Veja como criar um site para impulsionar o seu negócio

Saiba como fazer um site para sua empresa com dicas simples e crie uma presença online para o seu negócio. Leia o artigo e saiba mais!

09/Out/2020
Gestão

Entender como criar um site para sua empresa, nos dias atuais, é essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Isso porque, cada vez mais, os negócios acontecem on-line, desde vendas por meio de e-commerce até a captação de novos clientes.


O site de uma empresa é seu cartão de visitas on-line e pode, inclusive, ter impacto sobre suas vendas. Isso porque, quando um cliente em potencial acessa seu site e ele não funciona da forma que deveria, as chances de essa pessoa desistir de navegar por ele ou efetuar alguma compra são altas.


Sendo assim, na hora de criar um site para sua companhia, é preciso levar esses fatores em consideração. Veja a seguir dicas fundamentais para entender como criar um site profissional.

Tipos de sites empresariais

Antes de criar seu site, você precisa decidir que tipo de site empresarial ele será. Para entender melhor, conheça as opções:

E-commerce

O e-commerce é um site de vendas, ou seja, uma plataforma que permite que seus clientes comprem seus produtos on-line. Este tipo de site está cada vez mais popular, já que oferece comodidade para que as pessoas façam suas compras sem precisar sair de casa. 


Leia também: Como o microempreendedor pode superar desafios em tempos de crise


Entretanto, é muito importante saber como criar um site de vendas eficiente para que ele funcione sem problemas. Páginas lentas, que dão problema na hora de finalizar a compra ou em mostrar os produtos, podem impactar de forma negativa a imagem da empresa e, consequentemente, suas vendas.

Site institucional

O site institucional de uma empresa apresenta a história da companhia, seus valores e sua cultura, e é onde os clientes podem visualizar informações importantes, como número de contato e endereço, além de conhecer mais sobre os fundadores.


Ter um site institucional facilita que sua empresa seja encontrada nos sites de busca, como o Google, transmite credibilidade e é uma chance de mostrar uma imagem positiva da organização.

Blog

Outro modelo de site para negócios é o blog corporativo, onde você pode criar conteúdos relevantes para o seu público e, assim, atrair mais clientes. Também é uma forma eficiente de ser encontrado com mais facilidade nos buscadores e criar uma relação de credibilidade com possíveis clientes.


Por meio de conteúdos ricos, sua empresa pode entregar muito mais valor ao cliente, através de conhecimento e dicas valiosas. O blog é pode ser muito útil para apresentar, de forma mais indireta, seus serviços ou produtos e falar sobre como se aplicam no dia a dia do seu cliente.

É possível criar um site grátis?

Uma dúvida muito comum das empresas é “quanto custa para criar um site?”. Se o seu orçamento é limitado e você deseja apenas criar um site simples, então pode utilizar plataformas grátis, como o WordPress ou o Blogspot, por exemplo.


No caso do WordPress, trata-se de uma plataforma de código aberto, ou seja, é possível configurar e customizar seu site empresarial da forma que achar melhor. Porém, para isso, a dica é contratar um desenvolvedor ou designer especializado para que o site seja desenvolvido com qualidade. 


Vale lembrar que, mesmo ao criar um site grátis, é essencial que ele funcione sem problemas de usabilidade. Por isso, é muito importante manter um profissional da área de tecnologia focado em mantê-lo funcionando perfeitamente. 

Criando um site do zero: dicas preciosas

Se você está criando um site do zero, independentemente de qual tipo, é importante  seguir algumas dicas básicas:

Estabeleça objetivos

O seu site precisa ter um propósito, seja para apresentar sua empresa, atrair mais clientes ou vender seus produtos. Antes de criar o site, é preciso definir esses objetivos, para que as funcionalidades dele atendam aos propósitos.


Dependendo da finalidade, o site terá diferentes tipos de recursos, como no caso de um e-commerce, que precisa ter funcionalidades de pagamento seguro, descrição dos itens à venda, fotos de boa qualidade, entre outras.

Crie um domínio relevante

“Domínio” nada mais é do que o nome do seu site, também chamado de URL. O domínio de um site é muito importante para que as pessoas certas o encontrem. Você pode registrar o seu domínio em empresas como o Registro.br ou o HostGator. 


Geralmente, é cobrada uma taxa anual para manter seu domínio no ar, mas não costuma ser um valor alto. Além disso, é importante escolher um domínio que contenha o nome da companhia e que não seja muito longo ou complexo de digitar. 

Contrate um serviço de hospedagem

Outro passo importante é contratar um serviço de hospedagem para manter o site da sua empresa funcionando. Você pode encontrar serviços pagos e gratuitos, entretanto, as versões pagas geralmente são mais estáveis e oferecem uma navegação mais rápida pelo site.


Sendo assim, é preciso levar em conta se as atividades feitas dentro do seu site exigirão um servidor mais potente ou não. Por exemplo, em sites de compra, onde o cliente passa mais tempo e muitas pessoas acessam ao mesmo tempo, é preciso que o serviço de hospedagem seja muito bom, para garantir o bom funcionamento.

Ganhe mais produtividade na gestão

Agora que você já sabe mais sobre como criar um site para sua empresa, leia nosso e-book e entenda mais sobre como ter mais produtividade na gestão do seu negócio e qual o papel da tecnologia nisso.



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas