Ajudar seus clientes e parceiros na gestão de empresas é sempre uma prioridade para a Omie e, por isso, estamos sempre buscando formas de entregar muito além do sistema ERP.
O Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas, também chamado de IODE-PMEs, foi criado para ajudar o empreendedor a entender como seu negócio está se saindo dentro do segmento que atua e ainda ampliar suas noções de economia e visão de mercado, pontos importantes que podem contribuir no planejamento da empresa.
O índice incorpora cinco setores – Agropecuária, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços – e apresenta uma análise segmentada e detalhada de cada um dos setores. Ele funciona como um termômetro para empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões.
Confira abaixo nosso boletim mensal.
Resultados recentes do IODE-PME’s
Após resultados fracos do índice nos últimos dois meses, a análise de nossos especialistas indica um crescimento mais significativo em agosto de 2022. A média da movimentação financeira real das PMEs brasileiras avançou 4,7% na comparação com igual período do ano anterior e 6,8% em comparação com julho de 2022.
O resultado positivo do mercado em agosto foi puxado pelo bom desempenho em três setores: Indústria, Comércio e Agropecuária. A Indústria foi o setor que mais cresceu, avançando 15,7% em agosto/22 na comparação anual, puxada especialmente por atividades ligadas ao setor coureiro, alimentício e químico.
Apesar do bom desempenho do índice geral do mercado de PMEs, há importantes setores que seguem perdendo força nos últimos meses. O segmento de Serviços, um dos maiores da economia brasileira, registrou resultados preocupantes recentemente, recuando 2,6% na comparação anual, após ter sofrido uma queda de 4,5% no mês de julho. Já o setor de Infraestrutura caiu 7,4% na movimentação financeira real em agosto/22 na comparação anual.
Resumo dos principais pontos levantados sobre agosto/2022
- Pequenos e médios negócios mostraram bom desempenho em agosto/22. Após fracos resultados entre junho e julho, o IODE-PMEs voltou a acelerar em agosto;
- IODE-PMEs mostrou crescimento de 4,7% YoY da movimentação financeira real das pequenas e médias empresas em agosto/22, após ter registrado apenas +0,7% em julho;
- Monitoramento setorial pelo IODE-PMEs indica que Indústria e Comércio sustentaram o resultado positivo de agosto;
- Índice indica nova retração no setor de Serviços (-2,6% YoY em agosto/22) – terceiro mês consecutivo de queda.
Saiba como a nossa análise pode ajudar no planejamento do seu negócio:
Confira o boletim completo
Em uma leitura rápida você conseguirá ficar por dentro do momento econômico vivenciado pelas pequenas e médias empresas brasileiras, com a análise setorial fornecendo insights mais detalhados sobre como essa fase afeta a sua área de negócios e influencia seus concorrentes, fornecedores e clientes. No boletim você encontra a análise completa e detalhada feita de cada segmento, além de infográficos e tabelas que facilitam a visualização de todos os dados. Clique aqui e confira!