Boletim mensal IODE-PMEs: confira as atualizações de outubro

Apesar do recuo das PMEs no mês de outubro, acumulado do ano ainda apresenta crescimento de 2,6% em relação a 2021. Confira!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabia que as pequenas e médias empresas representam 99% do total de empresas brasileiras? E com o tamanho dessa representatividade no mercado, fica claro que as PMEs são uma importante força na economia do país.

O cenário dessas empresas ainda é rodeado de incertezas e sofreu muito com o impacto da pandemia da Covid-19 desde o seu início em 2020. Mas, apesar disso, as PMEs também representam oportunidades e geração de empregos. Só em 2022, os pequenos negócios geraram 76% dos empregos no país.

Por isso, para entender melhor o comportamento dessas empresas e acompanhar de perto as suas atividades, a Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), que apura empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões e analisa de forma segmentada o mercado das PMEs brasileiras.

Confira agora os principais destaques e pontos relevantes do boletim mensal referente ao mês de outubro de 2022.

Performance recente do IODE-PMEs

A movimentação financeira média das PMEs brasileiras iniciou o quarto trimestre de 2022 em queda na comparação anual, segundo os resultados recentes do IODE-PMEs. Em outubro de 2022 foi indicado pelo índice que houve uma queda de 1,7% na em relação ao ano passado.

Os nossos especialistas já observam uma desaceleração desde o último trimestre, mas os resultados ainda permaneciam positivos em relação a 2021, portanto este é o primeiro desempenho negativo na comparação anual. Porém, no acumulado de 2022 até outubro, o IODE-PMEs indica crescimento de 2,6% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

É possível observar que os segmentos de Comércio e Serviços foram os principais responsáveis por essa queda, devido ao fraco desempenho de ambos os setores. Surpresa para o Comércio, que vinha apresentando resultados positivos, mas não muito surpreendente para Serviços, que já mostra quedas desde junho/22.

O setor de Indústria ganha destaque ao vir na contramão do resultado geral e apresentar crescimento de 8,9% no período recente, além do setor de Infraestrutura, que também mostra resultado positivo em outubro (1,4% YoY).

6386101993d54986e6ccaa9d 6vpzuq7ikJE8Ro D EkzdnyZ9KDZKSECqdbRGPw69QA xz8HGzsxP7sm4ggVU19hwbYzgscX9dcn6WiwkY22FMa4Q5x2zuwZ553C2BlP6DWd imPtky10mjcy7IGKOKg thGj3CylHd3CH6GmNLeKNXnVWgJIhe7CYz e

Destaques do boletim no mês de outubro/2022

  • IODE-PMEs registra recuo na comparação anual pela primeira vez em 2022.
  • Índice apresentou retração de 1,7% YoY da movimentação financeira real das pequenas e médias empresas em outubro/22, após +1,1% em setembro.
  • Monitoramento setorial do IODE-PMEs indica que Comércio e Serviços puxaram o resultado do mercado para o campo negativo no último mês.
  • Evolução média de 2022 do IODE-PMEs no Comércio aponta que o setor ainda mostra tendência de expansão neste ano.
  • Mesmo com o resultado fraco em outubro, IODE-PMEs indica continuidade do crescimento da movimentação financeira das PMEs do setor industrial.

Acesse e confira o boletim completo

Fique por dentro da análise detalhada do mercado, feita pelos melhores especialistas, das PMEs brasileiras e todos os principais setores envolvidos com o boletim mensal IODE-PMEs.

Além de infográficos e tabelas, você encontrará detalhes macroeconômicos e setoriais que podem te ajudar a criar novas estratégias para o seu negócio, além de entender como os seus concorrentes, fornecedores e clientes podem ser influenciados por esses resultados.

Clique aqui e confira o material completo.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
post imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas.
imagem imprensa
Confira os principais releases da Omie na imprensa nas últimas semanas
liderança de sucesso
Como o Business Intelligence pode ajudar as empresas e os funcionários a tomar melhores decisões