Boletim mensal IODE-PMEs: confira as atualizações de agosto

Saiba quais setores foram responsáveis pelos números mais positivos registrados em agosto
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ajudar seus clientes e parceiros na gestão de empresas é sempre uma prioridade para a Omie e, por isso, estamos sempre buscando formas de entregar muito além do sistema ERP.

O Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas, também chamado de IODE-PMEs, foi criado para ajudar o empreendedor a entender como seu negócio está se saindo dentro do segmento que atua e ainda ampliar suas noções de economia e visão de mercado, pontos importantes que podem contribuir no planejamento da empresa.

O índice incorpora cinco setores – Agropecuária, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços – e apresenta uma análise segmentada e detalhada de cada um dos setores. Ele funciona como um termômetro para empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões.

Confira abaixo nosso boletim mensal. ‍

Resultados recentes do IODE-PME’s

Após resultados fracos do índice nos últimos dois meses, a análise de nossos especialistas indica um crescimento mais significativo em agosto de 2022. A média da movimentação financeira real das PMEs brasileiras avançou 4,7% na comparação com igual período do ano anterior e 6,8% em comparação com julho de 2022.

O resultado positivo do mercado em agosto foi puxado pelo bom desempenho em três setores: Indústria, Comércio e Agropecuária. A Indústria foi o setor que mais cresceu, avançando 15,7% em agosto/22 na comparação anual, puxada especialmente por atividades ligadas ao setor coureiro, alimentício e químico.

Apesar do bom desempenho do índice geral do mercado de PMEs, há importantes setores que seguem perdendo força nos últimos meses. O segmento de Serviços, um dos maiores da economia brasileira, registrou resultados preocupantes recentemente, recuando 2,6% na comparação anual, após ter sofrido uma queda de 4,5%  no mês de julho. Já o setor de Infraestrutura caiu 7,4% na movimentação financeira real em agosto/22 na comparação anual.

63358bd9115f7d4618d5ea3d ByahLK8PhgUIWuOiX5RMTWK01mtQsidTNBFvgPr6gUXup82vGB92THMbYlf flMSa4lXdqcveDNqvHm8ArehH3p0HHuW7uCFcdGxp5BxmJg3JaYQ6jHocCZoy46WIm EPPEz5iIiTmAMjSmSHVzPMa 2dEEEPs i5DSbGyRCYVpFi0LkTtYo00NSA

Resumo dos principais pontos levantados sobre agosto/2022

  • Pequenos e médios negócios mostraram bom desempenho em agosto/22. Após fracos resultados entre junho e julho, o IODE-PMEs voltou a acelerar em agosto;
  • IODE-PMEs mostrou crescimento de 4,7% YoY da movimentação financeira real das pequenas e médias empresas em agosto/22, após ter registrado apenas +0,7% em julho;
  • Monitoramento setorial pelo IODE-PMEs indica que Indústria e Comércio sustentaram o resultado positivo de agosto;
  • Índice indica nova retração no setor de Serviços (-2,6% YoY em agosto/22) – terceiro mês consecutivo de queda.

Saiba como a nossa análise pode ajudar no planejamento do seu negócio:

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Confira o boletim completo

Em uma leitura rápida você conseguirá ficar por dentro do momento econômico vivenciado pelas pequenas e médias empresas brasileiras, com a análise setorial fornecendo insights mais detalhados sobre como essa fase afeta a sua área de negócios e influencia seus concorrentes, fornecedores e clientes. No boletim você encontra a análise completa e detalhada feita de cada segmento, além de infográficos e tabelas que facilitam a visualização de todos os dados. Clique aqui e confira!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
post imprensa
Venha conferir os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas. Fique por dentro de tudo
imagem imprensa
Venha conferir os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas. Fique por dentro de tudo
painel do contador
Saiba o que é o Painel do Contador, como ele funciona na prática e a quais módulos do sistema Omie