Como definir o core business da empresa?

Entenda a importância do core business para o crescimento sustentável do seu negócio.
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Saber qual o foco principal e o que sua empresa busca oferecer ao se colocar no mercado é o primeiro passo para uma atuação consciente e de sucesso. Essa definição é conhecida no mundo empresarial como Core Business – o núcleo principal da empresa. Apesar de parecer óbvio, muitas empresas acabam se perdendo por não ter um foco e estabelecer bem o que buscam oferecer ao consumidor e como fazê-lo da melhor forma possível.

Tendo o core business bem definido, é possível traçar estratégias mais eficientes e definir os objetivos a serem alcançados, principalmente a longo prazo. Sem isso, o crescimento frente à concorrência se torna muito mais difícil, já que esse conceito busca dar estrutura ao negócio.

Neste conteúdo, você vai entender mais sobre a importância de definir o core business da empresa e como fazê-lo de forma descomplicada. Além disso, vai acompanhar algumas dicas para definir seu ramo de atuação e principal tipo de serviço, atingindo o público-alvo ideal antes da concorrência. Acompanhe!

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Por que é importante definir o core business da empresa?

Core business é uma expressão que significa o núcleo central da empresa, ou seja, seu propósito e o que busca oferecer ao consumidor de forma principal. Estabelecer esse núcleo torna muito mais simples direcionar esforços e investimento para destacar a empresa frente à concorrência, seja com melhor atendimento, logística ou uso de novas tecnologias, por exemplo.

Por definir o propósito de existência da empresa, é a partir dele que todo o plano estratégico pode ser traçado, sendo essa a única maneira possível de alcançar um crescimento sustentável do negócio com visão 360 e consciência do verdadeiro potencial de entrega.

Além disso, a definição do core business também é crucial para que a empresa possa priorizar oportunidades de negócio. Será muito mais fácil se inserir no mercado e saber exatamente o que o seu público alvo procura, para então suprir essa necessidade e conquistar espaço.

Empresas que oferecem serviços especializados de alta qualidade tendem a agregar mais valor aos seus produtos, diferente dos negócios que dispersam recursos e tempo tentando atuar em várias frentes diferentes. Em meio a grande oferta, estar ciente das necessidades do cliente e ter uma atuação de autoridade garante a preferência.

Benefícios de conhecer o core business da empresa

A definição do core business da empresa torna possível a construção de todo o planejamento do negócio, já que, ao estabelecer o propósito da empresa e de que forma ela busca se inserir no mercado, podem ser construídas todas as estratégias necessárias para chegar a esse objetivo.

Isso envolve diversos fatores, como o estabelecimento da visão, missão e valores da empresa e de que forma podem ser aplicados na solução de problemas e no relacionamento entre todos que fazem parte do negócio. Além disso, a definição do core business facilita o posicionamento da marca, já que deixa claro para o público o que a empresa é, o que oferece, o que defende, e o que a diferencia das demais.

Da mesma forma, a tomada de decisões se torna muito mais acertada, já que buscará alinhar o core business já estabelecido com o plano de negócios da empresa, o que aumenta muito as chances de sucesso do negócio. Ainda, com clareza e uma definição assertiva dessas informações, a cultura organizacional é implementada com eficiência, unindo funcionários e líderes em um fluxo de trabalho ágil.

A definição do core business da empresa serve como um norte para a definição dos objetivos e metas, visando o posicionamento almejado ao se colocar no mercado.

Entenda como definir o core business da empresa

Agora que você está familiarizado com o significado de core business, e como é importante para o crescimento de qualquer negócio, é preciso saber como defini-lo. Separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração nesse processo, confira a seguir:

1. Entenda as características do seu negócio

Antes de mais nada, definir o core business depende de entender seu negócio em diversos aspectos que vão desde o ritmo de produção até as metodologias de trabalho. Para isso, o empreendedor deve estar atento ao dia a dia de trabalho e sempre acompanhar os colaboradores.

As características de um negócio variam muito e podem definir quais caminhos seguir e em que nicho de mercado o empreendedor e a equipe obterão mais sucesso. Para isso, conte com tecnologia e ferramentas que ofereçam dados em tempo real, integrando processos e áreas, além de se manter firme em seus propósitos, com flexibilidade para a mudança e inovação.

2. Determine o seu público-alvo

Antes de definir como chegar ao consumidor, é necessário delimitar qual o tipo de consumidor que a empresa quer atingir. Isso tornará possível construir estratégias mais acertadas e com um maior retorno para a empresa.

É necessário ir além das pesquisas mais rasas, que definem apenas idade e localização, por exemplo. A empresa deve buscar se informar acerca dos hábitos do seu público-alvo, intenção e frequência de compra. Por exemplo, se sua empresa vende uniformes esportivos, é muito mais provável que seja mais atrativa para pessoas que praticam esportes e procuram por conteúdos relacionados a esse tema.

3. Analise seus serviços e produtos

Essa etapa é crucial para definir o core business da empresa. Basta fazer uma análise dos tipos de serviço ou produto que a empresa oferece, para então estabelecer qual o seu propósito no mercado e como ela irá atender a determinada parcela de consumidores.

Por exemplo: se sua empresa vende lápis e cadernos, é uma empresa no ramo da papelaria. Ao estabelecer esse núcleo, é possível crescer cada vez mais dentro do seu nicho, ou até mesmo expandir seu negócio para áreas de atuação correlatas.

4. Identifique o seu diferencial em relação aos concorrentes

Depois disso, é hora de voltar sua atenção a identificar o que torna sua empresa diferente de outras empresas no mesmo ramo. Mesmo que ofereça o mesmo produto, o diferencial pode estar na rapidez da entrega, atendimento, ou o posicionamento frente a questões como o empreendedorismo sustentável, por exemplo. Saber utilizar esse diferencial a seu favor garante que a empresa seja escolhida pelo consumidor.

5. Considere oportunidades no mercado em que atua

Tendo definido o core business da sua empresa, nada a impede de expandir seu negócio para outras áreas e oferecer outros tipos de produtos e serviços. É importante ter em mente, porém, que isso só pode ser feito a partir do momento em que a atividade central vem sendo desempenhada com excelência e a empresa oferece o melhor serviço possível no que já faz.

Uma empresa de produtos de maquiagem pode expandir seu negócio e passar a vender produtos de cabelo, por exemplo. Por ser um produto relacionado ao core business da empresa, é muito provável que venha para incrementar as vendas e impulsionar o crescimento.

6. Desenvolva uma estratégia para expansão do negócio

Traçar as estratégias de crescimento da empresa garante que as decisões tomadas sejam mais acertadas e eficientes, buscando elevar o negócio ao nível mais alto dentro de seu nicho.

Ter um plano a curto, médio e longo prazo evita prejuízos e surpresas desagradáveis, e, quando ocorrerem, será muito mais fácil encontrar alternativas para contornar tais problemas.

Descubra o que torna sua empresa única

A definição do core business é essencial para qualquer empresa, já que a partir dele é possível traçar estratégias bem elaboradas e tomar decisões que visem o crescimento sustentável do negócio, oferecendo ao cliente a melhor experiência possível.

Neste conteúdo, você aprendeu como definir o core business do seu negócio, quais práticas levar em consideração na hora de construir seu posicionamento frente a concorrência e como aproveitar esses dados para gerar entregas de qualidade e bom relacionamento com o cliente.

Uma solução que deve guiar o horizonte do bom empreendedor é investir continuamente em tecnologia, inovação e informação. Mantenha-se informado. Para mais conteúdos sobre gestão de negócios e empreendedorismo, não deixe de conferir o blog da Omie!

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