Como fazer a gestão de produção e reduzir custos?

Saiba como fazer a gestão de produção na sua empresa e garantir a redução de custos em seus processos e atividades!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabe o que é gestão de produção? Ou como colocá-la em prática?  As ações realizadas nesse processo são capazes de fazer com que o seu negócio tenha uma economia bem significativa durante a produção.

Isso significa que a gestão de produção é a melhor maneira de reduzir os custos da sua empresa. Isso mesmo. Mas, isso não quer dizer que para isso a sua empresa vai perder a qualidade e excelência nas entregas.

Pelo contrário! A gestão de produção faz com que você economize, enquanto garante a qualidade dos produtos e melhorias nos processos. Quer entender como e por que isso acontece? Continue a leitura!

Por que fazer gestão da produção corretamente?

A gestão de produção é a responsável por ajudar a empresa a definir as melhores ações para facilitar e melhorar os processos de produção, seja de bens ou de serviços. Com o objetivo de agregar valor às entregas, utiliza ferramentas, principalmente de lean manufacturing, para organizar e otimizar os recursos utilizados em cada etapa.  

Sabe-se que a sobrevivência de um negócio e seu crescimento dependem muito de decisões operacionais, que devem ser tomadas estrategicamente. Por isso, a gestão de produção é tão importante.

Com ela você consegue determinar o que deve ser comprado e produzido, além da quantidade, prazo e recursos necessários para isso. Dessa forma, você conta com informações sobre o que é realmente preciso para manter sua linha de produção em fluxo contínuo, otimizado, produtivo e econômico, de forma que a qualidade e excelência sejam mantidas. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, este tipo de gestão não serve apenas para as grandes empresas de produção. Pequenos e médios negócios, que produzem qualquer tipo de bem ou serviço podem e devem aproveitar as práticas.

Vantagens que só a boa gestão da produção garante 

Como a gestão de produção monitora todo o ciclo produtivo, isso é, desde o recebimento dos insumos e pedido, até a entrega, é claro que a empresa acaba contando com vantagens que fazem toda a diferença no processo. Confira abaixo quais são elas. 

Execução correta das atividades

O controle e gerenciamento da produção facilita muito para que todas as atividades sejam desempenhadas com a máxima qualidade e eficiência. Assim, os erros na manufatura são minimizados e as tarefas são realizadas de maneira correta. 

Qualidade das entregas

Com todos os requisitos de produção sendo cumpridos, o controle total na gestão de produção industrial permite que você consiga ainda mais qualidade nas suas entregas finais. 

Isso porque você passa a contar com apenas o necessário para a produção, evitando os desperdícios ou processos mal organizados. 

Redução de custos 

Talvez uma das maiores vantagens ao implementar a gestão de produção em sua empresa seja a redução significativa nos custos do processo produtivo. Isso porque você passa a investir na compra do que realmente precisa e será usado. Evitando os gastos desnecessários ou perda de materiais. 

Além disso, você consegue melhorar também a gestão financeira da sua empresa. Afinal, os processos estarão mais integrados, assertivos e organizados, permitindo que você visualize todas as informações relacionadas aos custos e gastos de produção, conseguindo economizar ainda mais. 

Controle de pedidos 

Uma das funções da gestão de produção é analisar e identificar as demandas sobre o produto ou serviço. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais detalhada sobre os pedidos e, assim, contar com uma ordem de produção mais organizada. Possibilitando que a rotina e cumprimento de prazos sejam mais ágil e efetiva.

Menos desperdícios e atrasos 

Imagina não ter mais que se preocupar com insumos que estão parados no estoque e que perderam o prazo de validade? Ou então, ter que parar a produção porque um maquinário falhou?

Pois é, com a gestão de produção, esses problemas podem zerar. Isso acontece porque esse gerenciamento permite que você saiba o que deve comprar, quando e na quantidade correta para evitar desperdícios. Além, é claro, de proporcionar melhoria contínua que monitora os equipamentos para evitar atrasos e problemas na produção.

Quando alinhada com as ferramentas de lean manufacturing, esses desperdícios, erros e atrasos ficam ainda menores. 

Produtividade elevada ao máximo 

Quando você coloca a gestão de produção em prática, se certificando de que tudo está saindo conforme o recomendado, consegue elevar a produtividade dos times ao máximo. Isso porque você conseguirá garantir que os colaboradores tenham tudo o que precisam para a produção, possibilitando que eles elevem o desempenho e produtividade. 

Melhor análise de dados 

Com todos os processos bem controlados e monitorados na cadeia de produção, você consegue ter uma visão mais ampla sobre o seu negócio. Isso acontece, principalmente, porque você terá acesso às informações de cada etapa da cadeia produtiva, permitindo obter relatórios com dados mais assertivos e estratégicos. 

