Para a pequena e média empresa (PME) se manter saudável é necessário cuidar de suas questões contábeis de forma eficiente. Para isso, ter a parceria de um bom contador, desenvolver um planejamento financeiro de forma estruturada e lidar com os impostos de forma estratégica são ações essenciais.
Mas, como otimizar os procedimentos da sua empresa de forma a aplicar essas ações e fazê-la crescer? Manter-se integrado ao contador pode ser a solução!
Confira nesse artigo, como a integração entre o sistema de gestão da sua PME e o sistema do seu contador pode ser muito vantajoso para sua empresa e definitivamente ajudá-la a prosperar!
A importância de um contador na sua empresa
Contar com um bom contador para a sua PME traz diversas vantagens para o seu negócio. Este profissional já provou ser o braço direito do empreendedor, principalmente das PMEs. Com seu olhar estratégico, ele auxilia na gestão financeira do negócio ajudando os empresários, por exemplo, a pagarem menos. Sem, é claro, infringir a complexa legislação tributária do Brasil.
E para potencializar as vantagens que um contador oferece ao negócio da PME, é imprescindível contar com a tecnologia. Com a ferramenta certa, o escritório contábil pode ser integrado à sua empresa, o que torna os processos mais eficientes e aumenta ainda mais o valor que o contador entrega para o seu negócio.
Com essa integração entre o sistema de gestão (ERP) que sua empresa utiliza com o software que o contador utiliza no escritório contábil, você conseguirá benefícios como:
- Mais tempo para você e seu time focarem no core business da empresa e menos tempo dedicado à burocracia graças ao fim do envio de documentos físicos para o contador. Com a integração entre os sistemas, seu contador consegue acessar diretamente os documentos necessários para a apuração dos impostos e também para a produção dos demonstrativos e balanços.
- Economia com os serviços de motoboy para envio dos documentos físicos, resultando na eliminação de custos e proporciona um alívio no fluxo de caixa.
- Conferência acurada das informações, já que a integração elimina erros de digitação e, por consequência, os riscos de enviar informações erradas ao Fisco ou outros órgãos reguladores. A cada envio equivocado é preciso realizar uma retificação e iniciar um novo processo, a fim de evitar multas ou penalidades.
- Guarda legal dos XMLs das NF-es recebidas e emitidas dentro do sistema pelo tempo estabelecido em lei, o que garante a manutenção do seu acervo e libera acesso desses documentos para o seu contador. Isso definitivamente pode evitar dores de cabeça, multas e penalidades que podem atrapalhar o crescimento da sua PME.
- Consultoria contábil especializada por meio da análise de resultados, pois com a integração, o contador tem melhores condições de atuar como um consultor de negócios, ação fundamental e para o crescimento da PME.
- Atender as normas internacionais de contabilidade se torna mais fácil, deixando sua empresa em condições adequadas para eventuais participações em fusões, aquisições ou a própria venda do negócio.
- Organização da vida financeira da empresa simplificando o controle sobre o pagamento correto dos impostos.
Como você pôde perceber, a integração entre o seu software de gestão com o sistema que o contador utiliza no escritório é decisiva para alavancar o desempenho da PME. O grande diferencial é manter-se em conformidade com o Fisco e aproveitar toda a experiência do seu contador para melhorar a gestão financeira da empresa, elevando seu grau de maturidade.
A Omie oferece um software totalmente em nuvem, pensado para o seu negócio com funcionalidades que oferecem muitos benefícios para a sua PME, com agilidade e assertividade nas informações. É um sistema que ajuda sua empresa a gerenciar seus recursos e aumentar as vendas, de forma simples e fácil de usar.
Além disso, o software pode ser integrado com os sistemas contábeis adotados pelos escritórios de contabilidade, trazendo todos os benefícios citados neste artigo.
Experimente gratuitamente o ERP da Omie e desfrute de todos os benefícios dessa integração, e impulsione o crescimento da sua PME como outros empresários em todo o Brasil!
Com mais de 18 anos de experiência em sistemas de gestão, Rafael Olmos é Diretor de Operações da Omiexperience, responsável pelo desenvolvimento do Omie e também pela equipe de Atendimento e Suporte. Acredita que sempre existe um jeito mais simples e rápido de fazer alguma coisa complicada, e não existe nada tão bom que não possa ser melhorado. Hack everything!