Boletim mensal IODE-PMEs: confira as atualizações de julho

Veja quais setores registraram bom desempenho e quais sofreram retração no período
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Não é segredo que para garantir o sucesso de uma empresa é necessário saber gerenciar muitas áreas diferentes e tomar boas decisões em situações adversas. Além disso, noções de economia e visão de mercado podem contribuir para o desenvolvimento do plano de ação de seu negócio.

Com o objetivo de ajudar o empreendedor em tais questões, foi criado o Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs), que apresenta uma análise segmentada por setor do mercado de PMEs do Brasil. O levantamento de dados realizado pela Omie é um tipo de apuração inédita entre empresas do segmento e funciona como um termômetro das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais.

O índice serve de apoio para entender não só o momento que o país vive, mas também os modos como essa fase afeta a sua área de negócios, influencia seus concorrentes, fornecedores e clientes. Confira abaixo alguns pontos interessantes levantados em nosso boletim mensal referente a julho de 2022. ‍

O desempenho recente do IODE-PMEs

O ponto de partida de qualquer análise deve ser sempre o contexto em que seu objeto de estudo está inserido. Por esse motivo, ao analisarmos o ano de 2022, é fundamental começar ressaltando o quanto a inflação pressionada e os juros em alta têm sido responsáveis pela diminuição do consumo e de investimentos e, consequentemente, prejudicam a evolução das pequenas e médias empresas do Brasil.

Nossos especialistas observaram que, diferente do mês de junho/2022, quando foi registrado um avanço de 1,6% na comparação anual, o mês de julho/2022 não foi tão positivo e mostrou uma desaceleração do mercado de PMEs condicionada pela retração no setor de Serviços, segmento responsável pela maior parcela de CNPJs ativos no país, segundo o Sebrae.

O setor de Comércio também registrou uma desaceleração em comparação com os meses anteriores. Apenas dois setores se destacaram na análise por registrarem bons desempenhos: o de Agropecuária e o de Indústria.

630e4438ef484b52116f742e a 1

Principais pontos levantados sobre julho/2022

– Ambiente econômico adverso tem afetado o desempenho das PMEs.

– IODE-PMEs mostrou ligeira expansão de 0,7% da movimentação financeira real das pequenas e médias empresas em julho/22.

– Monitoramento setorial do IODE-PMEs indicou retração no setor de Serviços (-4,5% YoY em julho/22).

– Indústria manteve desempenho positivo nos últimos meses.

– Movimentação financeira real no Comércio seguiu em avanço, mas em desaceleração frente aos resultados do primeiro semestre.‍

Aprenda como aplicar os dados com nosso novo curso

Mais importante do que estar por dentro do que acontece no mercado financeiro é conseguir analisar os dados coletados e aplicá-los à realidade de sua empresa, entendendo o momento e se antecipando às constantes mudanças no ambiente de negócios.

Pensando nisso, criamos o curso Economia: inteligência na tomada de decisão. Ministrado pelo economista e especialista em Dados Estratégicos Mercadológicos, Felipe Beraldi, as aulas citam vários indicadores importantes de nossa economia, incluindo o IODE-PMEs, e mostram a importância de tomar decisões estratégicas pautadas em dados. Confira abaixo a primeira aula e fique por dentro do assunto:

Para se inscrever e saber mais sobre o curso, é só clicar aqui. Aproveite a oportunidade e conheça também nossa plataforma de ensino Omie.Academy. Ela oferece diversos cursos para empreendedores e contadores que podem ajudar no crescimento do profissional e de sua empresa.

Acesse o boletim mensal IODE-PMEs completo

A análise completa feita por nossos especialistas você pode conferir acessando este link. Nele, você encontrará o detalhamento por setor de todos os pontos observados, além de tabelas e infográficos que vão facilitar a compreensão dos dados. É uma leitura rápida. Não deixe de conferir!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
imagem imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
liderança de sucesso
Como o Business Intelligence pode ajudar as empresas e os funcionários a tomar melhores decisões
O desafio que os profissionais precisam encarar de encontrar equilíbrio entre carreira e vida pessoal tendo responsabilidade para ser bem