Principais etapas para fazer a gestão da produção

A gestão de produção pode ser uma grande alternativa para as empresas que buscam melhorar seus processos continuamente e, com isso, impulsionar um crescimento acelerado e estratégico. 

Mas, para garantir que isso aconteça, é preciso colocar em prática algumas etapas importantes para que a gestão de produção possa ser a mais assertiva e eficiente possível. Veja abaixo quais são elas e o que você deve fazer em cada uma. 

Verificação da demanda do produto

A primeira etapa é verificar qual é a demanda do produto que você produz. Os pedidos são numerosos, ou houve uma queda? Ele é voltado para suprir que tipo de demanda?

É importante que você entenda esses e outros tópicos na hora de começar a planejar sua gestão de produção. São essas questões que vão te ajudar a entender o que deve suprir as necessidades do seu cliente da melhor maneira. 

Alinhamento da demanda e oferta

Com base na demanda, você deve alinhá-la com a oferta ou capacidade de produção do seu negócio. Afinal, de nada adianta tentar solucionar diversas necessidades se a sua empresa só tem capacidade para oferecer duas soluções.

Esse alinhamento vai garantir que você consiga gerenciar corretamente os recursos e atividades para entregar aquilo que está dentro da sua capacidade de produção. Lembre-se que o sucesso não está no número de itens fabricados, mas na qualidade deles. 

Definição de estratégias claras 

Entendeu quais as necessidades dos seus clientes e como fazer para atendê-las? Perfeito! Agora é o momento de começar a definir as estratégias que vão guiar a sua gestão de produção. 

É importante que você defina estratégias e ações claras e objetivas. Para facilitar esse momento, você pode contar com algumas metodologias ágeis. Elas vão te ajudar a chegar nas melhores estratégias para alcançar resultados positivos e realmente significativos. 

Organização e programação da produção

Esse é o momento de tirar as definições do papel e colocar a gestão de produção em ação. Aqui você já terá uma boa ideia do que precisa fazer para começar, como quais os recursos necessários para a produção, o tempo de execução de cada etapa, entre outros aspectos.

É essencial que você organize bem essas etapas e, se possível, crie um cronograma ou programação para a produção. Isso vai garantir que tudo saia conforme o planejado. Não esqueça de treinar e orientar os times responsáveis por cada etapa!

Controle da produção

Com tudo iniciado, você não pode deixar de controlar como anda a produção. Neste ponto, você deve considerar tudo o que foi planejado e definido e acompanhar de perto se as ações estão sendo realizadas da forma que deveriam.

Acompanhamento dos resultados

Por fim, depois de todas as etapas finalizadas e o produto entregue, você deve fazer o acompanhamento dos resultados. 

Esse monitoramento pode ser feito com a ajuda das ferramentas de lean manufacturing, ou outras soluções que te permitam visualizar de forma detalhada cada etapa. O importante é que você entenda o que está funcionando e o que deve ser revisto para garantir as vantagens que citamos anteriormente.

Como otimizar a gestão de produção e reduzir custos? 

As tecnologias que surgiram para facilitar a gestão das diversas áreas de um negócio, incluindo a produção, vem se tornando cada vez mais conhecidas e empregadas no ambiente corporativo. Um dos principais motivos é que elas permitem a redução significativa dos custos. 

Para garantir que os custos sejam reduzidos e que a gestão de produção se torne cada vez mais eficiente, é preciso otimizar e melhorar os processos presentes na empresa. Uma das melhores formas de fazer isso é contando com o software de gestão empresarial Omie!

Com ele você consegue integrar todas as áreas do seu negócio e automatizar diversas tarefas que demandam tempo e esforço manual. Assim, reduz o tempo gasto e aumenta a produtividade, além de conseguir controlar o estoque, a produção, as finanças e muito mais – em um só lugar!

Ou seja, ao utilizar um software, você consegue reunir tudo o que precisa para gerenciar sua empresa de maneira unificada. Torne os processos otimizados, seguros e eficientes. 

Garanta a eficiência na gestão de produção da sua empresa!

A gestão de produção é um processo essencial para impulsionar o crescimento do seu negócio e, ainda assim, garantir a qualidade nas entregas e economia nos gastos da cadeia produtiva.

Para garantir a eficiência nesse momento, você deve contar com o apoio das tecnologias e soluções inovadoras, como o ERP da Omie. Lembre-se que a gestão de estoque e produção deve ser levada a sério e bem planejada para garantir excelentes resultados!

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
Veja como fazer análise de risco, superar desafios de gestão e transformar ameaças em oportunidades de melhorias e lucros de
Aprenda como fazer a implementação de ERP na sua empresa de maneira simples. Confira um passo a passo explicativo do