acabam não fazendo um bom controle porque é um trabalho que demanda muito tempo e esforço. Afinal colocar um funcionário para ficar conferindo caixas é algo muito problemático e fadado a erros. Aí entra a modernidade! Aplicar um sistema automatizado para emitir notas fiscais, baixas e inserções no estoque, tanto estoque de lojas físicas quanto de e-commerces, evitando erros e desperdícios.

O sistema Omie te ajuda nisso, oferecemos uma ferramenta que organiza e guarda todos os dados imputados no sistema, como inserção e baixa em estoque, notas fiscais, CRM, inteligência artificial e muito mais.

Desse jeito, você pode estar preparado de verdade para a visita do bom velhinho tendo certeza que vai aproveitar o máximo que a data pode te oferecer, sem dores de cabeça e o melhor, sem precisar contar para seu filho que o Papai Noel não foi tão legal assim.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Notebook aberto em boleto bancário
Descubra como funciona o boleto bancário e como essa forma de pagamento traz vantagens para sua empresa
Gestão contábil
Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
risco sacado