Você sabia que as pequenas e médias empresas representam 99% do total de empresas brasileiras? E com o tamanho dessa representatividade no mercado, fica claro que as PMEs são uma importante força na economia do país.
O cenário dessas empresas ainda é rodeado de incertezas e sofreu muito com o impacto da pandemia da Covid-19 desde o seu início em 2020. Mas, apesar disso, as PMEs também representam oportunidades e geração de empregos. Só em 2022, os pequenos negócios geraram 76% dos empregos no país.
Por isso, para entender melhor o comportamento dessas empresas e acompanhar de perto as suas atividades, a Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), que apura empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões e analisa de forma segmentada o mercado das PMEs brasileiras.
Confira agora os principais destaques e pontos relevantes do boletim mensal referente ao mês de outubro de 2022.
Performance recente do IODE-PMEs
A movimentação financeira média das PMEs brasileiras iniciou o quarto trimestre de 2022 em queda na comparação anual, segundo os resultados recentes do IODE-PMEs. Em outubro de 2022 foi indicado pelo índice que houve uma queda de 1,7% na em relação ao ano passado.
Os nossos especialistas já observam uma desaceleração desde o último trimestre, mas os resultados ainda permaneciam positivos em relação a 2021, portanto este é o primeiro desempenho negativo na comparação anual. Porém, no acumulado de 2022 até outubro, o IODE-PMEs indica crescimento de 2,6% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
É possível observar que os segmentos de Comércio e Serviços foram os principais responsáveis por essa queda, devido ao fraco desempenho de ambos os setores. Surpresa para o Comércio, que vinha apresentando resultados positivos, mas não muito surpreendente para Serviços, que já mostra quedas desde junho/22.
O setor de Indústria ganha destaque ao vir na contramão do resultado geral e apresentar crescimento de 8,9% no período recente, além do setor de Infraestrutura, que também mostra resultado positivo em outubro (1,4% YoY).
Destaques do boletim no mês de outubro/2022
- IODE-PMEs registra recuo na comparação anual pela primeira vez em 2022.
- Índice apresentou retração de 1,7% YoY da movimentação financeira real das pequenas e médias empresas em outubro/22, após +1,1% em setembro.
- Monitoramento setorial do IODE-PMEs indica que Comércio e Serviços puxaram o resultado do mercado para o campo negativo no último mês.
- Evolução média de 2022 do IODE-PMEs no Comércio aponta que o setor ainda mostra tendência de expansão neste ano.
- Mesmo com o resultado fraco em outubro, IODE-PMEs indica continuidade do crescimento da movimentação financeira das PMEs do setor industrial.
Acesse e confira o boletim completo
Fique por dentro da análise detalhada do mercado, feita pelos melhores especialistas, das PMEs brasileiras e todos os principais setores envolvidos com o boletim mensal IODE-PMEs.
Além de infográficos e tabelas, você encontrará detalhes macroeconômicos e setoriais que podem te ajudar a criar novas estratégias para o seu negócio, além de entender como os seus concorrentes, fornecedores e clientes podem ser influenciados por esses resultados.
Clique aqui e confira o material completo.