Como o Business Intelligence ajuda funcionários a tomarem melhores decisões

Como o Business Intelligence pode ajudar as empresas e os funcionários a tomar melhores decisões
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Não tenho empresa. Mas como funcionário busco entender e aprender sobre o BI para ajudar de forma eficaz e organizações a fazer perguntas aos dados e encontrar as respostas. Vejo como o Business Intelligence pode ajudar as empresas e os funcionários a tomar melhores decisões, pois apresenta dados atuais e históricos no contexto dos negócios. 

O Business Intelligence é muito bom e eficaz pois ele não irá indicar aos gestores os caminhos a seguir e sim gerar relatórios e proporcionar maneiras para avaliar as informações e retirar, daí, os insights de negócio. E isso é muito útil nos dias de hoje.

Aplicar o BI em seu negócio pode criar diversas vantagens competitivas e solucionar problemas de curto a longo prazo: mais assertividade nas estratégias e planos táticos; descoberta de oportunidades de negócio; economia de tempo e custos; gestão de risco; mais controle sobre processos; dados disponíveis em tempo real; mais competitividade de mercado.

Cada vez mais empresas estão investindo em Business Intelligence pois o uso de boas tecnologias aliadas a uma boa análise de dados asseguram destaque no mercado e vantagens competitivas.

Buscando mais informações sobre o assunto, encontrei uma pesquisa da IDC, empresa de consultoria global, que aponta que, desde o início da pandemia, os investimentos em BI cresceram 5,2%. Já um estudo da Harvard Business Review mostra que 73% das empresas já faziam uso de dados, isso já em 2019.

Vale destacar que o mercado de BI deve chegar a mais de 40 bilhões de dólares até 2026, o que mostra o crescimento dessa tendência, acompanhando as inovações tecnológicas para otimizar a performance das empresas.

Com base no planejamento de objetivos reais do seu negócio, que você poderá estruturar um processo de inteligência. Mas, quais informações são relevantes para tomar decisões e escolher os caminhos a seguir rumo aos objetivos? São elas: determine as metas para curto e médio prazo; defina as informações a serem coletadas e como, ou seja, quais os métodos e ferramentas a serem utilizados; faça uma previsão dos custos e riscos ao implantar BI; preveja quem serão os beneficiados pela estratégia – clientes, fornecedores; entenda quais serão as métricas relacionadas às informações, para parametrizar as decisões; estabeleça os responsáveis pelo monitoramento e testes para avaliar os resultados da iniciativa.

Contar com uma boa ferramenta BPMS é uma solução para realizar, de forma sistemática, confiável e integrada, a coleta, análise e o monitoramento dos dados. As informações serão aplicadas diretamente aos processos a que interferem, podendo ser controladas em tempo real. O BPMS tem a facilidade de ser flexível e ágil para se adaptar às mudanças, o que é determinante em um mercado tão dinâmico como o atual.

Para auxiliar ainda mais, temos o auxílio de ferramentas específicas onde você consegue organizar os dados transformando-os nesses painéis com informações claras e significativas. Alguns exemplos de ferramentas são o Power BI, Tableau, Pentaho e QlikView. Mas vale ressaltar que BI não é uma ferramenta, então mesmo não tendo uma ferramenta específica você consegue utilizar os conceitos, você pode aplicar o BI até no Excel, por exemplo.

Este conteúdo foi produzido por Bianca Costa dos Santos, da Comunidade de Empreendedores, como parte do processo educacional e colaborativo entre os membros da Omie.Academy. Clique aqui e faça parte da nossa comunidade, acesse gratuitamente todos nossos conteúdos e descubra novas maneiras de impulsionar o seu negócio.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Banner lateral teste grátis
Conteúdos relacionados
Como utilizar os conhecimentos adquiridos no curso de branding, focado em marketing digital, para elevar seu negócio de família