Não tenho empresa. Mas como funcionário busco entender e aprender sobre o BI para ajudar de forma eficaz e organizações a fazer perguntas aos dados e encontrar as respostas. Vejo como o Business Intelligence pode ajudar as empresas e os funcionários a tomar melhores decisões, pois apresenta dados atuais e históricos no contexto dos negócios.
O Business Intelligence é muito bom e eficaz pois ele não irá indicar aos gestores os caminhos a seguir e sim gerar relatórios e proporcionar maneiras para avaliar as informações e retirar, daí, os insights de negócio. E isso é muito útil nos dias de hoje.
Aplicar o BI em seu negócio pode criar diversas vantagens competitivas e solucionar problemas de curto a longo prazo: mais assertividade nas estratégias e planos táticos; descoberta de oportunidades de negócio; economia de tempo e custos; gestão de risco; mais controle sobre processos; dados disponíveis em tempo real; mais competitividade de mercado.
Cada vez mais empresas estão investindo em Business Intelligence pois o uso de boas tecnologias aliadas a uma boa análise de dados asseguram destaque no mercado e vantagens competitivas.
Buscando mais informações sobre o assunto, encontrei uma pesquisa da IDC, empresa de consultoria global, que aponta que, desde o início da pandemia, os investimentos em BI cresceram 5,2%. Já um estudo da Harvard Business Review mostra que 73% das empresas já faziam uso de dados, isso já em 2019.
Vale destacar que o mercado de BI deve chegar a mais de 40 bilhões de dólares até 2026, o que mostra o crescimento dessa tendência, acompanhando as inovações tecnológicas para otimizar a performance das empresas.
Com base no planejamento de objetivos reais do seu negócio, que você poderá estruturar um processo de inteligência. Mas, quais informações são relevantes para tomar decisões e escolher os caminhos a seguir rumo aos objetivos? São elas: determine as metas para curto e médio prazo; defina as informações a serem coletadas e como, ou seja, quais os métodos e ferramentas a serem utilizados; faça uma previsão dos custos e riscos ao implantar BI; preveja quem serão os beneficiados pela estratégia – clientes, fornecedores; entenda quais serão as métricas relacionadas às informações, para parametrizar as decisões; estabeleça os responsáveis pelo monitoramento e testes para avaliar os resultados da iniciativa.
Contar com uma boa ferramenta BPMS é uma solução para realizar, de forma sistemática, confiável e integrada, a coleta, análise e o monitoramento dos dados. As informações serão aplicadas diretamente aos processos a que interferem, podendo ser controladas em tempo real. O BPMS tem a facilidade de ser flexível e ágil para se adaptar às mudanças, o que é determinante em um mercado tão dinâmico como o atual.
Para auxiliar ainda mais, temos o auxílio de ferramentas específicas onde você consegue organizar os dados transformando-os nesses painéis com informações claras e significativas. Alguns exemplos de ferramentas são o Power BI, Tableau, Pentaho e QlikView. Mas vale ressaltar que BI não é uma ferramenta, então mesmo não tendo uma ferramenta específica você consegue utilizar os conceitos, você pode aplicar o BI até no Excel, por exemplo.
Este conteúdo foi produzido por Bianca Costa dos Santos, da Comunidade de Empreendedores, como parte do processo educacional e colaborativo entre os membros da Omie.Academy. Clique aqui e faça parte da nossa comunidade, acesse gratuitamente todos nossos conteúdos e descubra novas maneiras de impulsionar o seu negócio.