Como a comunicação e a oratória impactam no mercado de trabalho?

A habilidade de se comunicar bem e qual a importância de uma boa comunicação e um olhar crítico na vida e carreira de uma pessoa
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Desde crianças, somos encantados por histórias, crescemos e ainda sim, mesmo adultos, continuamos encantados, as vezes com histórias, às vezes com música, cinema, livros… que nada mais são, do que diversas formas diferentes de fazer algo imprescindível para qualquer ser humano e que nos faz sonhar: Se comunicar.

No mercado de trabalho não poderia ser diferente, saber se comunicar faz toda a diferença no mercado de trabalho, desde transmitir credibilidade e mostrar domínio daquilo que é proposto. A chave para se ter sucesso profissionalmente é boa comunicação, não adianta entender de um assunto ou outro, todos têm acesso a materiais de estudo e podem aprender sobre determinado assunto, porém a forma de transmitir o que conhecemos faz toda a diferença.

Trabalho como professor na rede pública de ensino e leciono para o ensino médio, em paralelo trabalho como gestor de duas entidades representantes do empresariado, e no meu cotidiano frequentemente preciso utilizar de técnicas de oratória e comunicação para expressar da melhor forma as ideias que quero transmitir, para diferentes públicos, de diferentes formas.

Todavia, busco aprimorar sempre minha comunicação e minha oratória, uma vez que é um diferencial nos meus trabalhos. A comunicação faz parte do dia a dia de todas as pessoas, às vezes de forma mais relevante outras vezes de forma sutil, sendo de grande valia para ambos os casos.

Outro ponto que não deve ser negligenciado é o da comunicação não verbal, que corresponde a maior parte da comunicação. Saber identificar expressões e saber transmitir as expressões corretas deve ser uma preocupação constante de qualquer comunicador, uma vez que o corpo dificilmente mente e com a comunicação não verbal correta é possível aplicar a técnica de Rapport, adicionando um bônus na transmissão da mensagem.

Todos profissionais dominam algum assunto, saber expressasse e mostrar esse conhecimento, é mais difícil e nem todos dominam, tornando-se um diferencial enorme no mercado de trabalho.

Profissionais de todas as áreas do conhecimento precisam aprimorar sua comunicação e sua oratória, para ensinar melhor, vender melhor, convencer melhor, e comunicar melhor. Não há profissionais que não necessitem de se capacitar em relação a comunicação.

Utilizamos a comunicação para tudo, até para conquistar um par! Quando colocamos as coisas desta forma, paramos e refletimos o seguinte: Se para isso utilizamos a comunicação, para conquistar uma colocação excelente no mercado de trabalho, não seria diferente.

Existe aquele ditado popular: “Quem tem boca, vai a Roma”, o que mostra mais uma vez o poder que está na comunicação efetiva. Saber se comunicar de forma clara, objetiva, eficiente e eficaz não é simples, requer estudo, dedicação e busca constante por novas ferramentas e formas de transmitir sua mensagem para o seu público.

Saber “contar a história” ou melhor dizendo: “a sua história”, ou ainda: “a história que aprendi ou a história do que eu sei”, é imprescindível para qualquer profissional que queira ter destaque no mercado de trabalho.

Este conteúdo foi produzido por Ramon Tales Pinto, da Comunidade de Empreendedores, como parte do processo educacional e colaborativo entre os membros da Omie.Academy. Clique aqui e faça parte da nossa comunidade, acesse gratuitamente todos nossos conteúdos e descubra novas maneiras de impulsionar o seu negócio.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O impacto de um líder no desenvolvimento de seus liderados e como a atitude pode moldar e inspirar profissionais exemplares
Como uma boa oratória pode impactar positivamente na carreira e abrir portas no mercado de trabalho.
liderança de sucesso
Saiba por que a base para todo líder de sucesso é o estudo e o conhecimento e aprenda como liderar