Com o sistema Omie, sua empresa pode crescer acima da média do mercado

Clientes que utilizam o Omie ERP com mais frequência registram um crescimento médio mensal maior do que das demais empresas. Saiba mais sobre o assunto conferindo nossa pesquisa!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A administração de um negócio é diretamente impactada por muitos fatores internos e externos que podem ser fundamentais para o desenvolvimento de um empreendimento bem-sucedido. É necessária uma gestão organizada e otimizada para atingir níveis de produtividade máximos, assim como ter consciência de que o momento atual da economia pode afetar toda sua estratégia. Por isso, é importante saber se planejar para superar essas fases.

O cenário da economia do Brasil nos últimos anos foi marcado por turbulências e oscilações oriundas do campo político em 2015/2016 e dos efeitos da pandemia no ambiente de negócios. Contudo, nos últimos três anos, a economia brasileira passou por um período de crescimento que tem proporcionado aos empresários do país mais previsibilidade e estabilidade. 

É claro que quando falamos de momentos mais estáveis dentro do mercado, não desconsideramos os desafios diários que alguns pequenos e médios negócios seguem enfrentando, como os impactos da manutenção das taxas de juros domésticas em níveis historicamente altos e a dificuldade de obtenção de financiamentos para capital de giro e investimentos.

Nosso principal foco é mostrar que existe um momento otimista dentro da economia, algo que pode favorecer inúmeras empresas com uma gestão interna eficiente e bem estruturada para impulsionar seu crescimento. E é exatamente nesse ponto que a Omie tem impactado a rotina de milhares de empreendedores do Brasil. 

O sistema Omie impulsiona o crescimento de PMEs 

Em uma pesquisa realizada entre mais de 150 mil clientes da Omie, identificamos que o crescimento médio mensal das empresas que mais acessam nosso sistema de gestão é superior ao que foi observado no mercado como um todo. O estudo foi realizado a partir da análise do conjunto de microdados do Índice Omie de Desenvolvimento Econômico das Pequenas e Médias Empresas, também conhecido como IODE-PMEs, que foi utilizado para comparar o crescimento das PMEs que utilizam Omie há dois anos ou mais. 

Para esta análise, fizemos o levantamento de grupos de clientes que mais acessam nosso sistema e, depois, o comparativo do crescimento médio mensal de usuários Omie, com o crescimento das empresas registrado no IODE-PMEs entre o período de janeiro de 2022 e julho de 2023. 

Foi possível observar que o top 10% de empresas que mais utilizam o Omie ERP registrou um crescimento médio mensal de cerca de 50% acima da média do mercado. Enquanto esse grupo de empresas registrou um crescimento médio mensal de 1,2% no período analisado, a média geral do mercado de PMEs foi de 0,8% ao mês. Ainda que pareça pouca diferença, esses resultados acumulados mês a mês geram uma considerável diferença da trajetória de crescimento dos negócios, como mostra o gráfico abaixo. 

Figura: Evolução da movimentação financeira média de contas a receber (números-índices – jan/22 = 100)

gráfico de crescimento

Nosso principal objetivo ao fazer esse levantamento foi tentar compreender o papel da influência do tempo e o da intensidade de uso do Omie sobre o ritmo de crescimento das empresas. Assim, conseguimos identificar o impacto que o aprimoramento da gestão empresarial pode trazer para os negócios. 

A Omie acompanha você em cada passo dessa jornada de crescimento

A missão da Omie é conseguir destravar o crescimento das empresas do Brasil, oferecendo aos empresários muito além de apenas um sistema de gestão online completo: serviços financeiros, uma comunidade e um braço educacional voltado para potencializar as suas habilidades, preparando-os ainda mais para o atual momento do mercado. 

Entendemos que aprender a navegar por um sistema ERP pode ser complexo para algumas pessoas por ser um universo muito diferente do que muitos empresários estão acostumados. Pensando nisso, a Omie facilita a experiência de seus clientes oferecendo a eles suporte personalizado para fins de ambientação,  tirando o melhor do software para seus negócios. 

Ao contratar nosso sistema de gestão, você será assessorado durante toda sua jornada de descoberta da plataforma e seguirá contando com nosso time de profissionais para resolver qualquer problema ou dúvida que possa surgir. Saiba mais abaixo: 

  • Treinamentos ao vivo: disponibilizamos treinamentos ao vivo e gravados na página do cliente, em que diariamente apresentamos novos temas.
  • Ajuda.Omie: canal em que os clientes podem tirar suas dúvidas e se atualizar sobre as novidades de produto.
  • Suporte: canal em que o cliente pode contar com atendimento humanizado em tempo real.

Além disso, a segurança de informações é um tópico que tratamos com muita seriedade; para isso, contamos com a AWS para fazer o armazenamento dos seus dados na nuvem de modo 100% online e seguro. Dessa maneira, você pode focar apenas a gestão e a produtividade de seu negócio, sem preocupações adicionais. 

Ao fazer parte do grupo que caminha lado a lado com a Omie, você passa a influenciar nossa jornada de crescimento, incentivando nossa equipe a entregar produtos que atendam a todas as suas necessidades como empreendedor e que sejam aprofundadas e melhoradas a cada dia tudo isso, é claro, sem perder o foco de nossa principal missão: alavancar o crescimento da sua empresa, tornando sua rotina de trabalho mais eficiente e liberando mais tempo para você. 

*Aviso legal: os estudos e os dados aqui apresentados são de boa-fé, e, embora todos os cuidados tenham sido tomados em sua preparação, os eventos e informações mencionados envolvem riscos e outros fatores que estão fora do controle da Omie, o que pode fazer os resultados e/ou o desempenho serem materialmente diferentes daqueles descritos. Assim, a Omie não dá garantias de qualquer natureza em relação a este estudo, incluindo, mas sem se limitar, a  precisão de quaisquer informações, fatos e/ou opiniões nele contidas, assim como o alcance do crescimento e/ou do desempenho futuro de qualquer empresa.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Com os serviços financeiros da Omie a economia e a eficiência da sua gestão são garantidas
Com a ferramenta você consegue otimizar sua gestão, atrair novos clientes e impulsionar sua receita
omie.store
Um marketplace com soluções que vão impulsionar seu sistema de gestão e alavancar seus resultados.